Home » Resenhas » Software » Aplicativo Camera FV-5 habilita RAW no Android 5.0

Aplicativo Camera FV-5 habilita RAW no Android 5.0 4/5 (3)

Os primeiros usuários de dispositivos móveis a conseguir fotografar em RAW foram os felizardos donos de um Lumia 1520, e em seguida os usuários do poderoso Nokia 1020 também foram agraciados com esta função, graças à atualização de firmware chamada Nokia Black. Agora os usuários de dispositivos móveis com o sistema operacional Android na versão 5.0 ou Lollipop também poderão desfrutar das maravilhas do RAW graças ao aplicativo Camera FV-5. Este é, seguramente e com larga vantagem sobre todos os outros, o melhor aplicativo para câmera que já usei em um dispositivo Android.

raw-capture-settings-device

O Camera FV-5 é conhecido por habilitar um modo Programa bem completo, quase manual em sua câmera, mas algumas funções podem estar disponíveis ou não, dependendo do aparelho. No meu Sony Xperia M, por exemplo, ele permite: ajuste de ISO, flash, balanço de branco, modo de focagem, modo de fotometria, compensação de exposição e habilita bloqueio de exposição e de foco automáticos. Tudo na própria tela do aplicativo, sem precisar acessar nenhum menu e ainda mostra graficamente o andamento da bateria e quantidade de imagens restantes para completar o espaço de armazenamento. Ainda há um botão MENU que habilita com um só toque o bracketing, intervalômetro para time-lapse, temporizador e modo contínuo. Mas a mudança mais impressionante foi no sistema de focagem, é impressionante como este aplicativo faz foco muitas vezes melhor que o software padrão do smartphone e habilita um macro muito impressionante que eu não conseguia antes.

new version of Camera FV-5

E talvez a melhor novidade deste aplicativo nem seja o RAW, mas um modo de prioridade de obturador que permite escolher manualmente tempos de exposição entre 1/8000 e 2 segundos em uma barra muito mais prática do que a versão anterior. Porém, os úncios dois dispositivos que preenchem os requisitos para aproveitar todas as novidades são os Nexus 5 e Nexus 6, mas em breve novos dispositivos serão adicionados à lista. O Camera FV-5 pode ser encontrado gratuitamente na versão Lite gratuita e na versão completa custando 3,95 dólares na Google Play Store.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Rodrigo Jordy

Fotógrafo amador que estuda muito sobre fotografia, principalmente equipamentos, e gosta de compartilhar o conhecimento que adquire.

2 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Hey, alguém aí conhece algum aplicativo grátis que permite o #ANDROID tirar fotos que não sejam em formato " #JPG " mas em " #RAW " ou até " #PNG "?

    Tô procurando um para #XperiaZ3 especificamente, mas se souber de qualquer outro, me fale por favor que vou baixar pra testar.

  • Eu ja uso essa app a pelo menos 1 ano, num sony xperia mini pro e num wiko rainbow, para fotografar paisagens de maneira mais personalizada é uma boa app por deixar focar numa area e fazer a medição em outra, mas a qualidade da imagem não fica muito boa, fica com muito grão, e em PNG demora muito a processar, mas a aplicação para cinema FV-5 é muito boa para filmar.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar