Home » Atualidade » Acessórios

Canon patenteia objetiva com elemento líquido 4.67/5 (3)

Via Canon Watch

Foi revelada uma patente da Canon para uma objetiva 10-22mm f/3.5-4.5 com elemento líquido, isso mesmo que vocês leram, um dos elementos desta lente é líquido como água. Mas sabemos que uma patente não quer dizer grande coisa em termos comerciais, não quer dizer que esta lente venha a ser comercializada um dia para o grande público, não quer dizer nem que ela venha a ser produzida um dia, mostra apenas que há estudos sobre ela. Dependendo da evolução destes estudos pode ser que a objetiva venha a ser produzida a partir do mes que vem ou mesmo que nunca saia do papel.

2014_145883_fig04
Esquema da objetiva com elemento líquido divulgada pelo site japonês Egami

Lentes com elemento líquido funcionam de forma razoavelmente simples: uma corrente elétrica é aplicada a uma gota de solução eletrolítica, o que faz esta gota mudar sua curvatura e isso, consequentemente, possibilitaria alterar o foco e o zoom de uma objetiva sem a necessidade dos motores utilizados atualmente que consomem muita energia e ainda economizaria espaço. Com isso poderíamos ter lentes menores e mais econômicas, mas isso funcionaria muito bem em pequenas dimensões como câmeras de celulares que utilizam lentes minúsculas, não se sabe o quanto isso seria viável em uma grande objetiva de câmera DSLR já que é esperada uma grande distorção.

Lentes com elemento líquido não são exatamente uma novidade e mesmo a Canon já teve duas patentes anteriormente reveladas de lentes deste tipo, uma em 2012 e outra em 2013. E as primeiras informações que se tem notícia de lentes líquidas, segundo a página Info Exame, datam do século XVIII com o astrônomo britânico Stephen Gray que construiu uma lupa com gotículas de água sobre uma placa perfurada, estas gotículas ampliavam a imagem do objeto abaixo delas.

A empresa francesa Varioptic já trabalha com objetivas com elemento líquido como as Arctic 316 e Arctic 39N0 que permitem autofoco contínuo para vídeos com taxa de até 30fps e distância mínima de foco a 5cm. A lente Arctic 316 foi desenvolvida para sensores medindo 1/4 e 1/3 de polegada tornando-se uma boa pedida para dispositivos móveis. Abaixo um vídeo (em inglês) que mostra como funciona uma lente com elemento líquido.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar