Home » Atualidade » Câmeras » Canon anuncia sua nova full-size, a Canon 5D mark III

Canon anuncia sua nova full-size, a Canon 5D mark III 5/5 (1)

Antes de mais nada aviso que este artigo pode conter termos técnicos fontes de dúvidas entre iniciantes na fotografia. Para ajudá-los, existem links no fórum, em caso de necessidade – e podem perguntar lá!

Saiu! Saiu uma das câmeras mais envoltas em rumores e especulações do mundo da fotografia, a sucessora da famosa 5D mark II, modelo que dispensa apresentações (embora eu já tenha visto gente tendo câmera Nikon como alternativa de compra e nunca tenha ouvido falar em Canon… 0.o).

Pouco tempo depois de anunciados os modelos  D4 e D800 da principal concorrente, a Nikon, a Canon deu sua resposta. Que a bem da verdade não foi a resposta completa, e sim a segunda parte da série de lançamentos da marca, que começou ainda antes dos citados lançamentos da Nikon, com, salvo engano meu, a C300 (e o Sistema EOS Cinema, voltado a gravações em resolução 4K), passando pela 1D X, novas objetivas e culminando na PowerShot G1X (que já expus razões para comprá-la). Agora para finalizar, a tão aguardada câmera que oficialmente ninguém sabia se seria batizada como 5D mark III ou 7D mark II, e mais uma série de acessórios novos (o flash topo de linha 600EX-RT, o battery grip BG-E11, um transmissor de dados, um disparador de flash sem fio e, ufa!, um GPS receiver). Confira os novos acessórios profissionais aqui.

As especificações são as que o site CanonRumors publicou ainda ontem (e por sinal as fotos que saíram por lá pelo visto eram verídicas):

  • sensor de 22.3 megapixels, full-size (36 x 24mm)
  • 61 pontos de foco de AF (sendo 41 cross-type, sendo 05 de cruz dupla)
  • disparos contínuos com modo silencioso e taxa máxima de 6 fps
  • sensibilidade ISO nativo de 100 a 25.600 (expansível para 50 [L] a 102.400 [H2])
  • vídeo Full HD em formato H.264 com controles manuais de áudio (64 níveis)
  • processador DIGIC 5+ de 14-bit
  • Visor ótico com 100% de cobertura
  • Selamento incrementado contra poeira e água
  • monitor LCD de 3,2” e 1.040.000 pontos, mesmo da 1D X
  • modo HDR com presets

O que posso dizer? A briga está boa, muito boa! A Canon está lutando em todas frentes, de câmeras compactas para puramente amadores (mas com GPS!) a modelos pau-pra-toda-obra, feitos para profissionais veteranos, e investindo até em captação para cinema, e como já é clichê dizer, mas é sempre verdade, os usuários é que saem ganhando, tendo mais opções, e aí é só examinar o que pretende fazer, o que pode adquirir e escolher a alternativa mais interessante em termos de custo-benefício.

Mas sem dúvida uma das coisas que achei mais bacanas neste último lançamento (digo, de câmera, já que divulgaram acessórios simultaneamente) é que mantiveram os megapixels em 22.3, indo pouco além dos 21.1 da 5D mark II, na contramão da Nikon (que preferiu pôr mais de 35MPs na D800) e da Sigma, que teve a ousadia de lançar compactas com 46MP (!). A mesma filosofia aplicada na G1X (com seus 14MP, contra os 10 da G12, de sensor 6 vezes menor) e na SX40 (12MP contra 14 da SX30).

Outra coisa que sem dúvida vai agradar em cheio é a fotometria, que agora segue o mesmo sistema de medição da 7D, da 60D e das T2i e T3i, o chamado iFCL (Intelligent Focus Color Luminosity) metering com sensor de 63 zonas e dupla camada (vermelho/verde e verde/azul). Na prática isso significa a redução dos erros de medição que ocorriam na antecessora, o que é mais do que bem vindo, já que até mesmo as câmeras de entrada da Canon já estavam vindo com o tal sistema, enquanto a 5D mark II (que é de um nível abaixo apenas das chamadas flagship) não o tinha.

Outra evolução natural foi a mudança de sistema de foco, que apesar de parecer gritante o pulo de 9 pontos de AF para 61 pontos, não o foi tanto, já que a 7D possui 19 pontos, e como a 5D é feita não apenas para possibilitar gravação de vídeos, mas fazê-lo com qualidade que atenda a profissionais da área, é compreensível o aumento de pontos, especialmente os cross-type, para ter boa manutenção de foco ao filmar.

Amostras de imagens e vídeos da 5D III podem ser vistas no site japonês da marca.

Fiquem ainda com a Press Release da Canon 5D mark III.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Alexandre Maia

Clico, viajo, olho, analiso, converso, e repito — em qualquer ordem!

Também estou no blog da D&M Photo.

1 Comentário

Clique aqui para comentar

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar