Câmeras Canon 750D e 760D — serão mesmo novas? 3.08/5 (13)

Novas “Rebeldes” não são tão rebeldes assim, mas a linha já começa a deixar de ser um engodo

 

Assim como era esperado após o vazamento de anteontem, foram anunciadas as novas DSLR Canon de entrada, as irmãs 750D e 760D, ambas sucessoras, teoricamente, da 700D (ou T5i / Kiss X7i). Esse anúncio duplo sai no mesmo dia que uma outra dupla da mesma marca, a 5Ds e a 5Ds R.

Canon EOS Rebel T6s / 760D

Dessa vez a Canon (ou sua equipe de marketing) aparentemente optou por dar mais tempo para o pessoal de desenvolvimento, visto que a 700D foi lançada em março de 2013. Por outro lado, o lançamento foi duplo, tanto entre as entry-level quanto entre a linha 5D, o que fez-me perguntar se a marca no fundo não estaria tendo uma recaída grave no seu já conhecido vício por lançamentos que não mostram serviço — fora que já tem um tempo que defendo o enxugamento das linhas canonzeiras, que poderiam ser em menor quantidade e mais claras em suas diferenças técnicas para os usuários comuns, e não diferenciar-se apenas pelos preços. Extrapolar a estratégia de lançar modelos “novos” não é nada saudável em termos de mercado cada vez mais perdido como o das DSLRs.

Canon EOS Rebel T6s / 760D

Pois bem, as T6i e T6s — os nomes alternativos desas novas EOS Rebel — têm novidades escassas, então, sim, a Canon teve uma recaída. Quisera eu poder escrever neste parágrafo hoje (o anterior escrevi ontem) que a Canon retomou completamente o bom senso, mas não foi de todo o que ocorreu: . Pelo menos temos do que falar, ainda que a semelhança entre um modelo e outro seja simplesmente gritante.

Vejamos as especificações comuns a ambas câmeras:

  • Sensor: Hybrid CMOS AF III de 24.2 MPs acompanhado de processador DIGIC 6
  • Sensibilidade ISO: de 100 a 12.800 (expansível a 25.600)
  • Sistema de foco: 19 pontos cruzados de AF
  • Conectividade: Wi-Fi e NFC (aproveitando recentes dispositivos NFC da Canon)
  • Vídeo: Full HD (MP4)
  • Filtros criativos: Sépia, toy camera, blablablá…

São especificações interessantes, mas quem está com uma T5i, por exemplo — penso eu — não precisa cogitar um upgrade. O processador não é novo, o sensor é uma terceira geração de um sensor antes usado na 100D / SL1 (que foi, aliás, lançada junto com a 700D), os 19 pontos cruzados já eram esperados, o WiFi idem e o NFC nem todo mundo tem um tablet ou celular com isso, e quem tem pode adquirir um cartão Toshiba NFC. Maior resolução no sensor? Sim, verdade, mas a sensação, tendo em vista tais características, ainda é de que a Canon, tanto na 750D quanto na sua irmã 760D, não empenhou-se tanto em oferecer algo mais inovador, que desse um claro recado ao mercado que a Canon não quer ser vista como uma marca que só inova ou em suas câmeras fotográficas de topo de linha, ou os modelos para cinema (a 1D C e a linha EOS Cinema).

O que diferencia, no entanto, a T6s /760D (que seria a “superior”) da T6i / 750D (esta, a “inferior”)? Em meio ao tanto de informações mais-do-mesmo, estão lá:

– Controle de exposição manual e zoom digital em vídeo
– Entrada para microfone estéreo externo
– Monitor LCD no topo da câmera (sendo a primeira Rebel a ter este tipo de monitor)
– Dial de controle rápido (Quick Control Dial), presente há tempos nas xxD (a 40D já tinha)
– Nível de horizonte
– Recurso incorporado de filme com HDR
– Também é a Rebel pioneira em ter Servo AF no modo Live View

Canon EOS Rebel T6s / 760D

Em suma, eu recomendaria a T6s; mas a T6i apenas com a ressalva de ser um bom degrau tecnológico para quem está pelo menos duas ou três gerações “atrás” em seus equipamentos. Para ser sincero se dependesse de mim a Canon não teria lançado a 750D, apenas a 760D, que ao contrário da outra não parece tanto uma mirrorless anabolizada.

Aos interessados em adquirir uma, elas já encontram-se em pré-venda na B&H, na Adorama e na Amazon. Os preços previstos são de $850 o corpo, $1.200 com objetiva EF-S 18-135 STM —todos estes da EOS Rebel T6s / 760D; e $750 o corpo, $900 com EF-S 18-55 STM e $ 1.100 com EF-S 18-135 STM — estes da EOS Rebel T6i / 750D.

 

via Hipertextual, Petapixel, Canon Rumors

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Alexandre Maia

Clico, viajo, olho, analiso, converso, e repito — em qualquer ordem!

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar