Home » Atualidade » Acessórios » Adaptador Techart PRO AF permite autofoco em lentes manuais

Adaptador Techart PRO AF permite autofoco em lentes manuais

- Última Atualização a: 12/02/2016

O adaptador Techart PRO AF é o primeiro a conseguir a proeza de habilitar autofoco em lentes manuais, ele permite o uso de objetivas Leica M nas mirrorless da Sony

Mais uma vez o mercado fotográfico nos dá mostras de que a (r)evolução é constante e as transformações não vão aprar nunca, uma empresa chinesa acaba de anunciar o que antes parecia impensável: o adaptador Techart PRO AF que permite utilizar autofoco em lentes totalmente manuais! O mecanismo aparentemente é simples, trata-se de uma baioneta retrátil que ao mover-se para frente e para trás (em uma distância de 4.5 milímetros) consegue o “milagre” do foco automático com o auxílio dos contatos eletrônicos e do sistema de focagem por detecção de fase das câmeras Sony. Um sistema semelhante já foi utilizado nas antigas câmeras Contax AX e os 4.5mm são suficientes para cobrir a focagem da maioria das objetivas. Por não possui elementos ópticos não interfere na qualidade de imagem das lentes.

Techart-PRO-AF-Leica-M-lens-adapter-for-Sony-E-mount-cameras (2)

Em um fórum no próprio site da fabricante, um administrador cita que o adaptador funciona apenas nas câmeras Sony A7 II e A7R II (as duas que permitem o uso de adaptadores de terceiros), o que limita bastante o número de usuários que poderão se aproveitar dos benefícios deste adaptador. Porém, o número de lentes aumenta consideravelmente quando é citado que outros adaptadores podem ser usados em conjunto com o Techart PRO AF, inclusive é informado que muitos testes foram realizados com antigas objetivas Minolta MD. As lentes com super aberturas como as Noctilux de f/0.95 não ficaram de fora e também podem ser utilizadas com autofoco, mas com a ressalva de que o processo seja um pouco mais lento do que o normal em outras lentes.

Techart-PRO-AF-Leica-M-lens-adapter-for-Sony-E-mount-cameras

A cereja do bolo é um módulo bluetooth embutido que permite pareamento com dispositivos móveis e atualização de firmware. O adaptador Techart PRO AF teve seu preço inicial estipulado em 350 dólares e pode ser encomendado no site do fabricante onde vocês encontrarão diversos outros adaptadores que podem ser usados em conjunto com ele. A previsão de envio das primeiras unidades para o meados do mês de março. Abaixo um vídeo demonstrativo do adaptador.

Fontes: Photo Rumors e PetaPixel