Home » Atualidade » Câmeras » Canon SX30 IS

Canon SX30 IS

A Canon redefine as fronteiras da sua gama compacta super zoom com a apresentação da nova Canon SX30 IS – uma câmara de elevado desempenho com uma objectiva grande angular de 24mm e zoom óptico de 35x.

Sucedendo à PowerShot SX20 IS, o novo modelo conjuga a óptica impressionante da Canon com uma série de tecnologias de imagem avançadas, tornando-se a ferramenta ideal para entusiastas de fotografia que pretendem uma câmara all-in-one potente para os seus propósitos criativos.

Perfeita para usar em qualquer situação, a Canon SX30 IS disponibiliza controlo totalmente manual, gravação de vídeo em HD e vários modos de disparo criativos e automáticos. As suas características em termos de design, incluindo um ecrã LCD rotativo de 6,8cm (2.7”) e sapata, também permitem aos utilizadores expandir a sua criatividade, disparando de diferentes ângulos e com vários acessórios Canon compatíveis.

Canon SX30 IS

Zoom líder na classe com qualidade de imagem impressionante

O sensor de 14,1 Megapixels desta câmara permite criar impressões de tamanho A2+, proporcionando imagens detalhadas que os utilizadores podem recortar de forma criativa sem comprometer a qualidade. A extensa gama focal do zoom óptico de 35x oferece um domínio exclusivo de possibilidades criativas, expansível de 24mm a 840mm (equiv. 35mm) e captando tudo, desde imagens ultra grande angulares a telefotográficas.

Desenvolvida com os mesmos materiais e processos usados no fabrico das objectivas EF da Canon, a Canon SX30 IS exibe o inigualável conhecimento da Canon em óptica. A construção da objectiva compreende vários elementos de lentes especiais incluindo um elemento de Dispersão ultra Baixa (UD) bem como um elemento Hi-UD, compensando as aberrações de luz e garantindo uma elevada qualidade de imagem em toda a gama do zoom. Os elementos Hi-UD são normalmente usados nas objectivas de câmaras profissionais da Canon para assegurar uma qualidade de imagem máxima e reduzir o peso total da objectiva.

Uma objectiva com um zoom tão potente, constitui, por vezes, um desafio para os fotógrafos quando fotografam em luz fraca ou usando a gama telefotográfica sem utilização de tripé. Por essa razão, a Canon equipou este modelo com o Estabilizador de Imagem óptico mais potente alguma vez usado numa câmara compacta, proporcionando 4.5 stops de compensação. Este sistema lens-shift consegue, efectivamente, minimizar a desfocagem quando se fotografa com o zoom avançado ou quando não é possível a utilização de uma velocidade rápida do obturador. A Canon SX30 IS também integra motores Ultrasónico (USM) e Voice Coil (VCM) para um zoom e uma focagem mais rápidos, precisos e silenciosos que, em conjunto com o IS óptico, são aplicados em fotos e vídeos.

A nova função Zoom Framing Assist ajuda os utilizadores a manter seleccionados sujeitos distantes ou em movimento quando se dispara com o zoom avançado. Pressionando o botão de atalho dedicado, o Zoom Framing Assist recolhe rapidamente a objectiva para uma das três posições de zoom-out predefinidas – permitindo ao utilizador ver mais do cenário no ecrã e procurar o sujeito – enquanto um rectângulo assinala a área do enquadramento zoom-in original. Quando o sujeito já está novamente seleccionado e posicionado no rectângulo vermelho, o botão pode ser largado e a objectiva volta à posição de zoom original rapidamente, fazendo com que a imagem volte ao seu enquadramento inicial.

Movimento para além de imagens estáticas

A Canon SX30 IS proporciona gravação de vídeo HD a 720p com som stereo e zoom óptico total, permitindo mudar para o modo vídeo com um simples toque num botão. A focagem e a exposição podem ser desactivadas ou ajustadas durante a gravação de vídeo, enquanto um modo IS Dinâmico especial reduz os efeitos das trepidações da câmara gerados pela filmagem em movimento, produzindo uma imagem mais realista e estável. O Automático Inteligente no modo Vídeo consegue detectar até 21 diferentes tipos de cenário, avaliando e ajustando automaticamente as definições para obter uma exposição óptima, dar prioridade aos rostos e reproduzir cores fiéis. Os resultados podem ser apreciados através da ligação da câmara a um televisor HD por uma porta mini-HDMI.

Concebida para proporcionar qualidade, flexibilidade e criatividade

Para além da incrível capacidade de zoom, a Canon SX30 IS vem equipada com diversas características em termos de design que permitem aos fotógrafos assumir o controlo das suas imagens. Um ecrã LCD PureColor II VA rotativo de 6,8cm (2.7”) com uma resolução de 230k pontos proporciona grande flexibilidade em todos os tipos de cenas. Os sujeitos podem ainda ser fotografados de vários ângulos, de forma mais confortável e depois visualizados com cores fiéis e detalhe incrível. A função Quick-bright permite uma fácil visualização das imagens e enquadramento dos motivos mesmo com luz brilhante.

Para aqueles que pretendem adicionar mais variedade à sua fotografia criativa, a Canon SX30 IS possui uma sapata para a utilização de acessórios como os flashes Speedlite EX da Canon. Adicionalmente, um adaptador para filtro de lentes opcional permite a ligação de filtros de 67mm, como o filtro de polarização PL-C B de 67mm da Canon, oferecendo aos fotógrafos possibilidades quase infinitas de adicionar criatividade às suas imagens.

Para os que pretendem captar boas imagens de forma instantânea, sem se preocupar com a alteração das definições manualmente, a Canon SX30 IS integra o modo Automático Inteligente, que usa a Tecnologia de Detecção do Cenário para identificar as condições de disparo e seleccionar as definições óptimas de entre 28 possíveis. O modelo integra uma série de novos cenários, incluindo opções para motivos com sombras no rosto sob luz forte e motivos debaixo de holofotes. A Exposição Inteligente ao Flash também controla a potência do mesmo para assegurar motivos perfeitamente expostos em disparos macro e em contra-luz.

Para mais opções de disparo criativas, os fotógrafos podem usar os efeitos Olho de Peixe, Miniatura, Poster e Super Vivas para adicionar uma nova perspectiva às imagens. O Efeito Miniatura está também disponível nos vídeos, gravando a cena a uma frame rate reduzida de 6, 3 ou 1.5 fps, para criar o efeito de alta velocidade, time-lapse film  de um modelo à escala.

Guarde, visualize e partilhe histórias

Partilhar momentos especiais com a família e amigos nunca foi tão simples. A PowerShot SX30 suporta cartões de memória SDHC e SDXC, para oferecer uma grande capacidade de gravação, permitindo aos fotógrafos fotografar ininterruptamente. Para encontrar as fotos favoritas de entre centenas de imagens, os utilizadores podem classificar cada imagem na câmara, agrupando-as com outras imagens favoritas facilmente localizáveis mais tarde. A reprodução em Smart Shuffle também sugere imagens similares àquela imagem que está a ser mostrada, localizando imagens no cartão de memória que possam ter sido esquecidas ou escondidas na extensa galeria.

Este modelo suporta funções Eye-Fi connected, permitindo upload de imagens em websites como o CANON iMAGE GATEWAY. A câmara integra uma secção Eye-Fi dedicada no Interface do Utilizador e desliga a função power-down automática enquanto o cartão Eye-Fi transmite dados – permitindo aos utilizadores transferir conteúdo de forma fácil e sem interrupções.

Partilhe histórias com o CANON iMAGE GATEWAY

Os utilizadores da Canon SX30 IS podem tornar-se membros do CANON iMAGE GATEWAY, uma directoria online gratuita de partilha de fotografias e vídeos, tirando assim partido de até 2GB de capacidade de armazenamento e criando espaço suficiente para centenas de imagens de alta qualidade. A pesquisa móvel é também suportada, facilitando a partilha com os amigos e a família onde quer que estejam.

Canon SX30 IS – principais características:

  • Zoom ultra grande angular de 35x
  • Estabilizador de Imagem Óptico (4.5-stops), USM, VCM
  • CCD de 14,1 MP
  • Visor LCD rotativo de 6,8 cm (2.7″), EVF
  • Vídeos HD, HDMI
  • Automático Inteligente
  • Modos Manual, Luz Fraca e Efeito Miniatura
  • Zoom Framing Assist
  • Servo AF/AE
  • Extenso sistema de acessórios

Disponibilidade e preços

Ainda não temos informações sobre a disponibilidade e preço da Canon SX30 IS, mas se estiver interessado em comprar esta câmara veja a sua disponibilidade nas seguintes lojas: BH Photo Video, Amazon.com, Amazom.co.uk e PIXmania.

Ao fazer as suas compras através dos links em cima, você está a ajudar o Fotografia DG a continuar a trazer as melhores dicas de fotografia. Obrigado pelo seu apoio!

Ajude-nos, avalie este artigo:

Diogo Guerreiro

Diogo Guerreiro é o fundador do Fotografia-DG e tem como objetivo a divulgação prática e profunda de técnicas, dicas e recomendações de novas tendências da área do mercado.

107 Comentários

Clique aqui para comentar

    • Nitidez não é o forte de câmeras superzoom, use apenas o ponto de foco central e faça o enquadramento das fotos de acordo com esse ponto. É normal em toda superzoom se perder um pouco de nitidez conforme se aumenta o zoom.

  • Boa tarde, possuo uma Canon SX30 IS e a mesma está me apresentando um problema de aparecer as imagens de ponta cabeça, não sei que faço pois utilizo bastante a câmera.

    Alguém pode me ajudar?

    • Não, a SX30 é uma câmera tipo bridge: o corpo dela imita o de uma DSLR, mas ela não é uma nem é de objetivas intercambiáveis, ou em outras palavras, não "troca lentes".

  • alguém poderia me ajudar a encontrar um Flash Externo para minha camera é a Canon SX 30IS
    não acho em nenhum lugar para comprar.

  • Estou com dúvidas e queria saber sua opinião, estou entre a Canon powerShot SX 30IS ou a Canon POwershot G12. Sou amadora e queria tirar fotos melhores, essa é a finalidade da câmera. Pode me ajudar?

  • Na minha SX30IS, para fotos de NOITE dentro de casa em coloco no modo TV com a velocidade 1/20, ISO 100. Se quiser alcançar pessoas ao fundo, numa mesa com pessoas jantando, por exemplo, eu aumento o ISO para 400. As fotos ficam ótimas. Para fotos de DIA tiradas com zoom , se a pessoa estiver em movimento, eu seleciono "Esporte", e se o motivo estiver parado por exemplo flor, pássaros e pessoas eu seleciono "Automático" ou "Paisagem" ou "P" balanço de branco automático.

    • Me parece mais prático entender o porquê que uma foto presta assim ou assado do que memorizar isso tudo… a;iás, tenho certeza disso, e vou além: entendendo o porquê, seria capaz de fazer fotos acertadas com qualquer câmera.

  • OIII GOSTARIA MUITO MUITO DE SABER TAMBÉM SOBRE A CAPA SUBAQUATICA PARA SX30 IS….OBRIGADA A QUEM AJUDAR!!!

    • Dri Paes, a caixa-estanque oficial da Canon SX30 não existe, mas ocorre que marcas alternativasfabricam este tipo de acessório, e com certeza pelo menos uma delas fez um modelo para a SX30. Dá uma buscada.

  • olá, será q tem como vcs me ajudarem sobre a canon sx30?
    ñ sei nada de fotografia, mas quero aprender…gostaria de saber se tem outra maquina q é boa em tirar fts a noite e em shows q ñ seja mto cara…pq eu só quero aprender em uma "até" básica, + ou – no preço dessa canon..minha mãe vai comprar em miami…obrigada!!

  • Não creio que o problema seja este, minha SX30IS não tem nem 20 dias. A bateria é novíssima, e apresenta este problema desde a primeira vez que eu liguei. Vou ver se acho uma autorizada para ver o que faço.

    • Eu tb estou com o mesmo problema! Ligo e desligo algumas vezes e volta ao normal… Mas é um problema muito chatinho mesmo. Se alguém tiver uma solução por favor me contacte.

          • Tenho uma Canon PowerShot SX30IS que apresenta o mesmo problema ! Começou ocasionalmente , depois foi aumentando e agora não consigo mais usar ! Comprei uma bateria nova pois me alertaram que poderia ser bateria e o problema presiste. Mandei para a Assistência Técnica em São Paulo e o orçamento foi absurdos R$ 1.200,00!!!! Obviamente não consertei …. Mas minha câmera tá parada e sem solução. REVOLTANTE !

  • Pessoal, tenho a Canon SX30 e fiquei um pouco descepcionado com fotos noturnas. A qualidade não ficou boa . Por exemplo, se tiro foto de uma pessoa andando e mexendo os braços, fica a sobra dos braços. Como resolvi isso ? Comprando um flash externo nos EUA, odne paguei uns 500,00 reais. Pelo que parece, a Canon exige muita luminosidade para que as fotos fiquem boas. Por isso que várias pessoas nesse fórum relatam que durante o dia, as fotos ficam boas. Espero ter ajudado !!

    • Oi Marcio, nas festas do Natal que tinha muita gente eu só usei o Modo TV 1/20, ISO 100. Num aniversário na praia, de noite no pátio eu usei Modo TV 1/20 e ISO 400.

    • Usando velocidade baixa na exposição (ex: 1/25) é natural que fiquem "rastros" dos movimentos das pessoas, e isso ocorre com câmera de qualquer marca. Procure usar menos os modos automáticos à noite, que tendem a deixar a velocidade lenta.

  • Diogo tou num grande dilema! entre uma bridge sx 30 is ou uma reflex 1100 d ou 550 d!
    sou um iniciante em fotografia e o uso da maquina vai ser de fim de semana e férias!!
    qual a tua opiniao?

  • EU GOSTARIA DE SABER SE ESSA CONON SX30 E BOA PARA FOTOS ANOITE ESTOU EM DUVIDAS SE DEVO COMPRALA POR QUE NAO ENTENDO NADA DE FOTOS OBRIGADO JESUS TE ABENCOI AMIGO OK

  • uso muito ela a noite, e se configurar direitinho a velocidade e abertura, ficam muito boas… excelentes! sem reclamações dessa camera maravilhosa!

  • boa noite. Eu comprei uma x30 ontem e tirei algumas fotos tanto de dia como noite, as fotos de dia sao ate boas, mas as fotos a noite sao pessimas ficam todas borradas e desfocadas quase na maioria.
    Eu ja configurei tudo pra ver se era alguma configuração mal feita, mas nada consegui!
    Queria saber o que devo fazer, tem alguma configuração adcional que posso realizar pra fim de melhorar a qualidade diurna e noturna?

    • Tiro fotos noturnas com a minha e saem todas muito boas,
      se vc souber configurar abertura e obturador no modo manual (M)
      Não precisará nem do flash.

  • a camara é 5 estrelas, para aprender a fotografar é o melhor devido as explicacoes que a propria camara dá nos diversos modos manuais. a noite com um flashe externo tira fotos tao boas como qualquer outra. e o melhor. posso tirar uma fotografia em macro de 0mm as antenas de uma formiga e logo de seguida um grande plano da lua. sem andar cheio de objectivas atras. uma camara todo o terreno.

  • PRECISO SABER QUAL CONFIGURAÇÃO USAR NA MINHA CANON SX30 IS PARA IMPRESSÃO SEM BORDAS E SEM CORTES NA IMAGEM;

      • O problema é o seguinte: todas as fotos que eu tiro com a canon sx30is saem no formato 4:3, isso significa
        que na hora da impressão em tenho duas alternativas:
        1. Imprimir com bordas brancas para nao haver recorte das fotos;
        2. Imprimir as fotos recortando pedaços dela;

        Eu nao quero que haja recorte para não perder uma parte daquilo que fotorafei e as bordas brancas, nao acho bonito. Portanto se tiver opção de configurar a canon sx30is para tirar fotos na proporção 3:2 que é a mesma utilizada na revelação dos filmes meu problema seria resolvido. O problema é que não sei se existe possibilidade de configurar para este padrao de 3:2.

  • Pessoal qual a maquina que temos hoje que se sai muito bem tanta no dia como na noite….preciso comprar uma ate o dia 17/06 estou indo a Gramado RS…preço entre 1500,00 e 3.000,00

  • essa camera e boa para tirar foto a noite?
    e verdade que zoom dela e mais ou menos 840 metros ???? satisfarção ate mais

  • Ao pessoal que está cheio de dúvidas, minha contribuição:
    – Essa é uma câmera intermediária, ou "bridge". Não é uma relfex DSLR, não troca lentes e nem mesmo pode ser considerada uma câmera semi-profissional.
    – Seus pontos fortes são o excelente zoom e sua grande versatilidade.
    É importante não depositar uma expectativa exagerada sobre o potencial dessa câmera, principalmente em situações com pouca luz.
    Espero ter contribuído.

  • Gostaria de saber, se com a canon PowerShot sx30is posso obter profundidade de campo como nas DSLR?
    Ogrigado

  • Comprei uma CANON Powershot SX30 IS na CHOIX STORE e recebi ontem. Chegou com 1 dia útil. Realmente a máquina é um espetáculo! Como a amiga aí acima falou a máquina é “foderosa”. rssss Para quem tiver interesse fica aí a dica. Fui muito bem atendido lá. Ah, ainda ganhei um case para a máquina e acessórios.

  • Eu comprei a CANON SX 30 IS há 1 mês, mas NÃO FAÇO IDEIA DE COMO USÁ-LA para tirar fotos lindas, com o primeiro plano nítido e o fundo desfocado, quais funções usar para tirar foto de pôr-de-sol ou em dias claros demais, para tirar fotos à noite que fiquem com cara de fotos profissionais,etc…o manual é mt fraquinho…não sei onde acerto Distância Focal, Profundidade de Campo, balanço de branco é mal explicado no manual tb. Ou seja, tenho uma máquina “foderosa” e não sei tirar proveito dela…triste…

  • Gostaria de saber se o zoom digital pode ser usado junto com o óptico, ou apenas aproxima com o digital depois de ja ter batido (canon sx30)
    desde ja agradeço a resposta.

  • Canon PowerShot SX30 IS?

    Vou comprar essa câmera, e gostaria de saber um pouco mais sobre ela. Gostaria de informações de quem tem, e usa! Como é a qualidade com fotos batidas a noite e etc.. Gostaria de saber se quem tem, esta satisfeito com ela! Quais suas maiores qualidades, e defeito!

  • Olá Diogo, sou apaixonada por fotografias e faço alguns trabalhos como book’s, principalmente femininos, mas nada profissional, apenas por hobby, até que trabalho com máquina digital comum. Estou pesquisando para adquirir uma semi ptofissional e goste,i pelas característcas, da Canon SX30 IS de 14.1 mp e 35x zoom, meu foco principal não é o zoom e sim a qualidade da foto principalmente para edição. Se essa máquina for boa como aparece nas propagandas da internet me confirma ou me indica algumas na feixa de preço dessa, posso investir em torno de R$ 1.300,00. Por favor me ajude. Obrigada. Estou com muitas dúvidas entre Nikon e Canon por não conhecâ-las.

  • Olá Diogo! Em se tratando de fotografia digital, ainda sou meio leigo, apesar de amar fotografar. Tenho uma Sony H20 e agora comprei uma Canon SX30is! Percebi no meu amadorismo que a qualidade de imagem da Sony aparentemente é superior no visor e também parece ser mais próxima que a da Canon. Gostaria de entender tecnicamente o porque dessa diferença, e no fim das contas, na sua opinião, quem é melhor, Canon ou Sony? Desde já agradeço sua atenção…

  • Olá Alexandre, se possivel coloque a sua questão em nosso fórum. Como deve calcular recebo diáriamente centenas de perguntas sobre equipamentos em meu email e aqui mesmo no portal e fico sem tempo para responder a todo o mundo. Se procurar lá no fórum vai ter já uma grande ajuda em alguns tópicos já abertos e no caso de não responderem totalemtne à sua questão abra um novo que tem grandes profissionais lá que o vão ajudar, incluindo eu que dou uma saltada lá também. Abraços

    Endereço do forum: http://www.forumdigitalfoto.com

  • Caro Diogo …..

    Por favor estou em duvida entre a canon sx30is, a sony HX1 e a nikon P100…..

    Queria saber se elas fazem fotos nitidas de perto tb ..tipo de um dente ??

    Se elas tem disparos rapidos ……tipo 10 fotos por segundo ???

    Se todas possuem aquele sistema de foto panoramica ??

    É verdade q a sx30 não fotografa bem a noite ??? e tipo foto normal de rosto ….fica legal ??

    Agurdo ancioso as rspostas e já lhe agradeço

    Alexandre

    • Eu tenho uma SX30IS e uso muito em especial à noite e antes do romper da aurora. Para fotografar à noite, convém colocar em Modo C1 ou C2, e definir o brilho para -1, e o tipo de iluminação, reduzindo-se assim a intensidade luminosa, o qual faz com a imagem desfoque. Apesar de ser mais estável que a SX20IS, que requer um tripé, a SX30 IS não necessita, porém se usar vair obter melhor resultado.

  • Gabriela para fazer um curso profissional o melhor será comprar uma câmera profissional, ou então também lhe indico a G11 da Canon. Passe pelo nosso fórum e coloque a sua questão para que possamos aprofundar mais o assunto e até já existem tópicos a falar +/- do que precisa.

    kleber sem problemas!

    O nosso forum está em http://www.forumdigitalfoto.com

  • Diogo, antes d tudo desculpe pelo Leonardo, e muito obrigado pelos links, pois como disse ñ entendo nada d fotografia, mas depois q comprei a sx30 peguei gosto pela arte de fotografar, e achei muito show d bola esse site, e a atenção q é dado as pessoas q aqui frequentam.

    Diogo, o q vc acha sobre a canon sx30is, particularmente, sobre a qualidade das fotos, e se tem algo q não seja bom nessa máquina.

    Bom agora vou estudar mais sobre fotografias, e mais uma vez muito obrigado.

  • Diogo, obrigado pela dica, desculpe pelo Leonardo, vou ver os links, espero poder ficar contente com a sx30is, pq sinceramente se não for pelo mal uso q estou fazendo, fiquei decepcionado com a máquina, pois d dia ela faz fotos incriveis, ainda mais utilizando o zoom, fotos d paisagens, retratos, não vi fotos mais perfeitas, mas a noite as fotos não ficam boas.

    Vou explorar melhor a sx30.

    Agradeço pelas dicas mais uma vez.

  • Olá! Eu sempre fui apaixonada por fotografia e agora resolvi comprar uma camera e usa-la como hoby mais depois de compra-la fui para as ruas tirar fotos de paisagem e até tirei algumas fotos da minha subrinha que é bem fotogênica, e resolvi me aperfeiçoar na área,achei aqui em floripa alguns lugares que dao cursos mais um pré requisito é Recomendável possuir câmera digital reflex com modo manual de controle de velocidade, e diafragma. e ai fiquei em dúvida a Sx30 possui esse requisito? se eu fizer esse curso sou me prejudicar por falta de ter essas funções??

  • Caro Leonardo, comprei uma canon sx30is a dias, sou leigo em fotografia mas estou aprendendo muito em fóruns com dicas, apostilas, peguei gosto pela foto, mas vou ser sincero, pq a canon nas fotos a noite são terriveis para focar, e não saem boas, qualquer movimento ela desfoca e sai borrada, mesmo usando ela no automático para facilitar, onde estou errando, uso muito em cenário com pouca luz, pois ñ sei ainda trabalhar com obturador e tempo de exposição, logo aprendo, me dê uma dica para melhorar as fotos do entardecer p a noite, pois d dia ela é maravilhosa.

  • Tenho 2 câmeras Canon uma SX 10 IS e outra SX 20 IS e ambas apresentam o mesmo defeito (erro de objetiva) e pede para reiniciar a câmera toda hora. Gostaria de saber se há conserto para este defeito e se aqui no rio de janeiro há alguma loja autorizada canon.

    • Olá! Uso a minha sx30is a anos e apresentou esse problema hoje. Estou tentando ligar e ela nem liga, dando esse erro de objetiva e pede que reinicie. Tem alguma forma específica de reiniciar a câmera? Ou é só desligar e liga?

  • Tathiana a Canon SX30 IS é um câmera “bridge” e não permite trocar a lente.

    Câmeras “bridge” – O motivo é visto no ecrã LCD e a objectiva é fixa o que faz com que não entre pó no sensor. Estas câmeras por vezes possuem objectivas zoom com grandes alcances.

  • ola boa tarde,

    tenho uma canon sx30is, acabei de comprar, e gostaria de receber dicas de lentes compativeis para esta camera. sou fotografa amadora, mas quero me profisionalizar. todas as lentes e media de preço seriam bem vindos.

    agradeco a atencao.

    ate breve…

    • Essa maquina não tem como você trocar a lente pois a lente dela é fixa,porém ,com um zoom de 35 vezes você não prescisa de outra lente uma vez que ela equivale a uma de 24mm a 840mm

    • Olá Tathi, existem algumas lentes(mais zoom e efeitos) e filtros(uv, polarizado) para adaptar nessa camera, é necessario um anel adaptador para alguns acessorios, mas não vira uma DLSR ou Reflex, essa camera é superzoom, categoria diferente, All in on, muito boa dentro da faixa de preço, acabei de comprar a minha, agora se vc quer profissionalizar com o tempo terá que investir alto, pois as Reflex, que trocam lentes, sao caras e necessita uma lente para cada fim, lentes de 2mil as vezes, Grande abraço
      Danilo J. Rio de Janeiro-Brasil

  • Não entendo nada de foto, mas sempre quiz ter uma camera com muito zoon. Quando vi esta camera, disse pra mim mesmo, é esta. Antes de qualquer coisa verifiquei em vários fóruns, na maioria, pessoas que são entendidas disseram que esta cam não tem fotos muito boas e que também seu maior problema é uma grande quantidade de megapixel para um sensor pequeno. Então, seguindo mais adiante, percebi que eles comparam com outras cameras, especialmente com a panassonic FZ10, FZ35, outra da Nikon Coopix P100, ambas com super zoon. Porém sempre tem alguém que fala bem dessa e mau daquela, fiquei com mais dúvidas que antes de procurar maiores informações do produto.

    Agora, me corrijam se entendi certo: A camera que é boa pra fotografar de dia é ruim pra fotografar a noite, e vice-versa, e se optar por uma com super zoon, a qualidade para fotografar normalmente sem zoon, seja de dia ou a noite fica prejudicada, tudo isso porque não tem uma camera que contenha os benifícios para todas situações.

    Mais uma pergunta: Como disse, não sei fotografar e não entendo nada de cameras, mas gosto muito de fotografar, minhas fotos geralmente são de familiares em ocasiões de festas, (dia e noite) mas adoro fotos de natureza também por isso precisava de uma máquina com maior zoon, QUAL CAMERA PODERIA COMPRAR QUE MAIS SE ENCAIXASSE EM MINHA NECESSIDADE? numa média de preço de mais ou menos 1.100,00. Obs, tenho uma Sony h-10 pra quebrar o galho, mas já está na hora de pegar algo melhor, porém talvez de pra alternar as fotos com ela e a outra que vier comprar. Preciso de ajuda. Obrigado pela oportunidade de manifestar-me aqui.

    • a foto é ótima! depende de quem fotografa…. até uma simples gera boas fotos! compre conforme suas intenções…..

  • essa camera realmente é a melhor ñ tem nada que se compare se vcs souberem uma melhor me avisem!!!!!!!!!!!!

    • Tá brincando, companheiro. A Sony HX 1 é muito superior. Tenho as duas e sei o que estou dizendo. A Canon SX 30, no manual, é pior que uma compacta baratinha. Se quiser comprar a minha te vendo por 700 reais. Está novinha está comigo há 24 horas.

      • Eu tenho ela e posso dizer que ela é muito inferior ao que eu esperava. Concordo com o camarada, a imagem dela tem muito ruído o zoom é legal mas não compensa.

    • Legal muito boa
      Mas gravar algo super importante e a camara aparece cartão cheio, sem imagem e perde tudo. sem saber o que fazer, pode ser muito linda, Mas e as fotos? e o que filmei? mada o cara saltar novamente do predio e far porio morto que acabou de se matar qu não valeu e repetir a cena?
      Cartão SD classe 10 Maquina Canon
      vou continuar com minha filmadora e meu celular pelo menos eu sei que vai gravar e salvar.

  • 30 fotos grátis na 1a compra