Câmera fotográfica, como escolher? 5/5 (3)

No mercado de hoje existe inúmeros tipos de câmeras fotográficas, o que pode tornar difícil a escolha do fotógrafo, por isso, antes de sair para comprar uma câmera fotográfica procure definir qual será a sua principal utilização. Se o seu objectivo é fotografar pequenas brincadeiras, viagens familiares ou outras situações simples, não será necessário investir numa câmara muito sofisticada e cara.

Porém, se os seus objectivos vão para além disso, considere a compra de uma câmera fotográfica Reflex (DSLR).

Câmeras compactas para iniciantes

Antigamente a forma de classificar uma câmera fotográfica era através da sua resolução ou contagem de megapixéis, mas actualmente a contagem de megapixéis já não determina a qualidade da câmera fotográfica. As câmeras compactas para iniciantes são pequenas, fáceis de utilizar e têm um menor custo, podem no entanto oferecer grandes resultados. Possuem um zoom normalmente de três vezes superior ao ângulo de abertura e têm um flash pequeno incorporado.

Câmeras compactas modernas

A câmara fotográfica moderna é elegante, pequena e com acabamentos excelentes que imitam o metal. A capacidade destas câmeras é comparável às compactas para iniciantes mas são mais caras devido ao sei design. Quando for comprar tome atenção ao seu tamanho porque pode ser pequena demais para as suas mãos. Existem modelos à prova de água nesta categoria.

Câmeras compactas para entusiastas

Para quem gosta de fotografia mas tem um orçamento limitado este tipo de câmera fotográfica é uma boa opção. As câmeras desta gama oferecem ângulos de cobertura mais alargados, zooms com uma distância focal maior, capacidade de registar imagens em bruto sincronização com flashes ou acessórios de estúdio, são mais resistentes e tem muitos acessórios.

Câmeras “prosumer”

A câmera fotográfica prosumer apresenta resultados profissionais mas a sua resistência, durabilidade e acessórios não o são. Podem fazer trabalhos profissionais desde que não sejam muito exigentes mas são compactas e leves, aceitam uma vasta gama de acessórios e têm uma óptima relação qualidade/preço.

Câmeras “bridge”

O motivo é visto no ecrã LCD e a objectiva é fixa o que faz com que não entre pó no sensor. Estas câmeras por vezes possuem objectivas zoom com grandes alcances.

Câmeras Reflex ou SLR (Single Lens Reflex)

Reflex ou SLR câmeras que a objectiva é intercambiável, ou seja, é possível ter objectivas específicas para cada situação e o enquadramento da imagem é feito através das próprias objectivas. Existe um espelho que reflecte a imagem captada pelas objectivas até o visor o que confere ao equipamento uma maior precisão, pois o que está enquadrado será o que realmente sairá no fotografia.

Elas podem ser mecânicas ou electrónicas e possuir ou não flashes embutidos.

De uma forma em geral possuem mais recursos e permitem operações em modo manual, o que dá ao fotógrafo um total controlo da fotografia.

Para tirar o maior aproveitamento dos recursos da máquina é aconselhável tirar um curso.

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Diogo Guerreiro

Diogo Guerreiro é o fundador do Fotografia-DG e tem como objetivo a divulgação prática e profunda de técnicas, dicas e recomendações de novas tendências da área do mercado.


Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar