Home » Artigos » SEO para Fotógrafos

Como aumentar a sua visibilidade na Internet

Qual o fotógrafo que não gostaria de aumentar a sua visibilidade na internet e consecutivamente aumentar a sua produtividade?

Para voz ajudar a aumentar a visibilidade na internet, e depois de muitos pedidos, o Fotografia DG decidiu abrir um novo espaço no portal onde se vai falar sobre SEO para Fotógrafos.

O que é o SEO

Muitos de vocês ainda não devem ter ouvido falar sobre SEO, mas eu passo a explicar:

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas, métodos e/ou estudos que têm como objectivo melhorar o posicionamento das páginas de internet nos motores de busca, ou seja, quando uma pessoa escreve por exemplo no Google uma palavra-chave, o objectivo do SEO é fazer com que uma (ou várias) das páginas do seu site, blog ou portfólio, apareça entre os primeiros resultados da pesquisa.

O SEO tem como objectivo principal a angariação de novos visitantes, e quantos mais tiver maiores serão as hipóteses de conseguir um novo cliente.

Motores de busca

Os motores de busca, nomeadamente o Google, são extremamente populares e sem eles a internet nunca seria o que se tornou hoje, eles permitem-nos encontrar tudo.

Portanto, conseguir aparecer entre os primeiros sites nos resultados das pesquisas do Google para palavras-chaves competitivas pode resultar em centenas ou até milhares de visitas todos os dias.

Porém não adianta criar um site ou portfólio, inserir algum conteúdo e esperar que tudo aconteça como mágica. É preciso criar conteúdo de qualidade e optimizar as páginas com base em palavras-chaves competitivas.

Foi para vos ajudar nesta tarefa que decidimos lançar o espaço de SEO para Fotógrafos no Fotografia DG. Este tem como objectivo ajudar todos os fotógrafos a optimizar os seus sites, blogs ou portfólios de forma a conseguirem os melhores resultados nas pesquisas do Google.

Conclusão

É importante dizer que o SEO é um trabalho de médio/longo prazo que pretende aumentar a quantidade de visitantes através da confiança dos motores de busca.

O Google usa mais de 200 critérios para determinar o posicionamento dos sites nos resultados das pesquisas, porém alguns destes critérios tem maior influência e são esses que vamos abordar brevemente neste novo espaço do Fotografia DG.

Espero que tenham ficado contentes com esta nova iniciativa do Fotografia DG, deixem a vossa opinião ou dúvidas nos comentários. Voltamos com novos artigos sobre SEO para Fotógrafos em breve, fique atento.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

20 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Excelente iniciativa do FD! Torna-se muito difícil garimpar assuntos atinentes ao mundo digital, e o SEO é um dos mecanismos. Gostaria que explicasse um pouco melhor quanto à configuração correta de um site/blogue que realmente facilite os buscadores de forma que se possa pensar num rankeamento a curto prazo. Falam nuns arquivos robots que poderiam inviabilizar o motor de busca do Google, mas não faço ideia de como operacionalizar tudo isso…
    Aguardo novos desdobramentos, e obrigado pela oportunidade de poder compartilhar conhecimentos nesta página.

  • O post é bom, mas usar o Google analytics assim como o SEO é bem complicado. Tentei, mas vi que a menos que faço um curso ou contrate alguém especializado em SEO não vai ser possível aplicar. Os termos são muito técnicos e pouco claros. Estou estudando mudar o Blog para o WordPress que já tem otimização para fotógrafos.

  • Estou há uns 2 meses quebrando a cabeça sobre o seo, e este post, ajudou a clarear um pouco as dúvidas.

    Parabéns.

  • Oi Diogo, muito legal poder acompanhar este assunto, criei meu site a cerca de 2 anos, porém, pelo baixo volume de visitações, me senti desmotivado a investir em atualizações, mas com certeza suas dicas serão muito úteis para que eu possa melhorar esta popularidade e aumentar a frequência de atualizações.

    Hoje meu forte tem sido a indicação boca-a-boca, por que não ser via internet também?

    Ficarei de olho aguardando novas publicações,

    Parabéns pela iniciativa!

  • Gostei da iniciativa, Diogo.

    Sou fotógrafo amador desde 2003, e há dois meses criei meu blog; mas não sei como customizá-lo nem "pulverizá-lo" pela internet, se comparado com blogueiros aqui do Brasil. Se alguém se prontificar a me ajudar, estarei muito grato.

    Abraço!

  • Muito obrigado a todos pela força! É bastante motivador receber este tipo de comentários amigos.

    Gabriela pode adicionar o nosso link no seu blog, na verdade será uma ajuda para o Fotografia DG. Obrigado.

  • Nossa, adorei o post. Estou iniciando minha "carreira" fotográfica agora e é sempre bom aprender mais.

    Gostei do site todo, principalmente do post falando dos filtros. Meu pai tem alguns e agora posso usá-los da maneira mais adequada.

    Posso adicionar o site no meu blog? Obrigada!!!

    Abraço!

  • Excelente assunto, necessário e interessante, parabéns pela iniciativa. Estou aqui aguardando os próximos artigos.

  • Assunto muito importante…, parabéns pela iniciativa e estarei atento aos próximos artigos…

  • Otima iniciativa… sou iniciante no ramo e fotografo mais por Robe, mas é sempre bom aprender um pouco mais!

  • É isso Alexandre. Esta é uma introdução ao tema para que muitos fotógrafos percebem o que é SEO para que quando começarem as dicas e exercícios todos percebam do que estamos a falar.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar