Câmera Panono e seus mais de 100 megapixels 5/5 (1)

É só jogar a Panono Camera para o alto e suas 36 câmeras individuais formam uma única imagem panorâmica em 360 graus com resolução de 108 megapixels

Tem surgido ideias cada vez mais inovadoras e interessantes nas startups que vem surgindo mundo afora, e uma delas é a surpreendente Panono. Trata-se de um dispositivo esférico, exatamente uma bola, dotada de 36 câmeras que juntas formam uma única imagem panorâmica em 360° com 108 megapixels de resolução, deduz-se assim que cada câmera possua uma resolução de 3 megapixels. O funcionamento ão poderia ser mais simples: basta arremessar a “bola” para o alto e um sensor identifica o pico de altura que ela alança e então as 36 câmeras clicam simultaneamente formando a imagem em 360 graus.

O modelo inicial possuía resolução de 72 megapixels
O modelo inicial possuía resolução de 72 megapixels

 

A Panono GmbH surgiu em Berlim no ano de 2012 por intermédio de Jonas Pfeil, Björn Bollensdorff e Qian Qin com o intuito de desenvolver câmeras em conjunto com aplicativos para dispositivos móveis e o primeiro produto leva o nome da empresa, e alguns dos interessantes exemplos podem ser vistos no site oficial da startup. Após uma tentativa frustrada de Jonas Pfeil de fazer fotos panorâmicas durante uma viagem a Tonga com uma câmera convencional que lhe custara muitos cliques e tempo de edição para juntar as imagens, ele começou a pesquisar e projetar um dispositivo que pudesse fazer isso da forma mais automática possível e apresentou o primeiro protótipo em 2011. Publicou um vídeo sobre este protótipo no Youtube que viralizou, e daí em diante contou com a ajuda de dois colegas de universidade para tocar o projeto mais a sério. Na imagem abaixo dá para perceber a evolução desde o primeiro protótipo até o produto final.

Evolution.2297adeb

A Panono Camera possui um diâmetro de 11cm, pesa aproximadamente 440 gramas, conecta-se a dispositivos móveis com sistema operacional iOS 7 e Android 4.0 ou superiores via cabo USB ou wi-fi, possui armazenamento interno para cerca de 400 imagens e sua bateria pode ser carregada via USB. Os desenvolvedores garantem que, apesar de ser feita de plástico, a câmera aguenta o impacto se cair no chão caso a pessoa não consiga pegá-la de volta, e também funciona ao apertar um botão de disparo sem ser arremessada. Hoje a Panono Camera já obteve sucesso nos sites de crowdfunding e está disponível para compra no próprio site da empresa. O preço não é barato: 600 euros/600 dólares e há duas versões: preta com detalhes em verde ou totalmente preta. Abaixo um vídeo demonstrativo:

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Rodrigo Jordy

Fotógrafo amador que estuda muito sobre fotografia, principalmente equipamentos, e gosta de compartilhar o conhecimento que adquire.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar