Home » Resenhas » DVDs » Resenha do livro e DVD Adobe Photoshop para fotógrafos, designers e operadores digitais, Volume 4

Resenha do livro e DVD Adobe Photoshop para fotógrafos, designers e operadores digitais, Volume 4

Recebi recentemente o lançamento da iPhoto Editora, Adobe Photoshop para fotógrafos, designers e operadores digitais, Volume 4, escrito por Altair Hope, acompanhado do DVD de mesmo nome, e desde o início a impressão foi boa pois o livro é muito bem impresso e acabado, o que nos dá a idéia de ter um bom produto em mãos.

O livro é dividido em cinco capítulos, e estes são separados em lições, não necessariamente em ordem de dificuldade. Temos desde lições bastante simples como simulação de grão de filme, criação de vinhetas, efeitos de brilho difuso, corte de imagens posicionando na regra de terços e a criação de um pseudo HDR – de gosto duvidoso segundo este que vos escreve, mas esta é uma opinião suspeita pois eu verdadeiramente não aprecio o efeito exagerado que muitos empregam no HDR – até técnicas avançadas de montagens e fusões de imagem, com mescla de textos e fotos, produzindo um splash sem ter fotografado um e chegando a ter um capítulo exclusivo para fotografia em HDR, o que para quem gosta do efeito, é um prato cheio.

Faço uma curta pausa nesta resenha para dizer que o HDR, como técnica para resolver situações de luz extremamente contrastadas ou com grande amplitude tonal, é uma técnica bem vinda e útil, o que não gosto é do efeito psicodélico que fazem com ele, com uma saturação exagerada e contrastes que tentam aproximar a fotografia da ilustração, criando algo que no final não parece nem foto nem desenho. Pronto, feita esta ressalva, continuo a resenha.

Destaco o bom número de lições e técnicas sobre tratamento de pele, abordando desde questões sobre suavização de pele, até o uso de tonalidades diversificadas, preto e branco, criação de maquiagem virtual etc. Há um bom espaço do livro dedicado a essas lições e isso é verdadeiramente importante tornando o produto ainda mais útil para fotógrafos, desde aqueles que se dedicam à cobertura de eventos até os que trabalham com moda e retratos.

Dá para perceber que o autor do livro se preocupou em inserir técnicas que estão na moda em termos de tratamento de imagem, como uma boa lição sobre tratamento de imagens para simular o estilo Lomo (simulando a fotografia feita em filme com câmeras compactas Lomo) e as lições sobre HDR.

Outro destaque são as lições específicas sobre o Photoshop CS5 que mostram vários recursos interessantes e que realmente facilitam a vida de quem trata imagens, a demonstração da ferramenta Content-Aware (sensível a conteúdo) por exemplo mostra que só por ela o upgrade de versões anteriores para a CS5 vale a pena.

Boa parte do livro apresenta técnicas que podem ser realizadas em qualquer versão recente do Photoshop, como CS3 e CS4, e aproximadamente um terço do conteúdo é dedicado ao CS5, com técnicas que só funcionam como descritas nessa versão. O livro é ilustrado com telas da versão CS5, mas qualquer usuário acostumado com o software e que tiver uma versão anterior irá conseguir se localizar com facilidade. Outro aspecto positivo é que a maioria dos comandos é apresentada em português e inglês, pois muitos usuários do programa da Adobe, mesmo em países de língua portuguesa, optam pelo software em inglês.

Em minha opinião, o capítulo 3 reserva as técnicas mais interessantes, tratando de montagens e fusões como a criação de um splash relativamente convincente mesmo sem utilizar uma única gota de líquido na fotografia ou a criação de efeitos tridimensionais em textos.

O capítulo 5 traz uma série de plug-ins interessantes que auxiliam a ampliar os poderes do Photoshop ou a tornar certas tarefas mais rápidas e simples. Em geral um plug-in não faz nada que não possa ser feito apenas com as ferramentas do CS5, mas ele acaba sendo um atalho para fazer de forma mais rápida poupando tempo, o que é extremamente bem vindo quando o fotógrafo deve tratar lotes com muitas imagens.

Para encerrar, vamos ao DVD que acompanha o livro. Nele estão presentes tutoriais passo a passo de várias das lições do livro, isso ajuda a verificar onde estão os comandos utilizados em cada lição, além de facilitar a memorização das sequências de comandos, pois você pode ir trabalhando no Photoshop com alguma fotografia ao mesmo tempo em que executa o DVD, fazendo dele uma ferramenta importante no aprendizado do conteúdo.

De forma geral minha opinião sobre este novo lançamento da iPhoto Editora é muito positiva, o conteúdo do livro é bastante útil, englobando situações normalmente encontradas no dia a dia de muitos fotógrafos.

Há apenas de se fazer uma ressalva, que cabe não só a este livro mas a qualquer publicação sobre qualquer software de edição de imagens. Por mais que esses programas tenham recursos incríveis, uma foto ruim, feita com uma luz mal planejada, será sempre uma foto ruim, mesmo depois de passar por um magnífico tratamento enquanto uma grande foto, feita com critério, boa técnica e criatividade, só tem a ganhar e ficar ainda melhor depois do tratamento.

Assim sendo o livro Adobe Photoshop para fotógrafos, designers e operadores digitais, Volume 4, escrito por Altair Hope, é altamente indicado para fazer parte da coleção de qualquer fotógrafo, é um livro claro, útil e didático, mas nunca esquecendo que quanto melhor fotógrafo você for, melhores serão os resultados obtidos com o Photoshop.

Nos vemos em breve.

Ajude-nos, avalie este artigo:

Armando Vernaglia Jr

Armando Vernaglia Jr tem mais de dez anos de experiência como fotógrafo publicitário e diretor de arte. Graduado em Publicidade e Propaganda e especializado em Comunicação Organizacional, é também professor de fotografia e palestrante. Seu trabalho pode ser conhecido em seu site - www.vernaglia.com.br . E você também pode seguí-lo no Twitter @VernagliaJr

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar