Home » Atualidade » Sigma cria adaptador para suas objetivas em câmeras Sony

Sigma cria adaptador para suas objetivas em câmeras Sony

- Última Atualização a: 24/02/2016

Sigma dá uma força à Sony e à Canon e mostra com o MC-11 que a união é, sim, interessante

 

A briga está acirrada no terreno das marcas alternativas (que, aliás, já não são tão alternativas assim) no campo das objetivas — e é claro que a disputa puxa também a área dos adaptadores. Neste segmento especificamente, talvez a marca que mais está beneficiando-se seja a Sony, que recentemente ganhou adaptador que permite realizar foco automático com objetivas manuais, e ontem a Sigma — que andou elevando bastante a média de qualidade entre as objetivas — apresentou na feira CP+ mais um adaptador para as câmeras com E-mount, a exemplo da mítica a7s (que está em sua segunda geração).

Sigma MC-11

Não é por acaso que os projetos/lançamentos de adaptadores visem especialmente, ao que parece, as mirrorless da Sony: a marca vem ampliando sua participação no mercado, e o mind share é bem evidente, sendo as câmeras da marca bem cotadas entre os fotógrafos e (e por vezes entre os produtores de vídeo também). O ‘pecado’ da Sony, no entanto, é a faixa de preços de suas objetivas, o que encarece bastante o investimento no sistema sem espelho da companhia — é notório como quase sempre os comentários entusiasmados sobre as Sony E-mount vêm acompanhados da ressalva quanto às caras objetivas. Somado ao fator Sony, tem ainda a presença ainda bastante maciça da Canon no mercado, apesar do crescimento das marcas menos protagonistas. A Sigma e seu novo adaptador MC-11 (o MC é de mount converter) chegam, então, para aproveitar a ‘deixa’ da Sony (que muitos tomarão por lapso, a bem da verdade), mais uma certa adoção forte dos canonzeiros de objetivas Sigma, e possibilitar uma migração menos dispendiosa, ao menos para os adeptos da Canon, às câmeras da Sony. Parece-me um belo “me ajuda que te ajudo” no mercado.

Com o MC-11 os usuários de Canon poderão adquirir sua Sony de E-mount (seja alguma da linha alpha, como a recente a6300) ou uma filmadora com o mesmo encaixe, a exemplo da F100 e aproveitar suas objetivas. Além de baioneta Canon produzida pela Sigma, o MC-11 também aceita, como esperado, as objetivas da linha Global Vision (como as invejadas Art), além da baioneta Sigma SA. Em caso de dúvida, um LED lateral informa sobre a compatibilidade da objetiva adaptada — ele serve para informar se é necessário atualizar a Sigma que encontra-se encaixada.

É bom lembrar que a Sigma anunciou há três anos um serviço de troca de mount para a linha Global Vision, de forma que se a objetiva Art, Sport ou Contemporary que você possui não é mount Canon, pode providenciar uma mudança, através do Mount Conversion Service (mais sobre o serviço no link ao final).

Sigma MC-11

Não para por aí: esse novo adaptador transmite dados EXIF ao corpo da câmera. Mas você já deve ter se questionado: terá autofoco? Sim, tem AF! E, segundo o comunicado à imprensa, ele é otimizado de acordo com cada objetiva, com ajuda dos perfis armazenados no próprio MC-11. E, quando disponível, será possível utilizar o estabilizador, seja da objetiva ou da câmera, assim como tirar proveito de outros recursos do corpo, graças à compatibilidade total do adaptador, tanto com o sistema operacional das objetivas da Sigma quanto com o sistema das câmeras Sony.

Em caso de necessidade de atualização, podem ser utilizados o programa Sigma Opmization Pro (em um computador ‘normal’) ou o Sigma USB Dock: ambos permitirão adicionar as últimas informações de objetivas compatíveis.

O adaptador Sigma MC-11 vem com tampas dianteira e traseira (o USB Dock é vendido separadamente). Já encontra-se em pré-venda, por US$ 250, bem mais barato que um Metabones. Para mais informações, a Sigma possui uma página dedicada ao MC-11, que você pode ver aqui.

via FilmMaker e Dpreview

[divider style=”dashed” top=”20″ bottom=”20″]

Links do artigo:

Adaptador em pré-venda na B&H
Sobre o Sigma Mount Conversion Service
Adaptador Techart Pro AF
: objetivas Leica em Sony E-mount
Sony A7s II e sua alta sensibilidade
Sony é cada vez mais líder no mercado de mirrorless (08/06/15)
Sobre a Sony a6300
Página da linha Global Vision da Sigma

Ajude-nos, avalie este artigo:

Alexandre Maia

Clico, viajo, olho, analiso, converso, e repito — em qualquer ordem!

Também estou no Atelliê Fotografia.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Carrinho