Home » Atualidade » Software

Adobe lança Lightroom 5.7 e acolhe usuários do Aperture 4/5 (1)

Sai atualização para o “irmão” do Photoshop e para o Camera RAW

 

A Adobe lançou ontem uma atualização para o Lightroom, que agora chega à sua versão 5.7, e juntamente com este lançamento segue, como já é de praxe, um update para o Camera RAW, ganhando este sua versão 8.7.

Agora o Lightroom possui nativamente um “importer” para aqueles que ficarão órfãos do Aperture, programa da Apple que será descontinuado quando a empresa alterar a lógica de trabalho e gerenciamento de fotos em seu sistema operacional, o OS X. A mudança foi anunciada já há vários meses, e a Adobe posicionou-se na época, prometendo uma solução simples para a mudança do OS X. A solução chega agora aos usuários da Maçã.

A ferramenta — a Aperture Importer Tool — a bem da verdade não é nova, e já havia sido lançada como plugin anteriormente, mas desta vez vem como parte do software, não mais como uma  extensão deste. Ela possibilita importar todos os dados de seu acervo no Aperture e no iPhoto, quais sejam: sinalizações (flags), classificações (star ratings), palavras-chave (keywords), dados GPS, rejeições (rejects), arquivos ocultos (hidden files), etiquetas de cor (color labels), pilhas (stacks) e marcações de rosto (face tags) — sendo as três últimas importadas como tags.

ícone Adobe Lightroom

Outro motivo para a atualização para o Lightroom 5.7 e o ACR 8.7 é o suporte a novos monitores HiDPI, além do lançamento de várias câmeras novas, incluindo, entre outras, a Nikon D750, a Canon 7D mark II, a Fuji X100T, a Fuji XT-1 Graphite Silver Edition, a Panasonic LX100 e a Samsung NX1 — além de suporte a tethering com as Nikon D4s e D810 — e também suporte (com correção óptica) a objetivas como a Zeiss Otus 85mm e as Zeiss FE Loxia. A relação completa de câmeras e objetivas agora suportadas e dos bugs corrigidos encontra-se no site da Adobe — reparem, por exemplo, que a publicação para o Behance foi restaurada.

Mais: comentários e curtidas na versão online do LR agora serão sincronizados com o catálogo do LR no desktop, estão mais claramente marcados e podem ser lidos entre todos seus dispositivos. Os updates para o Lightroom 5.7 e para o Camera RAW 8.7 são gratuitos se você for usuário de conta Creative Cloud (CC) e estarão disponíveis tanto para quem usa Mac quanto para Windows.

via PetaPixel e Photography Life

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Vale a pena, para quem já possui a versão 5.6, investir no Lightroom 5.7 ou para quem já possui a versão anterior, a atualização é gratuita?

    • Alexandre Maia

      Atualização gratuita, Leandro! ;)

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar