Home » Atualidade » Apple ultrapassa Nikon no ranking de usuários do Flickr

Apple ultrapassa Nikon no ranking de usuários do Flickr

Via DPReview

Não parece mas esta notícia tem um significado muito maior do que parece, é resultado das mudanças de mercado da fotografia nos últimos anos. Canon e Nikon sempre estiveram na crista da onda desde o início da era digital, sempre foram as duas marcas dominantes no mundo todo, mas um ranking do Flickr (que é uma boa forma de interpretar o mercado, diga-se de passagem) mostra que em 2014 o número de usuários de dispositivos Apple ultrapassou o de usuários Nikon tomando o segundo lugar ficando atrás apenas da Canon. E o que isso quer dizer? Que cada vez mais usuários estão migrando das câmeras compactas para os smartphones. Este é um movimento que se iniciou em 2012 puxado pela própria Apple e foi aumentando assustadoramente nos últimos anos e há vários indicativos desta migração.

Overall_cameras
Gráfico do Flickr mostra a evolução de usuários por marcas desde janeiro de 2013 até dezembro de 2014

O número de câmeras compactas lançadas anualmente vem diminuindo drasticamente, os usuários das compactas mais simples preferiu os smartphones que estão vindo com câmeras cada vez melhores. Os sensores das câmeras embutidas nos dispositivos móveis estão ficando maiores e melhores (em alguns casos maiores que os das compactas comuns como são os casos de Nokia 808, Lumia 1020 e Panasonic CM1) e os aplicativos também estão ficando cada vez mais funcionais oferecendo mais opções de controles manuais e até melhorando o desempenho das câmeras em relação a seus aplicativos nativos (caso do Camera FV-5 que uso e aprovo totalmente, e acredito que haja algum similar ou até melhor para o sistema da Apple). Isso sem contar a total integração com redes sociais tornando toda a operação de clicar e compartilhar imagens muito rápido e prático.

Por isso não se justifica o fato de a Nikon ter lançado tantas compactas simples neste ano em um momento em que este tipo de câmera tem sido atropelado pelos smartphones. Para se ter uma ideia do quão errada pode ter sido esta estratégia, a Canon também o fez mas de forma diferente: todas possuem, no mínimo, 8x de zoom. Isto pode ser um diferencial a quem ainda resiste às câmeras de dispositivos móveis, mas talvez em breve isto não seja mais o suficiente.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Rodrigo Jordy

Fotógrafo amador que estuda muito sobre fotografia, principalmente equipamentos, e gosta de compartilhar o conhecimento que adquire.

3 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Eu fotografo com celular Samsung por falta de uma DSLR mesmo, a opção de filtros do PS Express e HDR Studio juntos no mesmo aparelho, a imagem fica do gosto sem fugir da realidade da cena. A Canon e Nikon pouco importam com nossas visões, apenas em lucros e ganhos, se atentassem no usuário que pode comprar (e não PAGAR o preço alto), venderiam mais e com certeza a fabrica de lentes teriam que aumentar sua produção. Minha 7D chegou, bye celular.

  • Bom, tem dois fatores aí:

    1 – As selfies estão já extremamente disseminadas, e elas não são feitas com DSLRs, e as compactas nem sempre possuem monitor que possa ser virado até 180º (ou quase isso) para quem faz selfies ver a foto na hora que está sendo feita.

    2 – Muitos amadores perceberam que usar uma DSLR pode dar um certo up nas fotos (em termos de nitidez e ruído), mas não vai transformar ninguém em gênio da fotografia, e, além do quê, a chiadeira dos fotógrafos que realmente sabem usar DSLRs e seus modos manuais e etc já foi tanta que os que compraram câmeras do tipo para clicar no automático já perceberam que não é boa ideia manter uma DSLR para "sair abafando". E, claro, é complicado usar DSLR para fazer selfies.

    Em paralelo temos as compactas ficando cada vez melhores, em termos de usabilidade e de sensor/processamento, e o mesmo ocorre com os celulares, daí é natural que a Nikon sofra uma dupla perda. Se ela vai conseguir compensar com suas compactas daqui para diante, de forma que consiga sobreviver à ascensão cada vez mais suprema dos celulares e reaver o que perdeu nas câmeras maiores é o que vamos ver…

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar