Home » Atualidade » Câmeras » Canon revela PowerShot G12

Canon revela PowerShot G12 4/5 (1)

A Canon anuncia a nova PowerShot G12 – o mais recente modelo da premiada série PowerShot G que tem merecido a confiança de fotógrafos profissionais de todo o mundo. O novo modelo proporciona excelente flexibilidade e performance, com níveis de controlo profissionais e suporte para vários acessórios.

Mantendo o design e controlos clássicos da sua antecessora, a Canon G12 foi concebida para proporcionar uma performance superior capaz de ir ao encontro das necessidades de profissionais e entusiastas de fotografia. O Sistema HS, a gravação de vídeo HD a 720p e o Hybrid IS são novas adições que proporcionam qualidade de imagem premium em fotos e vídeos, e o novo Front Dial oferece um melhor manuseamento e um controlo manual rápido. A Canon G12 é também compatível com o novo Adaptador de Filtro de Objectiva opcional, que se estende com a objectiva quando se usa o zoom, para proporcionar uma cobertura total em toda a gama de zoom.

Sistema HS: qualidade de imagem Canon premium, mesmo com luz fraca

A Canon G12 é o primeiro modelo da série G a integrar o Sistema HS da Canon – uma potente combinação de um sensor CCD de 10 Megapixels de alta sensibilidade com o processador DIGIC 4 de elevada performance, desenvolvido para proporcionar uma qualidade de imagem impressionante em todas as condições de luz, incluindo luz fraca.

A inclusão do Sistema HS permite disparos a ISOs elevados com excelente qualidade – permitindo captar imagens excepcionais em todas as condições. A sua gama de ISO mais extensa permite fotografar cenários escuros sem usar flash ou tripé – captando imagens bem expostas, usando apenas com a luz disponível. Em situações em que é necessária a utilização de flash, um ISO elevado irá permitir aos utilizadores aumentar o nível e iluminar o sujeito de forma mais eficaz. ISOs mais elevados também permitem que os utilizadores utilizem velocidades do obturador mais elevadas – congelando a acção para captar sujeitos em movimento com o mínimo risco de desfocagem.

Permitindo um maior controlo do nível do ISO por parte dos utilizadores, um dial de ISO dedicado permite agora incrementos em 1/3 stops. Adicionalmente, um ajuste do nível de ISO Automático permite pré-definir o ISO máximo que se pretende usar durante o disparo e definir a forma como a câmara selecciona o ISO para obter o melhor equilíbrio entre a qualidade de imagem e a velocidade do obturador.

Em cenários muito escuros, o modo Luz Fraca pode ser usado para aumentar o ISO até 12800, com a possibilidade dos utilizadores controlarem o ISO e o balanço de brancos para captar o ambiente de forma precisa. Os utilizadores podem ainda captar movimento rápido com a capacidade para disparar até 4.2 disparos por segundo.

Objectiva genuína da Canon com Hybrid IS

A Canon G12 vem equipada com uma objectiva grande angular de 28mm e zoom óptico de 5x, permitindo ao utilizador captar excelentes paisagens e posicionar-se perto do sujeito durante o disparo. Beneficiando da herança da Canon no design de objectivas, esta objectiva foi desenvolvida usando o mesmo processo e standards de qualidade aplicados no fabrico das objectiva EF da Canon, para garantir imagens nítidas e detalhadas apresentando no entanto um tamanho compacto, para se alojar completamente na câmara quando não está em utilização.

Contrariando as trepidações da câmara e permitindo captar imagens em condições de luz fraca, o Estabilizador de Imagem Óptico da Canon G12 permite disparos a velocidades do obturador 4 stops mais lentas do que o que seria necessário para obter uma imagem nítida.

Também presente na Canon G12 está o Sistema HS da Canon para complementar o Estabilizador de Imagem Óptico quando se fotografa em macro. A PowerShot G12 consegue focar a uma distância de 1cm do sujeito e o mais pequeno movimento lateral do fotógrafo pode afectar a qualidade da imagem, tornando difícil captar imagens sem desfocagem sem o apoio de um tripé. O IS Hybrid contraria movimentos não intencionais de mudança ou angular – dois tipos de trepidações da câmara que se tornaram mais evidentes com o aumento da magnificação da imagem.

Disparo flexível

A flexibilidade no disparo e no visionamento é assegurada pelo ecrã LCD PureColor II VA grande angular de 7,0cm (2.8”). O seu design rotativo proporciona um fácil enquadramento a partir de vários ângulos, como fotografar ao nível do chão ou acima da linha da cabeça. Para acomodar vários estilos de disparo, a PowerShot G12 também integra um visor óptico (OVF) com ajuste de dioptria, permitindo aos utilizadores adaptar o visor à sua visão. Depois da imagem captada, os fotógrafos podem utilizar o histograma RGB integrado durante a visualização para verificar instantaneamente a exposição de um disparo com detalhe.

Assuma o controlo total

Para além de disponibilizar controlo manual total e uma variedade de modos semi-automáticos, a adição do novo Front Dial proporciona acesso rápido e cómodo às definições durante o disparo. Os utilizadores podem dar prioridade ao Front Dial ou ao Multi-Control Dial traseiro como a principal forma de controlar a câmara, ou usar uma combinação de ambos. Por exemplo, o Front Dial pode ser predefinido para controlar a abertura no modo AV enquanto o Multi-Control Dial controla o balanço de brancos ou o formato do disparo, ou podem ser usados de forma independente, com o Multi-Control Dial traseiro desactivado para evitar alterações acidentais nas definições.

Para amadores avançados e profissionais, a Canon G12 também capta imagens RAW sem compressão e inclui o software Digital Photo Professional (DPP) da Canon, proporcionando a capacidade para editar imagens depois de captadas. Partilhando o mesmo ambiente de pós-produção que o sistema EOS, a Canon G12 integra-se facilmente no fluxo de trabalho do fotógrafo.

Nível electrónico e disparo Multi-Aspect

Para ajudar a fotografar a linha do horizonte, a Canon G12 integra também a nova função Nível Electrónico. Usando informação do sensor de aceleração da câmara, um indicador no ecrã permite verificar se a câmara está nivelada, na horizontal ou na vertical para assegurar imagens niveladas em ambas as orientações. Os fotógrafos têm ainda ao seu dispor a possibilidade de fotografar nos formatos  3:2, 4:3, 1:1, 16:9 e 4:5  de acordo com o seu sujeito e com a utilização que pretendem dar à imagem, permitindo-lhes escolher que composição e resultado desejam captar sem ser necessária pós-produção.

Imagens e vídeos impressionantes – vídeos em HD com som stereo

Pela primeira vez num modelo da série G, a Canon G12 integra gravação de vídeo em HD a 720p (24fps) com som stereo. O Efeito Miniatura está também disponível no modo de vídeo, adicionando uma dimensão diferente ao conteúdo de vídeo, gravando a frame rates mais lentas para obter vídeos dramáticos que parecem como modelos à escala. Uma porta HDMI integrada com compatibilidade CEC torna possível a visualização das fotos e vídeos num televisor HD e controlados directamente por telecomando.

Capte os cenários tal como os vê

Ultrapassando as limitações das câmaras convencionais, a Canon G12 inclui um novo modo de disparo High Dynamic Range, que permite captar motivos com elevado contraste com um aspecto muito próximo do modo com o fotografo os vê. Quando usada com tripé, a Canon G12 capta três diferentes exposições do mesmo motivo antes de analisar e combinar os disparos na própria câmara para criar uma única imagem.

Integrando o processamento i-Contraste, a Canon G12 permite o controlo da correcção de gama dinâmica que é aplicada na câmara para eliminar a perda de detalhe nas sombras no resultado final. Para dar realce apenas às zonas com sombras, a Correcção de Sombras está incluída, iluminando as zonas mais escuras e realçando os detalhes imperceptíveis.

Para captar sujeitos em movimento ou para ajudar a obter uma composição criativa, foi adicionado à Canon G12 um novo modo Tracking AF. Este novo modo dá aos fotógrafos a capacidade para seleccionar objectos a partir do centro do enquadramento e acompanhá-los caso estes se mexerem ou se o enquadramento for refeito.

Maiores capacidades de disparo

A Canon G12 suporta uma ampla variedade de acessórios, aumentando as possibilidades criativas e proporcionando melhores resultados em certas situações de disparo. O novo adaptador de filtro da objectiva FA-DC58B liga-se directamente ao anel da objectiva, permitindo adicionar filtros de diâmetro de 58mm da Canon – como um Polarizador Circular, Densidade Neutral, Protecção e UV. O FA-DC58B foi desenhado para se mover com a objectiva enquanto se faz zoom, evitando vinhetas com o zoom em grande angular e proporcionando uma cobertura do filtro em todos os níveis de zoom óptico.

A sua sapata é compatível com os flashes Speedlite EX da Canon, permitindo aos fotógrafos aumentar a potência do flash ou usar um flash externo através de um cabo de sapata (OC-E3) para iluminação criativa, ou experimentar diferentes técnicas de iluminação. Uma Caixa Estanque opcional proporciona protecção até 40 metros de profundidade, permitindo gravar experiências debaixo de água com um detalhe impressionante.

Para além da liberdade e flexibilidade concedida pelo controlo manual, os utilizadores da Canon G12 podem também obter uma qualidade de imagem excepcional no Automático Inteligente. Detectando o cenário e seleccionando de forma inteligente as definições adequadas, de entre 28 possibilidades, o modo Automático Inteligente usa a Tecnologia de Detecção de Cenário para proporcionar os melhores resultados em todas as condições – permitindo tanto aos fotógrafos mais experientes como aos principiantes captar excelentes imagens de forma instantânea.

Funções Eye-Fi connected

O modelo suporta funções Eye-Fi connected, permitindo upload de imagens em websites como o CANON iMAGE GATEWAY. A câmara integra uma secção Eye-Fi dedicada no Interface do Utilizador e desliga a função power-down automática enquanto o cartão Eye-Fi transmite dados – permitindo transferir conteúdo de forma fácil e sem interrupções.

Desenvolvida para fotógrafos que exigem uma qualidade de imagem excepcional em todas as áreas, a Canon G12 representa uma conjugação exclusiva de qualidade de imagem premium, flexibilidade e excelente manuseamento. Um óptimo complemento a um modelo SLR ou uma potente câmara só por si, é a compacta perfeita para profissionais e amadores avançados.

Partilhe histórias com o CANON iMAGE GATEWAY

Os utilizadores da Canon G12 podem tornar-se membros do CANON iMAGE GATEWAY, uma directoria online gratuita de partilha de fotografias e vídeos. Os utilizadores podem tirar partido de até 2GB de capacidade de armazenamento, criando espaço suficiente para centenas de imagens de alta qualidade. A pesquisa móvel é também suportada, facilitando a partilha com os amigos e a família onde quer que estejam.

Canon G12 – principais características:

  • Sistema HS
  • CCD 10Mp de elevada sensibilidade
  • Objectiva de 28mm e zoom de 5x, Hybrid IS
  • LCD rotativo de 7,0cm (2.8”), Electronic Level, OVF
  • Front Dial, Full Manual & RAW
  • Vídeos HD, HDMI
  • Modo High Dynamic Range
  • Automático Inteligente
  • Disparo High Dynamic Range
  • Disparo Multi-Aspect
  • Extenso sistema de acessórios

Disponibilidade e preços

Ainda não temos informações sobre a disponibilidade e preço da PowerShot G12, mas provavelmente será por volta dos 500-550 Euros uma vez que esta taxa seja mantida para este segmento de câmaras. Se estiver interessado em comprar a PowerShot G12 veja a sua disponibilidade nas seguintes lojas: BH Photo Video, Amazon.com, Amazom.co.uk e PIXmania.

Ao fazer as suas compras através dos links em cima, você está a ajudar o Fotografia DG a continuar a trazer as melhores dicas de fotografia. Obrigado pelo seu apoio!

Ajude-nos, avalie este artigo:

Diogo Guerreiro

Diogo Guerreiro é o fundador do Fotografia-DG e tem como objetivo a divulgação prática e profunda de técnicas, dicas e recomendações de novas tendências da área do mercado.

52 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Prezado Diogo, eu tenho uma G12. Realmente ela é muito boa. Estava querendo incrementá-la. Onde posso encontrar uma lente para ela? Vale à pena? E qual a que você recomenda?

    • Você pode acoplar conversores usando um adaptador específico para isso, mas não acho que vale a pena porque geralmente estes conversores são de baixa qualidade e interferem na qualidade de imagem além de gerar efeitos colaterias como vinheta nos cantos da imagem.

  • Olá. tenho uma Canon G12 e ela parou de funcionar. Aparece uma mensagem "erro de objetiva" e depois desliga sozinha.

    voce pode me ajudar resolver esse problema ?

  • Ola tenho uma g12 adoro minha câmera mas gostaria de melhorar o zoom, isso eh possível? Alguém me ajude por favor

  • Ola tenho uma g12 ador minha camera mas gostaria de melhorar o zoom, isso eh possivel? Alguemme ajude por favor

  • Ola……… Boa Tarde!!!!!!!!

    Me chamo Quezia

    Preciso comprar uma camera para clicar produtos pequenos para site de bijuteria.Alguém indica uma semi profissional boa?

        • Compare ambas no Comparometer, no Snapsort e no Pixelpeeper – assim poderá ver qual tem imagens melhores e etc. A Nikon costuma entregar câmeras com imagens menos ruidosas em ISO alto, mas as Canon de modelos G têm monitor articulado, o que é bem bacana para vídeo.

          Eu compraria sim a P7100, se não tivesse por prioridade fazer vídeos, já que nesse sentido a G12 ganha com seu monitor e além do mais dá pra encaixar um gravador na sapata para flash. Ideal seria uma DSLR básica para isso, mas…..

  • Olá Diogo, Sou leiga no assunto fotografia, mas sou arquiteta e estou procurando uma máquina que sirva tanto para as férias quanto para eu fotografar alguns ambientes internos dos meus projetos. Me indicaram esta G12 da Canon. Ela tem uma lente grande angular que capta melhor espaços internos pequenos? Além disso gostaria que ela tivesse um modo automático bom também. Pelo que li na tua publicação esta máquina atende estas minhas expectativas correto? Se possível me responda por email. Já existe uma substituta para a G12 ou continua sendo a última versão deste modelo? Obrigada e Parabéns!

  • A G12 é fantástica, tem uma qualidade de imagem for do comum, falando de «powershot», adoro a máquina.
    Só tenho pena que através do visor a imagem transmitida não é aquela que regista, ainda não consegui verificar a diferença para puder dar o desconto. Mas adoro a minha máquina é pequena, funcional cabe na carteira no bolso do casado, é uma excelente escolha para levar nas férias. Teresa

  • Olá Diogo, eu estou pesquisando para comprar uma câmera e já estava certa de comprar a P500 da Nikon, quando conheci a G12, pelo que observei ala é excelente, mas o zoom de 5x não é muito fraco. Adoro fotos utilizando o zoom, mas com certeza fiquei em dúvida, pode me ajudar?
    Rosana

    • O zoom da G12 é no mesmo nível de outras "compactas premium": bem menor que os da superzoom, mas de qualidade bem maior.

      Se quer uma câmera para ficar fotografando só com o zoom "esticado" melhor comprar uma DSLR básica e uma teleobjetiva, como uma 70-300mm. A Canon tem vários modelos tanto de DSLR básica quanto de teleobjetivas.

  • Bom dia, Diogo
    Sou totalmente leiga em tirar fotografias, mas gosto de ver boas fotos. Comprei um Canon SX30 IS, mas não gostei das fotos, pois só faço disparos no modo AUTO, li varios comentários que a SX30 não regula bem o ISO no modo AUTO e por isso a foto não ficam muito boa. Na G12 é a mesma coisa ou ela tem um ajuste melhor do ISO no modo AUTO? A camera é pra uso caseiro, como festas de família, fotos das crianças na escola, etc. Vc teria alguma sugestão da câmera certa para essas ocasiões? Obrigada e Parabéns pelo site.

  • O zoom de 5 vezes seria muito pouco para fotografar um show a longa distancia? Qual a melhor solução para um otimo zoom e imagem?

    A G12 possui visor ótico?

    Voce poderia me informar quanto pesa e qual o tamanho dessa camera?

    Obrigada,e parabéns!Concerteza retornarei

    • Olá Maria V,
      Eu (pessoalmente) acho que 5x ótico é pouco para se fazer fotos em close dos artistas (caso não se tenha acesso ao palco). Mesmo utilizando-se o teleconverter o zoom talvez não seja suficiente.
      Suspeito que seria mais adequado uma DSLR com uma lente 70-300mm (ou mesmo uma 400mm) ou utilizar uma Canon PowerShot SX40 HS (veja aqui uma foto com ISO 1600: . pois o sensor CMOS desta câmera entrega uma qualidade bem aceitável, talvez não o suficiente para uso profissional.
      A G12 possui visor ótico, mas não é muito exato, com erro de paralaxe muito acentuado (maior é o desvio quanto mais próximo estiver o motivo fotografado).
      A G12 é uma câmera leve, com aproximadamente 350 (não sei se é com ou sem a bateria). Dimensões: 112 x 76 x 48 mm.

  • Great blog and great article! I am a psychotherapist and former personal fitness trainer. So I have experienced the fitness industry at its rawest level. It was not a pretty picture to say the least. Many used exercise to extremes and often what developed were very intense cases of exercise addiction which did not guarantee weight loss.

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘1110010368 which is not a hashcash value.

  • O zoom de 5 vezes seria muito pouco para fotografar um show a longa distancia? Qual a melhor solução para um otimo zoom e imagem?

  • Diogo, boa tarde
    Tenho uma G12 e adoro minha máquina. Gostaria de fazer um curso de fotografia e para tanto é necessário uma maquina com regulagem manual. Que acessório você recomenda para que eu possa fazer esta regulagem?
    Agradeço a atenção.
    Melisa

    • Melisa a G12 permite fazer todas essas regulagens, manualmente, sugiro que leia o manual da sua câmera antes de tirar qualquer cursos.

  • Estou querendo comprar uma compacta.tenho uma 30d e acho muito pesada e grande para levar em pequenas viagens ou finais de semana.Estou na duvida entre a S95 e a G12.Qual comprar…me ajudem…

  • bom dia Diogo

    gostaria de obter informações complementares sobre a G-12 se possivel. bom…trabalho com pericias em edificações e o foco de minhas fotos são em geral trincas rachadura e fissuras, sendo estas ultima , em muitas vezes pequenos riscos em parede de cor clara, o que geralmente e dependendo da maquina fotografica utilizada tal fissura não aparece nas fotos ou saem embaçadas prejudicando asim o registro fotografico de tal dano. Apergunta é: A g-12 consegue fotos com definiçãonestats fissuras utilizando o zoom em ambientes com pouca luz ou com muita luz? caso negativo qual maquina vc me aconselha a adquirir para esta finalidade?

    desde já agradeço a atenção

  • Pelos comentarios e pelo post, vi que essa Camera realmente de ve ser muito boa!

    Tenho muito interesse por fotografia, e ja estava procurando algumas cameras para comprar, achei seu blog e agora estou certa de que quero essa Camera que parece ser incrivel, bem o que eu procuro mesmo, uma camera de alta qualidade e compacta!

    Seu post me ajudou muito! ;-)

    Voltarei sempre! :grin:

  • Diogo:
    já estava meio triste, pq queria uma sony DSC HX1 por causa do zoom de 20x; mas o vendedor da BH me convenceu a comprar a G12 da canon e quando fui ver, o zoom digital é de 5x. mas, ao ler suas avaliações e o entusiasmo pela G12, acho que acabei fazendo um bom negócio, não?
    abrs
    bg

  • Boa noite:

    Comprei uma Cannon G12. Estou a iniciar-me na fotografia, nesta fase pretendia apenas saber regular o balanço de brancos, a abertura da lente e velocidade do disparo para cada ocasião. Onde poderei conseguir informações P Obrigada,

  • Diogo, boa tarde.

    Gostaria de saber o que compro, se uma Canon G12 ou uma Câmera Digital SLR EOS Rebel XS (Preta) com Lente 18-55mm IS .

    obrigado pela ajuda.

  • Acabei de adquirir uma G12, um amigo sugeriu a G11 mas quando fui comprar me informaram que ja tinha a disposição a G12, gostaria de obter informações a respeito de cursos pra eu me iniciar como fotografo amador

  • Não querendo ser injusto com uma Samsung Digimax 130 que só me deixava escolher entre fotografar com ou sem flash, minha primeira câmera digital mesmo foi uma Canon Powershot G5. Depois comprei uma Canon Rebel XT e em seguida uma Canon Powershot SX10 IS. Há um mês adquiri uma Olympus Tough 8010 com a intenção de usá-la para fins mais especificos, apesar dela ter atributos e qualidade para uso geral. A Olympus tem melhorado (muito) a qualidade de suas câmeras a cada novo processador. Mas, de todas, a que mais gostei mesmo foi a G5. Foi a época mais feliz e produtiva de minha vida como Fotógrafo Amador e tenho muita saudade dela, que, de tanto ser usada, chegou ao fim de sua vida útil precocemente. Minhas pesquisas sobre a G12, juntamente com as informações que aqui encontrei, confirmam que encontrarei nela uma nova companheira de Fotografia e pretendo adquirí-la até o fim do ano. Acho que será uma espera difícil… Parabéns pelo site! Acabei de descobrí-lo e sei que voltarei sempre.

    • Paulo Hilton, desculpe a intromissão mas você citou que tinha um Canon Rebel XT, sabe se ela tira foto preto e branco, tenho uma e ainda não achei no menu. Mais uma vez, desculpe. E obrigado pela atenção!

      • Pedro, perdoe-me pela demora, mas só vi agora sua pergunta!
        Vá no menu 2 da câmera, posicione a seleção (por meio das setas) na opção "Parameters" e clique no botão "SET". Abrirá um outra janela de opções, selecione "B/W" por meio das setas (para cima ou para baixo). Configure os parâmetros de contraste (Contrast) e nitidez (Sharpness) para seu gosto e pronto! Veja este link (em inglês) direto do site da Canon explicando como fazer (com imagens): http://kbsupport.cusa.canon.com/system/selfservic
        Abraços!

  • nossa, canon arrebentou agora, a g11 ja era uma das cameras mais incriveis e compactas, agora vem a g12 melhorando a questao dos videos, que era somente o ponto fraco da g11, melhorando outros pontos, tornando um classico antes de ser lancada ate. Sem duvida minha proxima camera, FAN-TÁS-TI-CA!!!!!!!!!!!!!!!!!