Home » Atualidade » Acessórios » Canon anuncia melhor controlo wireless para a mais recente série EOS-1 e para EOS 5D Mark II

Canon anuncia melhor controlo wireless para a mais recente série EOS-1 e para EOS 5D Mark II

- Última Atualização a: 21/10/2009

A Canon anuncia o lançamento de dois novos Transmissores de Ficheiros Wireless para melhorar a eficiência do fluxo de trabalho e dar maior controlo e flexibilidade aos fotógrafos profissionais utilizadores de redes com e sem fios.

O WFT-E2 II, desenvolvido para a nova EOS 1D Mark IV, e o WFT-E4 II, desenhado para a EOS 5D Mark II, permitem transferir imagens para um computador ou servidor de forma segura, controlar a câmara remotamente e ligar a dispositivos WiFi para visualizar imagens directamente a partir da câmara.

WFT-E2 II

Transferir imagens de forma segura

Transferir imagens de uma câmara para um computador, uma drive externa ou um servidor FTP é mais simples e mais seguro. Ambos os transmissores WFT-E2 II e WFT-E4 II suportam uma autenticação WPA2-PSK de elevada segurança e encriptação AES nas redes wireless. A encriptação IPsec é também usada como standard nas redes com fios e wireless para assegurar que os IP dos fotógrafos estão protegidos.

Disparo por controlo remoto

O WFT-E2 II e o WFT-E4 II permitem aos fotógrafos comunicar com a sua câmara remotamente através de vários métodos. Usando o software EOS Utility incluído, os fotógrafos podem procurar e controlar facilmente várias definições no corpo da câmara numa ligação em rede. O EOS Utility permite aos fotógrafos controlar as câmaras EOS e captar imagens remotamente. Esta é uma grande vantagem para os fotógrafos de estúdio que necessitam de seleccionar as definições manualmente e captar imagens para visionamento instantâneo num ecrã de grande formato ou para fotógrafos de desporto que podem necessitar de utilizar instalações mais complexas e multi-câmaras para conseguir as imagens que necessitam.

O Servidor WFT tira total partido dos browsers de internet Java, permitindo aos fotógrafos modificar com maior frequência as definições da câmara como o ISO, a focagem, a abertura e a velocidade do obturador, a partir de um computador ou de um dispositivo wireless portátil como um PDA ou um smartphone. Isto permite aos fotógrafos controlar as suas câmaras em movimento ou em áreas remotas, quando é complicado levar um computador. É possível aceder a uma câmara através de até três computadores ou dispositivos móveis, proporcionando um controlo remoto cómodo e flexível sobre a fotografia.

Estes novos transmissores de ficheiros wireless tornam a captação remota mais evoluída para os fotógrafos profissionais que pretendem tirar fotografias emocionantes de forma mais frequente. Na função de disparo interligada, podem estar conectadas a uma unidade principal até 10 câmaras através de wireless, a uma distância de 100m. A câmara principal irá então activar as restantes, permitindo a especialistas como fotógrafos de vida selvagem ou desporto captar o motivo a partir de vários ângulos.

Conectividade

O WFT-E2 II e o WFT-E4 II oferecem WiFi Protected Set-up (WPS) – ou, em alternativa, um interface fácil de seguir – permitindo aos fotógrafos ligar uma câmara a uma rede disponível através de um processo fácil. Os novos transmissores cumprem os standards 802.11b e g, bem como o standard wireless mais estável 802.11ª, usado em muitos eventos desportivos de grande dimensão como os Jogos Olímpicos. Também incluem uma porta LAN para Ethernet para uma conectividade com fios de grande velocidade.

A porta USB e a função alojamento também permitem aos fotógrafos ligar vários acessórios incluindo Bluetooth para conexão wireless a um GPS, permitindo-lhes obter imagens geográficas para referência futura. Outras opções de conectividade incluem ligação directa a um dispositivo GPS com ligação USB ou a um disco rígido externo para armazenamento extra de imagens, melhorando o fluxo de trabalho.

Disponibilidade

O WFT-E2 II e o WFT-E4 II vão estar disponíveis em Dezembro de 2009.

À data do lançamento, estarão disponíveis actualizações de firmware para a EOS 5D Mark II (para o WFT-E4 II), EOS-1D Mark III e EOS-1Ds Mark III (para o WFT-E2 II) no website da Canon Europa.

Ajude-nos, avalie este artigo:

Diogo Guerreiro

Diogo Guerreiro é o fundador do Fotografia-DG e tem como objetivo a divulgação prática e profunda de técnicas, dicas e recomendações de novas tendências da área do mercado.

2 Comentários

Clique aqui para comentar