Home » Atualidade » Câmeras » A nova máquina slim e artística DMC-GF1 com sistema micro 4/3 e gravação HD

A nova máquina slim e artística DMC-GF1 com sistema micro 4/3 e gravação HD

A Panasonic adicionou à sua gama LUMIX G o poderoso novo modelo DMC-GF1. Distinguida pelo seu corpo achatado, que é tanto elegante como compacto. A DMC-GF1 torna-se, neste momento, a máquina de sistema (com flash incorporado) mais pequena e leve do mundo. *. Ao utilizar uma estrutura sem espelho, a Panasonic conseguiu reduzir drasticamente o tamanho e peso do corpo da GF1, reduzindo 35% o volume e 26% o peso, quando comparada com a G1. Mesmo sendo mais pequena em Tamanho, as suas prestações não ficam comprometidas, apresentando um LCD de 3” com um amplo ângulo de visão e uma resolução de 460.000 pixeis.

A GF1 torna-se no terceiro modelo do revolucionário sistema Micro 4/3 de objectivas intermutáveis. O último membro deste sistema, a GF1, é uma máquina sofisticada na forma, oferece um elevado número de funções e com excelentes performances.
Adicionalmente ao sistema iA (Auto-inteligente), a GF1 vem também equipada com funções únicas como o medidor de Exposição, pré-visualização de abertura e velocidade do obturador, bem como um grande número de acessórios.

Os fotógrafos mais experientes irão encontrar na GF1, uma máquina ideal para o dia-a-dia, que podem transportar na mala em qualquer altura, os utilizadores de máquinas de sistema irão encontrar na GF1 uma máquina que lhes dá potencial para explorar outras realidades que não são possíveis com uma compacta.

*Para uma máquina de sistema com flash incluído, a 2 de Setembro de 2009.

1. Alta qualidade de imagem como uma máquina de sistema com objectivas intermutáveis.

O sensor LIVE MOS da GF1, apresenta uma resolução de 12.1 Megapixeis, que oferece o melhor de dois mundos – a superior qualidade de imagem de um sensor CCD e o baixo consumo de um sensor CMOS. Tecnologia que permitem à GF1 apresentar imagens a Total Live View com 60 frames por segundo.
As máquinas com o sistema Lumix G Micro estão equipadas com um muito eficiente sistema de Redução de Poeiras, este sistema elimina a possibilidade de as imagens ficarem estragadas devido à entrada de pó aquando da mudança de objectiva, ao colocar um filtro na frente do sensor Live MOS. Ao vibrar cerca de 50.000 vezes por segundo o filtro repele efectivamente pós e outras partículas.

2. Uma palete de opções para estimular a criatividade fotográfica.

A GF1 é artística, não só na forma, mas também em funções. Apresenta um vasto leque de características que permitem captar imagens criativas e expressivas. A GF1 apresenta o modo My Colour (minha Cor) com 7 efeitos pré-definidos – Expressivo, retro, puro, elegante, monocromático, arte dinâmica e silhueta, bem como o modo Costum, que permite ao fotógrafo ajustar a cor, brilho e níveis de saturação. Com o LiveView, os utilizadores podem ainda ver os efeitos antes de tirarem a fotografia.

3. Grave filmes da próxima geração com o formato AVCHD Lite

A GF1 pode gravar filmes em Alta-Definição no formato AVCHD Lite com uma resolução de 1280 x 720, que permite um tempo de gravação prolongado, podendo começar a gravar apenas com o toque de um botão.
O modo iA pode ainda ser utilizado com filmes, permitindo mesmo ao mais principiantes fazer vídeos de grande qualidade. O O.I.S. permite uma estabilização óptima de imagem, evitando que os filmes fiquem desfocados quando utiliza um zoom elevado, enquanto o Face Detection detecta automaticamente quando existe uma cara na imagem, e ajuste todos os parâmetros para uma melhor filmagem.
O modo Minha Cor a GF1, permite 11 modos de cenário diferentes, tanto em foto como em filme, o Programa Motion Picture permite que altere a abertura para filmes HD mais criativos. O modo AVCHD Lite permite a gravação em três níveis de qualidade: SH (17 Mbps), H (13 Mbps) e L (9 Mbps). A tecnologia Wind Cut (corte de vento) está disponível para bloquear a maior parte do ruído causado pelo som do vento no fundo.

•Algumas funções podem não funcionar, dependendo da objectiva que estiver montada.
•Quando utilizar a gravação de em HD, recomendamos que utilize um cartão de alta-velocidade, de “10MB/s” ou mais.
•Os filmes podem ser gravados continuamente, em alguns países, até 29m59seg.
•Os ficheiros gravados em AVCHD Lite no cartão de memória ou num disco DVD só podem ser visionados em aparelhos com o standard AVCHD.

4. O sistema de Contraste AF para realizar funções avançadas

O sistema contraste AF adoptado na GF1 apresenta, não só precisão, mas também o nível mais rápido de alta-velocidade (Ex. Aproximadamente 0.3Seg. com a objectiva standard Lumix G H-FS014045.) Os utilizadores podem escolher entre vários modos AF, incluindo AF com múltiplas áreas (até 23) e com 1 área. A GF1 tem também a função Quick-AF (AF rápido) que começa a focagem assim que o utilizador aponta a máquina.

*As objectivas sem compatibilidade com o contaste AF podem ser utilizadas com a focagem manual.
*Existem limitações com algumas funções, dependendo da objectiva que estiver montada.

5. Reconhecimento de rostos

O modo iA (Auto inteligente) inclui também o Face Recognition (Reconhecimento de faces), uma função que “se lembra” dos rostos de fotos anteriores. Sempre que uma cara familiar aparece na foto, a máquina irá dar prioridade à focagem e exposição para tirar a foto da melhor maneira possível. Durante o registo, pode alterar o ícone que indica quando a pessoa registada está na foto. Pode também colocar a idade da pessoa, e ter a idade e nome colocados na foto. Na mesma foto podem ser reconhecidas até 3 pessoas.

*Existem limitações com algumas funções, dependendo da objectiva que estiver montada.

6. Grandes opções de expansão

Adicionalmente às objectivas Lumix G, podem ser utilizados qualquer tipo de objectivas com o standard de 4/3, utilizando o adaptador DMW-MA1, também as prestigiadas objectivas Leica M/R podem ser usadas com os adaptadores DMW-MA2M ou MA3R, que possibilita um número quase ilimitado de objectivas que podem ser utilizadas.
A LUMIX DMC-GF1 oferece ainda uma enorme variedade de acessórios opcionais, possibilitando que faça fotografias praticamente em todas as situações.

7. HD photos and HD movies with VIERA Link networking

A utilização do formato AVCHD Lite permite aos utilizadores apreciarem não só fotografias, mas também filmes HD ao colocarem o cartão de memória SDHC/SD da máquina fotográfica no VIERA Image Viewer (slot cartões interna SDHC/SD) num TV HD VIERA para começar a leitura *. Em alternativa, pode simplesmente ligar a máquina através de um cabo mini-HDMI (Opcional) a uma TV equipada com o Viera Link, e usar o comando para percorrer os slideshows, tanto para fotografias como imagens em movimento.
O software incluído, PHOTOfunSTUDIO 4.0 HD Edition, é de fácil funcionamento para leitura e edição. Pode ainda escolher a opção de fazer o upload de vídeos para o Youtube ou grava-los num DVD para arquivar ou partilhar.

•Os ficheiros gravados em AVCHD Lite no cartão de memória ou num disco DVD só podem ser visionados em aparelhos com o standard AVCHD.
Youtube é uma marca registada da Google Inc.

Verifique a disponibilidade nas lojas recomendadas:
Amazon.com
B&H Photo Video
• PIXmania.com

Ajude-nos, avalie este artigo:

Diogo Guerreiro

Diogo Guerreiro é o fundador do Fotografia-DG e tem como objetivo a divulgação prática e profunda de técnicas, dicas e recomendações de novas tendências da área do mercado.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

  • 30 fotos grátis na 1a compra