Home » Cursos » Curso Fotografia DG » Abertura do diafragma

Abertura do diafragma 3.25/5 (4)

A abertura do diafragma é um dos factores mais importantes na fotografia. Afecta não só a exposição como também influência a nitidez de uma imagem.

A abertura é o diâmetro do diafragma situado no interior da objectiva. Quanto maior for, mais quantidade de luz chegará à superfície do sensor, num tempo determinado.

As diferentes aberturas são conhecidas como f/ponto ou f/números que são dispostos numa série numérica, cuja sequência padrão é: f/1.4, f/2, f/2.8, f/4, f/5.6, f/8, f/11, f/16, f/22 e f/32.

Nesta escala, cada número possui uma abertura de diferente tamanho, sendo que à medida que passamos de um número para o próximo, significa que estamos dobrando ou diminuir pela metade a quantidade de luz que alcança o filme sensor.

Abertura do diafragma

Muitas câmeras fotográficas oferecem rotulagens intermédias de 1/2 ou 1/3 de ponto, para um ajuste mais afinado da exposição. Só para citar alguns exemplos: f/9.5 entre f/8 e f/11; f/4.5 entre f/4 e f/5.6.

2 Comentários

Clique aqui para comentar

    • Não necessariamente, pois toda lente possui um ponto máximo de nitidez que fica entre 1 e 2 pontos acima da abertura máxima. Por exemplo: uma objetiva f/1.8 costuma ter sua nitidez máxima entre f/2.8 e f/4.

      O que também acontece é que conforme se diminui a abertura, aumenta-se a profundidade de campo e, consequentemente, a nitidez do plano de fundo da imagem. Com aberturas mais altas a profundidade de campo fica bem rasa e a faixa de nitidez fica bastante estreita sendo difícil encontrar o foco correto.

  • 30 fotos grátis na 1a compra