Home » Atualidade » Acessórios » Canon anuncia EF 300mm f/2.8L IS II USM e EF 400mm f/2.8L IS II USM

Canon anuncia EF 300mm f/2.8L IS II USM e EF 400mm f/2.8L IS II USM

- Última Atualização a: 26/08/2010

A Canon ampliou a sua série de objectivas – L premium com o lançamentos das novas EF 300mm f/2.8L IS II USM e EF 400mm f/2.8L IS II USM – duas objectivas super-telefotográficas de elevada qualidade, desenhadas para ir ao encontro das necessidades dos fotógrafos profissionais. Proporcionando excelência óptica e elevada performance, as novas objectivas combinam profundidades focais super-telefotográficas, abertura rápida e qualidade de imagem excepcional, oferecendo fiabilidade e resultados excepcionais.

Sucedendo à EF 300mm f/2.8L IS USM e à EF 400mm f/2.8L IS USM, ambos os modelos irão atrair as atenções de fotógrafos de natureza, vida selvagem e desporto. As novas objectivas integram um sistema óptico totalmente redesenhado e a mais recente tecnologia de Estabilização de Imagem (IS) da Canon e possuem um corpo em liga de magnésio e componentes de titânio que asseguram um design robusto e leve. A EF 400mm f/2.8L IS II USM é a objectiva mais leve da sua classe, proporcionando uma mobilidade inigualável graças a uma redução de 28% do peso (1,5 kg) comparativamente ao modelo antecessor, enquanto a EF 300mm f/2.8L IS II USM oferece uma redução de 8% no seu peso.

Óptica com uma performance ultra elevada

Fabricadas com os melhores componentes ópticos, as novas EF 300mm f/2.8L IS II USM e EF 400mm f/2.8L IS II USM marcam um importante passo em frente para a série – L da Canon, que é já reconhecida pela sua qualidade de imagem impressionante. Ambas as objectivas integram 16 elementos em 12 diferentes grupos, usando elementos de lentes em fluorite de elevada performance que corrigem a aberração cromática, para proporcionar imagens de alta resolução e elevado contraste – permitindo aos fotógrafos captar imagens ricas e com elevado detalhe de ponta a ponta.

Os elementos ópticos possuem os mais recentes revestimentos Super Spectra da Canon adaptadas à posição e tipo de cada elemento de objectiva. O revestimento SubWavelength Structure Coating (SWC), que utiliza micro-estruturas de forma cónica, mais curtas do que o comprimento de onda da luz visível, reduz o efeito fantasma causado pela luz que é “devolvida” pelo sensor de imagem.

Um revestimento em fluorine é também usado nos elementos dianteiro e traseiro das objectivas, para repelir pó, sujidade e água mantendo o elemento dianteiro livre de marcas de água.

IS novo e melhorado e AF rápida

Ambos os modelos integram o novo sistema de Estabilização de Imagem da Canon, proporcionando resultados impressionantes quando o fotógrafo ou o sujeito estão em movimento. Uma vantagem de 4-stops proporciona uma melhor qualidade de imagem durante o disparo manual, permitindo aos utilizadores disparar a velocidades até quatro vezes mais lentas do que o normalmente necessário, com desfocagem mínima. A operação do IS no modo 2 foi optimizada quando se fotografa movimento e foi adicionado um terceiro modo IS, que assiste os utilizadores na troca de motivos activando rapidamente a unidade IS apenas durante a exposição.

Ambas as objectivas oferecem uma abertura constante de f/2.8, permitindo aos fotógrafos disparar a velocidades do obturador rápidas e captar imagens nítidas de sujeitos em movimento rápido. A ampla abertura também permite aos utilizadores isolar de forma criativa os seus motivos, com uma íris circular de nove lâminas que cria uma desfocagem do fundo dramática e surpreendente, que adiciona beleza à imagem.

Uma Auto focagem (AF) rápida e silenciosa é proporcionada pelo USM tipo anel, por novos algoritmos AF dedicados e por um novo CPU de elevada velocidade, que proporcionam focagem rápida e precisa durante o disparo. Os fotógrafos podem também utilizar a focagem manual, que permite o ajuste da focagem mesmo quando o sistema AF está activo, proporcionando um ainda maior controlo da captação de imagem. Um novo modo Power Focus auxilia a focagem durante a gravação de vídeo, permitindo ao fotógrafo ajustar suavemente a focagem durante a filmagem rodando o anel de focagem.

Design premium totalmente novo

Desenhadas segundo a filosofia da série – L da Canon, ambas as objectivas EF 300mm f/2.8L IS II USM e EF 400mm f/2.8L IS II USM possuem um novo layout de comandos, cuidadosamente posicionados, que melhoram a operação na utilização diária. Os botões de paragem da AF estão agora melhor localizados, melhorando a ergonomia, o que permite aos fotógrafos pré-seleccionar a posição do punho da objectiva, onde os botões de paragem da AF estão localizados.

A montagem em diferentes suportes de tripé proporcionam uma maior flexibilidade, permitindo aos fotógrafos usar uma sapata longa ou curta adaptada a monopés ou tripés. Um novo mecanismo rotativo para a cabeça do tripé também proporciona um movimento mais suave quando se vira a objectiva da vertical para a horizontal. Além disso, ambos os modelos apresentam uma textura exterior de alta qualidade, enquanto uma tonalidade de cor do corpo indica o novo design avançado e a maior precisão que cada modelo oferece. Uma nova fechadura Kensington também foi adicionada, permitindo manter as objectivas seguras.

Um design robusto à prova de água permite que ambos os modelos sejam utilizados em condições extremas, quando combinados com um corpo EOS à prova de água.

Extensores de objectivas de elevada qualidade

Ambos os modelos são compatíveis com os novos extensores Canon desenhados para as objectivas super-telefotográficas da série – L – Extensor EF 1.4x III e Extensor EF2x III. Construídos para complementar os novos sistemas ópticos das duas objectivas, os Extensores EF 1.4x III e EF2x III vão permitir aumentar instantaneamente a profundidade focal da objectiva em 1.4x e 2x respectivamente, para captar com elevada qualidade, imagens detalhadas de motivos distantes.

Ajude-nos, avalie este artigo:

Diogo Guerreiro

Diogo Guerreiro é o fundador do Fotografia-DG e tem como objetivo a divulgação prática e profunda de técnicas, dicas e recomendações de novas tendências da área do mercado.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar