Home » Atualidade » Concursos

Brasileiro Helder Santana vence concurso internacional

O brasileiro Helder Santana, 23 anos e nascido na cidade de Passira, interior de Pernambuco, divide o primeiro lugar de um concurso internacional de fotografia com Francesca Negrini, uma italiana de 17 anos

Um concurso fotográfico internacional para jovens divulgou recentemente seu vencedor, e na verdade foram dois vencedores: Helder Santana, um brasileiro de 23 anos, e Francesca Negrini, uma italiana de apenas 17 anos dividiram o primeiro lugar no concurso World Wetlands Day. A fotografia feita por Helder mostra a combinação perfeita de movimento e luz de um menino montando um cavalo em um trecho do Rio Capibaribe, na cidade de Limoeiro em Pernambuco, nordeste do Brasil; já a foto de Francesca Negrini mostra o impressionante reflexo das árvores em um rio em Padule de Fucecchio, no norte da Toscana, justamente em uma viagem escolar para o Dia Mundial das Zonas Úmidas (World Wetlands Day).

Foto de Helder Ferreira
Foto de Helder Santana

Helder Santana é um músico e fotógrafo autodidata e recebeu a notícia de que havia sido o vencedor do concurso por meio do Ministério do Meio Ambiente. Helder realiza cobertura de casamentos, books e imagens de arquitetura mas não vive de fotografia pois diz que a procura em sua região é muito baixa e se disse surpreso com o resultado: “Senti uma emoção estranha, me pareceu algo muito surreal, a ideia de vencer uma competição internacional de fotografia com uma foto feita aqui tão perto, de uma cena tão simples e corriqueira pra grande parte de nós pernambucanos. É um orgulho imenso o que sinto, e acredito que ainda vou sentir muito mais coisa depois que a ficha realmente cair!”.

Foto de Francesca Negrini
Foto de Francesca Negrini

O concurso previa uma viagem de avião para alguma região pantanosa do mundo de livre escolha do vencedor pela Star Alliance, além de uma câmera Hasselblad, as duas patrocinadoras do concurso. Como foram dois os vencedores, os prêmios foram divididos: Francesca Negrini ganhou a viagem e escolheu visitar Florida Everglades, enquanto Helder Santana ficou com a câmera Hasselblad Stellar. Na minha opinião a foto de Helder é bem melhor (sem patriotismo) mas o prêmio de Francesca foi incomparavelmente melhor se levarmos em consideração que a Stellar não passa de uma Sony RX100 estilizada e super faturada por levar o nome Hasselblad.

Via Diário de Pernambuco

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar