Home » Atualidade » Eventos

58ª edição da World Press Photo chega ao Rio de Janeiro 5/5 (3)

A World Press Photo, o mais importante prêmio do fotojornalismo internacional, chega à cidade do Rio de Janeiro em uma exposição com 145 imagens que ficará em cartaz até 21 de junho

A cidade do Rio de Janeiro foi novamente contemplada para receber no Brasil uma exposição da World Press Photo. Após passar por cidades como Amsterdam, Lisboa, Roma, Hamburgo e Poznan, o tour da 58ª edição do principal prêmio de fotojornalismo no mundo desembarca na capital fluminense trazendo belas e impressionantes imagens de grandes artistas de todas as partes do globo. Ao todo foram premiados 41 artistas de 17 diferentes nacionalidades, que passaram pelo crivo de um seleto júri que consagrou o  fotógrafo dinamarquês Mads Nissen como o grande vencedor no ano de 2015 com a foto “Jon and Alex”, em que retrata um casal gay na cidade de São Petersburgo na Rússia.

Jon and Alex/Foto de Mads Nissen
Jon and Alex/Foto de Mads Nissen

Mas também teve polêmica na 58ª edição da World Press Photo que foi, no meu modo de ver, muito bem resolvida pela direção do concurso. Quem não se lembra do fotógrafo italiano Giovanni Troilo que usou uma série de imagens fora das regras e perdeu o prêmio que havia recebido na categoria “Ensaios contemporâneos”? Isso apenas confirmou a seriedade de um concurso desta magnitude no mundo do fotojornalismo. E o que dizer da magistral foto “The Final Game” feita pelo chinês Bao Tailiang que mostra o craque argentino Lionel Messi um tanto “hipnotizado” pela taça que acabara de perder na decisão da Copa do Mundo de 2014 após a derrota da Argentina para Alemanha por 1×0? Ou a fotografia do norte-americano Pete Muller que mostra o horror do Ebola em Serra Leoa com um paciente delirando sendo carregado pelos médicos?

The Final Game/Foto de Bao Tailiang
The Final Game/Foto de Bao Tailiang
Ebola in Sierra Leone/Foto de Pete Muller
Ebola in Sierra Leone/Foto de Pete Muller

A exposição da World Press Photo fica em cartaz até o dia 21 de junho no seu já tradicional local no Rio de Janeiro, a Caixa Cultural, que fica na Avenida Almirante Barroso 25, no Centro do Rio. O funcionamento é de terça a domingo das 10 às 21h, e o melhor de tudo: entrada franca.

Fontes: O Globo, Boa Diversão e World Press Photo

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar