Home » Atualidade » Câmeras » Canon EOS 1D Mark IV

Canon EOS 1D Mark IV

A Canon anuncia o lançamento da nova EOS 1D Mark IV – uma câmara profissional SLR (DSLR) de alta velocidade, desenvolvida para captar momentos rápidos em alta resolução, nas condições mais desafiadoras. Ideal para fotografar acção, desporto e vida selvagem, a Canon EOS 1D Mark IV proporciona velocidade, potência e imagens em alta resolução, tornando-se a câmara perfeita para fotógrafos que requerem fiabilidade em situações de velocidade e grande pressão.

Canon EOS 1D Mark IV

Desenvolvida com base no feedback dos fotógrafos profissionais, a EOS 1D Mark IV inclui o novo sensor CMOS APS-H de 16.1MP da Canon e um novo sistema de Auto Focagem (AF) de 45-pontos com 39 pontos com sensibilidade de f/2.8, proporcionando várias opções de focagem num enquadramento. Os seus processadores “DIGIC 4” Duplos permitem disparar imagens contínuas e em alta resolução até 10 frames por segundo (fps), ao mesmo tempo que proporcionam a mais ampla escolha de ISO alguma vez apresentado numa câmara Canon.

“Durante o desenvolvimento da EOS 1D Mark IV, analisámos cuidadosamente o feedback dos nossos fotógrafos e desenvolvemos uma câmara que responde às suas necessidades específicas”, afirma o sr. Shinbori, Senior General Manager of Camera Development Center, Canon Inc. “Com um novo sensor CMOS e processadores “DIGIC 4” Duplos, a Canon EOS 1D Mark IV permite que os fotógrafos obtenham imagens com a alta qualidade exigida nas redacções, naquele que se está a tornar um mercado muito competitivo.”

Sensibilidade elevada, vários tipos de focagem – captação de todos os detalhes em alta velocidade

A Canon EOS 1D Mark IV inclui um sensor AF de 45-pontos totalmente novo, com 39 pontos de sensibilidade f/2.8 localizados no enquadramento, proporcionando uma focagem automática consistente em motivos estáticos ou em movimento, independentemente do ponto AF que está a ser usado. Todos os 45 pontos podem ser seleccionados pelo utilizador e são agora mais sensíveis, com os pontos AF que estão no topo do enquadramento a oferecerem níveis de performance idênticos aos que estão no centro.

Todo o sistema AF é gerido por um microprocessador dedicado, proporcionando focagem rápida e precisa – mesmo quando se dispara continuamente a 10fps. O novo Servo AF AI II oferece maior precisão na selecção de objectos em movimento, utilizando a potência proporcionada pelo microprocessador para melhorar a precisão global e aumentar a segurança na focagem em condições de luz fraca ou extremamente forte.

Para proporcionar uma flexibilidade ainda maior, estão disponíveis vários controlos de AF manuais e automáticos, incluindo – com objectivas que possuem botão de Spot AF – a nova característica Spot AF da Canon. O Spot AF oferece uma focagem mais precisa para responder às necessidades dos fotógrafos que precisam de focagem exacta. Um sistema de medição de 63 zonas permite a utilização de múltiplos modos de medição, com o sensor dedicado ligado aos 45 pontos AF, proporcionando pontos AF ligados e várias opções de medição de spot.

A EOS 1D Mark IV também inclui pontos de orientação da AF, uma característica de controlo da orientação do sensor que permite aos fotógrafos guardar diferentes pontos AF para diferentes posições da câmara. Cobrindo posições de disparo horizontais e verticais, os pontos AF de orientação proporcionam a flexibilidade para mudar rapidamente a orientação da câmara quando se está a fotografar com as definições AF guardadas a mudar de acordo com o motivo. O registo do ponto AF permite ao fotógrafo guardar um ponto AF alternativo que pode ser usado a partir de um simples toque de botão.

A potência e a performance do “DIGIC 4” Duplo e do CMOS

A combinação de um sensor CMOS APS-H de 16.1MP de alta resolução e de processadores “DIGIC 4” Duplos assegura a obtenção de imagens detalhadas e nítidas a grandes velocidades.

A inclusão de um sensor APS-H conjuga um elevado número de pixels com um campo de visão efectivo medindo 1.3x a distância focal da objectiva. Isto proporciona benefícios imediatos para os fotógrafos de desporto, notícias e vida selvagem, que operam em movimento e que necessitam de estar perto dos seus motivos e de manter aberturas rápidas sem recorrer a objectivas com uma maior distância focal – tradicionalmente mais pesadas.

Os disparos contínuos são facilitados pela leitura de dados de oito canais do sensor, que proporciona uma sequência de leitura rápida e faz um uso total dos processadores “DIGIC 4” Duplos para permitir disparos rápidos a 10fps a uma resolução de 16.1MP, enquanto mantém as cores da imagem através de conversão 14 bits de analógico para digital (A/D).

A capacidade para fotografar a 10fps, sem qualquer perda de resolução, significa que a EOS 1D Mark IV apresenta a gravação contínua mais rápida com Auto Focagem actualmente disponível numa Canon DSLR. A maior capacidade de processamento dos processadores “DIGIC 4” Duplos gere o maior número de dados criados pelo aumento de 60% na resolução da imagem, ao mesmo tempo que permite que a EOS 1D Mark IV proporcione disparos contínuos de até 121 JPEGs de grande formato ou 28 imagens RAW usando um cartão UDMA 6 – ideal para acção desportiva rápida ou reportagens noticiosas em que as cenas se desenrolam rapidamente.

A EOS 1D Mark IV também inclui novos Estilos de Imagem e a primeira integração do ALO (Optimizador de Luz Automático) num corpo EOS profissional, corrigindo automaticamente o contraste e o brilho das imagens à medida que são gravadas. Estas características combinam-se para proporcionar um fluxo de trabalho rápido para aqueles que necessitam de imagens prontas para publicação directamente a partir da câmara sem ser necessário retocar, permitindo aos fotógrafos concentrar-se apenas em captar aquele momento único.

A compatibilidade total com os mais recentes cartões de memória Flash UDMA 6, também assegura a rápida gravação dos dados da imagem no cartão de memória CF da EOS 1D Mark IV. Além disso, a flexibilidade para gravar também para um cartão de memória Secure Digital/SDHC permite fotografar por um período de tempo mais longo até obter que o fotógrafo obtenha a imagem que necessita.

Performance avançada em condições de luz fraca

A EOS 1D Mark IV apresenta uma excelente performance em condições de luz fraca. O ISO standard da EOS 1D Mark IV vai de 100-12,800 e é extensível de 50 a 102,400 – o ISO mais elevado alguma vez proporcionado por uma Canon SLR. Esta capacidade em condições de luz fraca torna a EOS 1D Mark IV ideal para fotografar à noite ou em eventos nocturnos, onde normalmente, a falta de luz tornaria impossível fotografar.

Técnicas inteligentes de redução de ruído reduzem o ruído do chroma e da luminosidade ao mínimo, enquanto mantêm o balanço da cor, sem nunca tirar o controlo da qualidade da imagem das mãos do fotógrafo. A arquitectura do novo sensor CMOS APS-H de 16.1MP, que inclui microlentes com menos circuitos em volta e fotodiodos de elevada capacidade mais sensíveis, também assegura que toda a luz disponível é usada tão eficientemente quanto possível para maximizar a performance do ISO em condições de luz fraca.

Construída para uma grande utilização – robusta, resistente a vários tipos de clima e portátil

Novo na sua categoria, a EOS 1D Mark IV inclui um corpo em liga de magnésio, proporcionando protecção contra batidas e pancadas. A EOS 1D Mark IV foi também objecto de redesenho em termos de ergonomia: aos botões foram dadas novas formas e um clique mais definido quando se pressiona, para facilitar o trabalho dos fotógrafos que operam em condições climatéricas extremas onde muitas vezes é necessário o uso de luvas.

A EOS 1D Mark IV está protegida com cerca de 76 selantes em borracha em torno dos controlos e junções do corpo, tornando-a resistente ao pó e à água quando usada com uma das objectivas da gama Canon EF ou flashes Speedlite EX resistentes a vários tipos de clima.

O LCD II Clear View de 920.000 pontos e resolução VGA facilita a visualização das imagens e dos vídeos nas condições mais extremas. Com a aplicação de um material foto-elástico entre o painel LCD e a cobertura protectora do ecrã, a Canon foi capaz de reduzir o reflexo da luz, e obter uma clara apresentação das imagens. A cobertura acrílica usada anteriormente foi também substituída por um vidro reforçado, tornando o ecrã mais resistente a riscos.

A EOS 1D Mark IV também inclui o sistema de limpeza EOS, que elimina automaticamente o pó do sensor – assegurando uma boa qualidade de imagem quando se fotografa em ambientes exteriores difíceis.

Vídeo em alta definição

Para além de proporcionar imagens estáticas de elevada qualidade, a EOS 1D Mark IV inclui a função de EOS Movie, oferecendo a capacidade para captar vídeo de 1080p em alta definição (HD) a 30, 25 e 24fps e conteúdo de 720p a 60 e 50fps. Para além de compatibilidade com PAL, NTSC e taxas de 1080/24p de origem, a EOS 1D Mark IV oferece exposição totalmente manual, proporcionando controlo sobre a profundidade de campo aos utilizadores.

A EOS 1D Mark IV inclui um botão programável que permite gravar vídeo em HD instantaneamente, apenas com o toque num botão. A EOS 1D Mark IV também inclui uma saída mini HDMI, permitindo o visionamento de vídeos e fotos directamente em televisores HD compatíveis.

Optimização avançada para satisfazer as suas necessidades

A Canon EOS 1D Mark IV é altamente personalizável, permitindo aos fotógrafos ter um controlo completo das características da câmara. Os micro-ajustes da Auto Exposição (AE) e da Exposição do Flash (FE) permitem ajustar a exposição para qualquer cenário e juntar duas câmaras separadas para resultados consistentes ou simplesmente ajustar as definições de acordo com as necessidades e gostos pessoais específicos. Os ficheiros favoritos do utilizador podem também ser armazenados num cartão de memória e transferidos para outros corpos EOS 1D Mark IV se for necessário.

Outras características customizáveis incluem a capacidade para adicionar informação de copyright directamente na câmara. Desta forma, os fotógrafos podem incluir os seus elementos em cada imagem, como standard, eliminando a necessidade de inserção de dados a posteriori e permitindo aos repórteres fotográficos enviar as suas imagens para as redacções rapidamente. Um microfone integrado também permite a gravação de notas de voz para acompanhar cada imagem, o que irá beneficiar directamente os fotógrafos que querem guardar uma gravação do conteúdo de cada imagem tal como a tiraram.

EOS 1D Mark IV

EOS 1D Mark IV – Principais características:

• Novo sensor CMOS APS-H de 16.1 Megapixels
• Gravação continua a 10 frames por segundo
• Até 121 imagens JPEG de grande formato num único disparo
• Novo AF de 45 pontos com 39 sensores tipo cruzado com sensibilidade de f/2.8
• Processadores “DIGIC 4” Duplos de alta velocidade para uma qualidade de imagem soberba
• ISO de 12.800 expansível até 102.400
• Gravação de vídeo HD a 30, 25 e 24 frames por segundo
• LCD II Clear View de 3.0” com modo Live View
• Corpo resistente a poeiras e água com 76 selantes em borracha
• Compatível com todas as objectivas Canon EF e flashes Speedlite EX
• Também disponível – novo Transmissor Wireless K297 da EOS 1D Mark IV (também compatível com os transmissores de Ficheiros Wireless WFT-E2 já existentes)

Acessórios

Compatibilidade com o sistema EOS

A EOS 1D Mark IV é compatível com todos os acessórios da EOS 1D Mark III já existentes, objectivas EF (excepto objectivas EF-S) e flashes Speedlite da Série EX. bem como o novo Transmissor de Ficheiros Wireless K297 opcional. Os novos acessórios da EOS 1D Mark IV também são compatíveis com corpos EOS 1D Mark III, através de um upgrade do firmware.

Ajude-nos, avalie este artigo:

Diogo Guerreiro

Diogo Guerreiro é o fundador do Fotografia-DG e tem como objetivo a divulgação prática e profunda de técnicas, dicas e recomendações de novas tendências da área do mercado.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar