Home » Atualidade

Affinity Photo: rival de peso para o Photoshop? 5/5 (1)

É anunciado para os usuários de Mac OS X o novo software Affinity Photo, ferramenta com ambição de fazer frente ao Photoshop

Há anos a Adobe reina  no mercado de edição fotográfica profissional graças ao Photoshop, mas todos sabemos que existem alternativas, tanto comerciais quanto gratuitas, que em muitos cenários rivalizam com este programa. Gimp e o software da DxO, por exemplo, são dois magníficos exemplos de ferramentas de qualidade, ainda que quanto à primeira tenhamos que reconhecer o mérito de ser, além do mais, gratuita. O interessante é que em breve chegará a este mercado outro software profissional, que também tem a ambição de competir cara a cara com o Photoshop.

serif-affinitiy-photo

Esse novo programa chama-se Affinity Photo e está sendo desenvolvida pelo Serif, o mesmo grupo de programação responsável pelo Affinitiy Designer. Entretanto, eles mesmos insistem que o Photo nada tem a ver com o Designer. Ao que parece, sua nova ferramenta tem uma engenharia de processamento completamente nova e pensada para um cenário de uso profissional. E a verdade é que, à primeira vista, é dos bons.

Algumas das características mais interessantes do Affinity Photo são o suporte aos perfis de cor CMYK e Color Lab, a edição de 16 bits, o processamento de arquivos RAW, gestão de cor através de perfis ICC e etc. E, em relação aos filtros e efeitos que esta ferramenta nos entrega, o vídeo abaixo permite-nos ter uma ideia bem aproximada do que podemos esperar dela:

A versão final do Affinity Photo ainda não está disponível, mas atualmente podemos baixar gratuitamente no site da Serif a versão beta para Mac OS X. Sem dúvida é uma boa opção para como está esse novo software e sentir o que nos aguarda na versão final. Não tive ainda a oportunidade de experimentá-lo, e portanto não sei se realmente rivaliza em qualidade com o Photoshop, mas é evidente que o aparecimento de alternativas é benéfica aos usuários. Além do mais, a edição final do programa da Serif terá um preço interessante: 50 euros.

Download: Affinity Photo
Mais informações: Serif

[divider]

Particularmente achei o vídeo muito instigante. Mesmo quando o assisti sem somà primeira vez, senti que estava vendo demonstrações de um programa que pode, sim, ser um belo rival para o famoso Photoshop da Adobe. Pode não tomar o lugar do PS, e nem sequer tornar-se multiplataforma (o Designer mesmo não é), mas certamente será interessante, e uma ótima opção para ter à  mão. O vídeo dá a entender que o Affinity Photo torna o trabalho do editor bem mais fácil e ágil, a partir de uma interpretação mais clara do que pode interessar a quem está trabalhando na imagem. Certamente deve ser experimentado.

via Vimeo (vídeo), Xataka Foto (texto),
Serif (imagem)

[divider style=”dotted” top=”20″ bottom=”20″]

Atualização 09/07/15: Hoje o Affinitiy Photo saiu oficialmente da fase beta e entrou na Mac App Store, como informado pelo MacMagazine, e por preço promocional, até dia 23 deste mês, por US$ 40 (preço normal será de US$ 50). Para ver mais e baixá-lo, siga este link.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Maurilio

    Primeiramente quero deixar claro não tenho nada contra o Affinity bom programa,mas para competir com photoshop vai ter que ser foda e isso ainda não chega nem perto,(Exemplo do video de tirar fundo ao meu ver muito demorado,com o Knokout do Photoshop tira melhor e rapido e sem cortar nada é show.

    • al.maia

      A partir de hoje devemos ver reviews práticos, já que o Affinity ficou disponível na Mac App Store. Veremos!

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar