Home » Atualidade » Câmeras » Canon 1D X Mark II é anunciada para alegria dos fotógrafos de esportes

Canon 1D X Mark II é anunciada para alegria dos fotógrafos de esportes

- Última Atualização a: 04/02/2016

A tão aguardada flagship da Canon foi enfim anunciada: a Canon 1D X Mark II tem foco principal na fotografia de esportes com seus 16fps de modo contínuo

canon_eos_1d_x_mark_ii_02

A poderosíssima full frame Canon 1D X Mark II confirma a grande maioria dos seus rumores: o impressionante modo contínuo de 14fps em resolução máxima (dedicarei um parágrafo exclusivo a esta especificação); robusto sistema de foco com 61 pontos, sendo 41 deles cruzados; dois processadores DIGIC 6+; slot para cartão de memória CFast; vídeos 4K com taxa de 60fps; possui tecnologia Dual Pixel; um grande monitor LCD com tecnologia touchscreen; GPS integrado; entre outras coisas. Após suas últimas DSLR Canon não empolgarem tanto quanto deveriam (exceção feita à espetacular 7D Mark II), parece que a Canon acertou a mão desta vez.

Sobre o modo contínuo, algumas coisas precisam ser explicadas até para termos uma dimensão maior do quanto ele impressiona. Começando pelo duplo slot para cartõs de memória Compact Flash, em um deles é possível utilizar o novo padrão CFast 2.0 que seria uma resposta ao, até agora, subutilizado XQD. Com este cartão CFast é possível fotografar em modo contínuo a 14fps na resolução máxima ao limite de 170 arquivos RAW ou ilimitados arquivos JPEG, até completar a capacidade do cartão utilizado. Com cartões CF padrão UDMA 7 também é possível o modo contínuo ilimitado em JPEG, mas o número de arquivos RAW cai para 73. É importante frisar que ao utilizar o modo live view a velocidade do modo contínuo aumenta para até 16fps. O quadro abaixo resume tudo.

1dxmkii_feature_02a

Especificações da Canon 1D X Mark II:

  • Sensor CMOS de 20.2 megapixels (full frame com 21.5MP de resolução total)
  • Corpo em liga de magnésio resistente a poeira e respingos
  • Obturador com vida útil estimada em 400 mil cliques
  • 61 pontos de foco (41 deles cruzados)
  • Processador dual DIGIC 6+
  • Fotografa em RAW de 14 bits em 3 tamanhos diferentes
  • Sensibilidade ISO 200-51200 (expansível até 50-409600)
  • Tempo de exposição varia entre 1/8000 e 30 segundos, incluindo modo bulb e sincronia de flash a 1/250
  • Modo contínuo de até 14 fps em resolução máxima limitado a 170 arquivos RAW ou ilimitados arquivos JPEG (até 16fps em modo live view)
  • Não possui flash integrado
  • Faz vídeos Full HD com taxa de até 60fps em formato MP4, e 4K com taxa de até 60fps no formato MOV e som mono (imagens de 8.8MP podem ser extraídas dos vídeos 4K em resolução de 60fps)
  • Possui monitor LCD de 3.2 polegadas sensível a toque (apenas para seleção de pontos de foco durante o live view)
  • Possui GPS integrado
  • Possui entradas para microfone, fone de ouvido, cabo de rede LAN, terminal PC para flash, mini HDMI tipo C, USB 3.0, e transmissores wireless WFT-E8A e WFT-E6A
  • Alimentada por bateria LP-E19 com capacidade para cerca de 1210 cliques (é possível utilizar antigas baterias LP-E4 ou LP-E4N com menor desempenho)

canon_eos_1d_x_mark_ii_04

O novo sistema de foco utiliza a medição 360k pixels RGB + IR proporcionando uma exposição mais precisa e uma melhor detecção do assunto; e assim como foi feito na 7D Mark II, a função Flicker Detection promete melhores resultados sob iluminação artificial. Esta função aliada à altíssima velocidade de seu modo contínuo torna a Canon 1D X Mark II o equipamento ideal para eventos esportivos, tanto em estádios abertos quanto em ginásios fechados.

8028981500

Preparem-se para os preços desta belezura: a Canon 1D X Mark II estará à venda a partir de abrl nos EUA ao custo de 6 mil dólares, o corpo. Também estará nas lojas um kit premium contendo um cartão CFast de 64GB, além de um leitor de cartões ao custo de 6300 dólares. Também foi anunciado que no Reino Unido o corpo da 1D X será vendido por 5200 libras.

Ajude-nos, avalie este artigo:

Rodrigo Jordy

Fotógrafo amador que estuda muito sobre fotografia, principalmente equipamentos, e gosta de compartilhar o conhecimento que adquire.

8 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Por tudo que o lançamento traz de "novidade" fico aqui pensando porque seria uma "alegria" para fotografos de esportes. A 1D-X é uma camera top cheia de tecnologia, portanto duradoura e cara. É uma camera dificil de vender e a mark II dificil de comprar nas atuais condiçoes da economia, e no fim das contas, noves fora, o que o fotografo ganhará na prática com a alegre troca vai valer o esforço?

    • Sendo uma câmera voltada para a fotografia de esportes, normalmente quem compra é a empresa para a qual o fotógrafo trabalha. Por isso que eu acho ela específica demais.

  • Para profissionais top da área desportiva essa monstruosidade faz sentido. Mas é quase sem sentido para o pequeno produtor ou fotógrafo de eventos. Sua noiva não irá sair correndo a 60 km/h e você provavelmente não precisará filmar seu cachorro em 4k 60 fps. Se precisar, será apenas uma cena!
    De qualquer forma é uma evolução que irá acirrar a competição com as Nikon top de mercado. Preços irão cair, novos e melhores equipamentos irão surgir!

        • Em termos de hierarquia de câmeras ao compararmos todas as Canon e Nikon, sim. Porém, vemos claramente que a 1D X Mark II é direcionada à fotografia de esportes ou ação, enquanto a D5, no meu modo de ver, é mais abrangente pois possui especificações um pouco mais “agressivas” de um modo geral. Acho a Canon espetacular em alguns itens, mas acho a Nikon melhor no geral.

Carrinho