Home » Artigos » Pós-Produção » Adobe Lightroom mobile — comentários

Adobe Lightroom mobile — comentários

Moisés Ribeiro já baixou e experimentou o Lightroom mobile e nos deu suas impressões sobre o aplicativo

 

Cada vez mais eu fico impressionado com o avanço da tecnologia. Menos de um ano atrás eu estava vendo um vídeo onde o Tom Hogarty, da Adobe, falava um pouco sobre formato Raw, Photoshop e dando uma ideia de como seria interessante utilizar o Lightroom em um tablet (iPad). Confesso que fiquei surpreso e bastante curioso para saber com seria trabalhar no Lightroom sem precisar estar sentado no meu escritório de frente ao computador.

Felizmente aquela ideia inicial tornou-se realidade e foi lançada neste mês de abril uma versão do Lightroom Mobile 1.0 com extensão inicialmente para o iOS (Apple) do Photoshop Lightroom 5.

Lightroom mobile - (c) Adobe

Se você tiver um iPad 2 ou superior, poderá baixar tranquilamente pelo App Store, mais saiba que terá que possuir a assinatura do Creative Cloud (se não tiver esta assinatura você só terá acesso por 30 dias) para que possa usufruir totalmente esta versão. Infelizmente não existe ainda a disponibilidade (e acredito que não terá) de realizar a compra individual deste aplicativo mobile, você vai ter que fazer a assinatura total do Creative Cloud ou a assinatura do Photoshop que custa $9,99 e já está incluso o Photoshop, Lightroom 5 e o Lightroom mobile.

Quando você tiver instalado o aplicativo no seu iPad o que você vai perceber é sincronização que terá com o desktop. Ao abrir o Lightroom 5.4 na sua máquina você vai observar que o aplicativo vai lhe mostrar informações de sincronização, assim como maneiras de utilizar facilmente suas fotos no iPad. É importante lembrar que toda esta sincronização só poderá ser feita mediante o uso da internet.

Ao abrir o aplicativo Lightroom no iPad você vai encontrar itens com informações muito intuitivas para que você possa utilizar as fotos que estão no desktop ou até mesmo no seu iPad. Um detalhe que me chamou a atenção e que muitas vezes passar despercebido diz respeito sobre a capacidade de armazenamento do iPad, você deve ficar atento a este detalhe, até por que dependo da sua imagem (Formato Raw por exemplo), pode ocupar bastante espaço. Você pode tranquilamente realizar mudanças da sua área de trabalho, tanto no desktop quanto no iPad, pois estamos falando de arquivos XML muito pequenos.

Agora de nada adianta tudo isso se não pudéssemos realizar pequenas edições, não é verdade? No Lightroom mobile você vai encontrar a maioria das ferramentas básicas de edição como: Balanço de branco, exposição, contraste, etc. Você vai encontrar também algumas predefinições de filtros em preto e branco, de tons e cores, ferramenta de corte para girar, endireitar, entre outros. É importante destacar para você que tudo do aplicativo encontra-se na versão em inglês.

No geral esta primeira versão é muito agradável de trabalhar. Particularmente não encontrei nenhuma dificuldade em manusear o aplicativo e acredito que você que está lendo este artigo e já mexe com o Lightroom também não vai encontrar dificuldade alguma. No mais é esperarmos por novas atualizações que venham a nos proporcionar ainda mais fluxo de velocidade em nosso trabalho diário.

 

imagem: Adobe
vídeo: ExtremeTech

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Moises Ribeiro

Diretor da MRCcursos - Empresa especializada em cursos online e DVD-Rom do Photoshop e Lightroom. Formado em Administração com Habilitação em Marketing e membro da National Association of Photoshop Professional - EUA. Moises Ribeiro é um verdadeiro apaixonado por fotografia, onde já desenvolveu mais de 35 cursos entre Photoshop e Lightroom desde o ano de 2010.

2 Comentários

Clique aqui para comentar

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar