Adobe lança CameraRaw 8.4 CC e Lightroom 5.4

Novo CameraRaw, que já tinha versão RC, agora é oficialmente lançado, e junto com o novo ACR sai o LR 5.4, com suporte a novo serviço

 

No final de fevereiro, a Adobe liberou uma versão release candidate do CameraRaw 8.4, plugin utilizado pelo Photoshop e pelo Lightroom. Sendo as versões RC dos softwares — não apenas da Adobe — versões de teste, embora próximas dos produtos finalizados (entendam aqui), já era possível sentir o que teríamos em mãos ao obter a versão final do Adobe CameraRaw (ACR).

E o que vinha desde a versão RC? Como de praxe, suporte a novas câmeras câmeras lançadas desde a versão anterior, ou modelos que ficaram de fora do suporte da versão 8.3 e anteriores. Uma das câmeras agora suportadas oficialmente, por exemplo, é a Fujifilm X-T1, cujos donos (eu, inclusive) estavam sem poder trabalhar com seus arquivos RAW em software da Adobe, tendo que esperar esta versão que nos chega agora ou optar por fazer uso de programas alternativos, o que foi motivo de bastante reclamação.

CameraRaw 8.4 CC é lançado

Não deixei de notar, no entanto, que não consta a Olympus E-M10 na nova listagem de câmeras suportadas pelo programa. Embora o modelo constasse na versão release candidate do ACR, ainda que com a observação de “suporte preliminar”. Bem estranho, considerando a presença da E-M1, que possui o mesmo sensor e mesmo processador, como me informou nosso colaborador Rodrigo Jordy. Quem souber de mais alguma observação, fique à vontade para dizer nos comentários abaixo — estamos abertos!

Para verem a lista de modelos suportados pela versão mais nova do CameraRaw, acessem aqui.

[divider]

A outra novidade do dia é quanto à atualização do Lightroom, “irmão” do Photoshop, que agora chega à versão 5.4, com correção de bugs e, aproveitando o novo CameraRaw, dando suporte a novas câmeras. Mas, como podem ver abaixo, também existe agora suporte para o Lightroom mobile, um interessante serviço da Adobe para interligar nossos dispositivos móveis (smartphones, tablets), editando imagens entre eles.

Lightroom 5.4 - lançado com o CameraRaw 8.4

A sincronização não é algo novo, já havia sido implantada na iCloud da Apple, mas dessa forma parece-me novo. Está disponível para iPad e em breve para iPhones, e uma apresentação muito bacana do LR mobile pode ser vista no site da Adobe. E para baixar o novo LR, podem vir aqui (Windows) ou aqui (Mac).

 

 

 

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar