Home » Atualidade » Câmeras » Canon lança Canon T4i / 650D

Canon lança Canon T4i / 650D 3.5/5 (4)

- Última Atualização a: 13/06/2014

Sexta-feira (08) foi um dia muito bacana, e não falo do prazer que costuma ser uma sexta-feira para quem não trabalha cedo no sábado. Falo do lançamento da Canon, que resolveu entrar de cabeça na era touch da fotografia, lançando a câmera Canon T4i /650D (Brasil/Europa) com usabilidade tão tátil que já tem quem queira apelidá-la de iCanon.

E como se não bastasse esse ingresso da marca no mundo da interação por toque (e não bastava mesmo, já que a Sony, outra titã do mercado, já havia feito isso), resolveram um velho problema: o autofoco (AF) deficiente nas câmeras da linha xxxD, especialmente em vídeo.

Uma touchscreen não era mais algo novo no mercado fotográfico, mas ao que os vídeos indicam, a Canon quis tornar a coisa realmente interessante na Canon T4i, de modo que deslizar o dedo na tela de sua câmera fosse tão bacana e intuitivo quanto usar um iProduct (iPad, iPhone…) – incluindo suporte a multitouch, como bem indica o press release e foi demonstrado pelo CNet. Juntando isso com a possibilidade de mudar o ângulo do monitor de 3”, que já existia na sua antecessora, a T3i/600D, temos uma bela facilidade para quem quer tirar fotos ainda mais facilmente, especialmente fotografia noturna, quando nem sempre é possível ver com clareza os botões da câmera, e lanternas podem não ser bem vindas (fotografando animais perigosos, por exemplo).

Falando em melhorar o que já era bom, o LCD continua tendo a já tradicional e ótima resolução de 1,04 milhão de pontos das últimas câmeras da Canon, garantindo, ainda, uma definição maravilhosa para os amadores e profissionais que queiram fazer uso desta pequena grande câmera que só é considerada “de entrada” porque as outras são de soltar palavrão de tão boas ao que se prezam. A propósito, desconfio que a Canon quando lançar a sucessora da T3/1100D vai manter o monitor de toque como diferencial e não colocá-lo na 1200D (ou será 1150D?).

Como eu ia dizendo… o “velho” monitor continua, agora reconhecendo toques e gestos, mas além disto, a Canon não esqueceu-se de algo que era fonte de reclamações (minhas, inclusive) e tratou de sanar a falha: o sistema de AF bastante ruidoso e ineficiente em modo LiveView, fosse para fotografar ou para manter assuntos focados numa gravação de vídeo. Resolveram a questão acrescentando os mesmos 9 pontos de foco cross-type das xxD (a exemplo da elogiada 60D) e ainda uma nova linha de objetivas, com motor que denominaram de stepper motor (STM), inaugurada pela 18-135mm STM e uma curiosa 40mm f/2.8 STM estilo pancake (ultracompacta e leve). Enfim, chega de estar gavando aquele vídeo precioso e ver que o assunto saiu de foco e para que ele volte a ficar em foco você precisa aturar um autofoco ruim, ou ter que utilizar o foco manual, e aí mudar as mãos de posição para desligar o AF e rodar o anel de foco… os aspirantes a cineastas usuários da Canon certamente estão agora bastante ansiosos para adquirir sua T4i (se não já adquiriram a 60D ou outra, claro).

Isso torna a Canon T4i a primeira EOS a ter um sistema duplo de foco, que permite não apenas manter assuntos em foco ao fotografar, mas também ao filmar, e junto com o processador Digic 5 (outra “novidade” que veio das câmeras mais avançadas e da compacta G1X), clicar enquanto filma com qualidade. Tão bom é o processador que ele permite ainda disparar 5 fotos por segundo, facilitando bastante a vida de quem adora/precisa fotografar motivos com bastante velocidade mas não pode pagar por uma 7D, por exemplo. A T3i tinha fps de 3.7, enquanto que a 7D faz 8 fotos/segundo, e assim a T4i torna-se um interessante ponto intermediário nessa questão, igualando-se à lendária Nikon D90.

Outro recurso novo que não é de todo original, e este já era característica muito citada por defensores da Nikon – de novo ela -, é o disparo de flash remoto sem fio e sem transmissor dedicado ou uso de flash pop-up como disparador. Ou seja, um Speedlite Transmissor integrado à câmera, sem crescimento de seu corpo. Agora os canonzeiros podem finalmente dizer “ei, eu também posso fazer isso” e explorar bem mais as possibilidades de disparar remotamente seus flashes sem necessitar de triggers, rádios ou outro transmissor. Ao menos é o que espero para a maioria das situações – não devem demorar a aparecer os testes deste recurso, assim como de tudo que a câmera tem, mas estou confiante.

De minha parte acho que agora será até mais custoso pôr em prática a Técnica dos 3 Nãos pra não comprar esta câmera!

Principais características da Canon T4i / 650D:

  • Sensor híbrido CMOS de 18 MP, tipo APS-C (fator de corte: 1.6)
  • Grava vídeos em Full-HD com controles manuais e AF contínuo
  • 5 fotos/segundo em modo de disparo contínuo
  • Monitor LCD Clear View II com tela tátil
  • Sensibilidade ISO 100-12.800, expansível a 25.600
  • De 9 puntos AF de área amplia
  • Transmisor Speedlite Integrado

Ajude-nos, avalie este artigo:

Alexandre Maia

Clico, viajo, olho, analiso, converso, e repito — em qualquer ordem!

Também estou no Atelliê Fotografia.

158 Comentários

Clique aqui para comentar

  • O artigo cumpre o seu papel de informar. Não vejo como relacionar críticas ao produto ao artigo em si. O artigo é claro e bem escrito. A opinião sobre o produto é tão-somente isso: OPINIÃO! Parabéns pelo texto, Alexandre.

  • Alexandre, seu post é um pouco antigo e não consegui encontrar nada mais recente. Queria uma indicação de uma canon touch, qual modelo devo comprar???
    Att

  • Oi pessoal sou eu de novo!!
    Então o alexandre me mandou uma dica de um forum,mas não achei nada.
    Não sabia que é tão dificil ,meu lema é o mesmo qual a maquina certa para lente 100-400 canon branca para fotos de surf,tem mais alguem pra me ajudar? Abraços

  • Pessoal sou uma iniciante , vou comprar a lente 100-400 zomm canon,e estou em dúvida qual camera comprar!! Achei a 5d e a 7d um pouco cara,pois ja vou investir um pouco nessa lente (o porque dessa lente?)
    Quero fazer fotos e videos de SURF,fotos essa que quero depois ter qualidade para fazer posters.
    Quero uma camera que tenha um batimento legal,por favor me ajudem pois não consigo achar nada sobre maquinas para surf na internet,obrigado. Eva.

  • Bom o que eu posso dizer e que a canon e uma excellente marca de produtos fotograficos e tudo depende para o fim que se destina!!!! o seu perfil deve se tracado minuciosamente para que chegue no modelo adequado ao seu perfil e ao seu bolso! e como tudo na vida tem seu preço claro uma camera intermediaria nao vai custar o mesmo que uma de ponta!!!! eu sou um apaixonado pela marca a 18 anos e nao troco por nada!! mais o que me deixa estarrecido sao os comentarios absurdos que algumas pessoas escrevem que tem o prazer de criticar sem ao menos nada entender de patamar de cameras fotograficas!! se vc e iniciante a t4i e simplesmente fantastica vai atender tudo o que vc precisa no seu patamar!!! agora se vc quer uma maquina mais robusta que aguente o tranco e que te atenda em seu patamar mediano compra uma 5D mark3 ,agora se vc quer uma maquina maravilhosa que vai atender a tudo o que vc quer em qualquer quesito compre uma canon 1dx !! a diferenca e que a primeira em questao custa o corpo U$500, a segunda opcao por U$2500 e a terceira por U$8000 Dolares! ou seja existem criticas que dependem do seu poder de compra!! vc nao pode querer exigir de uma maquina de U$ 500 dolares o que uma de 8ooo sera capaz de te dar!! e vc que nao pode dar a canon o valor que se deve pagar em uma camera que valham suas exigencias!! francamente!

  • Sou iniciante e estou pesquisando uma câmera para comprar nesse final de ano. Estou há um ano com uma semi-profissional Nikon, e estou querendo comprar uma profissional Canon, porém minha dúvida é: escolho a t3i ou a t4i? A lente que procuro comprar inicialmente, independente do corpo escolhido, é a 18-135mm, que já me foi recomendada.

    Gostei bastante do artigo, e me seria útil conselhos de quem possui experiência no assunto.

    Obrigada e abraço a todos!

  • Bom, vamos aos PONTOS POSITIVOS:

    – Em relação à QUALIDADE DE IMAGEM DE FOTOS E VÍDEOS, sabendo configurar bem o ISO, abertura e tempo de exposição, dou nota 9,0. A qualidade é EXCEPCIONAL, porém as imagens ainda têm aquela característica peculiar das câmeras Canon, que possuem uma certa suavização de cores e tons, ao contrário das Nikon, que (no meu ponto de vista) têm uma definição/nitidez um pouco maiores, mas pouca coisa…

    – Pude perceber uma melhora significativa quanto à REDUÇÃO DE RUÍDO em ISOs altos e situações/ambientes com pouca luz, acredito que esta melhoria é gerada pelo novo processador DIGIC 5 que, conforme informações da própria Canon, reduz em "até" 75% o nível de ruído nas imagens (acho que exageraram um pouco neste percentual, rs…). Em relação à sua antecessora, a T3i, que utiliza o processador DIGIC 4, pelo que pude constatar, parece que dá para perceber o ruído reduzido apenas em ISOs maiores. Em ISOs menores a qualidade é muito semelhante, praticamente igual à T3i. Essa redução de ruído foi um dos pontos que me fez decidir pela T4i ao invés da T3i, além do microfone estéreo, quantidade de fps (quantidade de disparos contínuos de fotos) e algumas opções como o modo "foto noturna sem tripé", que vou falar abaixo.

    – Algo que merece, no meu ponto de vista, um destaque muito grande é a função de "FOTO NOTURNA SEM TRIPÉ", em que a câmera dispara 4 fotos e junta todas em uma única foto (o processo é muito rápido!), com muito mais definição (nitidez), praticamente nenhum ruído e sem borrões, tremidos, etc. Uma verdadeira mão na roda! Fiquei muito impressionado com os resultados que obti em fotos com ISO 5000, 6400… (isso em uma DSLR de entrada, como é o caso da T4i…), apenas informando que, nesta opção o ISO é configurado automaticamente, pela própria câmera, mas o resultado é realmente muito bom.

    – Outro ponto positivo é o MICROFONE ESTÉREO, ao invés de mono (como era no caso da T3i), que já permite gravar áudio com uma qualidade bem melhor, mesmo estando localizado na parte superior da câmera, próximo ao flash "pop-up" (flash embutido da câmera).

    Vou usar a câmera mais para fotos e apenas eventualmente para vídeos, mas acho legal ter uma câmera que já pudesse segurar a onda em relação à uma boa qualidade de vídeo e também áudio estéreo.

    – Nas demais funções, com exceção do modo "HDR", que também executa disparos contínuos rapidamente e junta tudo numa única foto (sinceramente não cheirou, nem fedeu este recurso…), nas demais funções ela é muitíssimo parecida com a T3i, mas com um olhar mais detalhista eu percebi que estas vantagens já fazem uma diferença para alguém como eu que está mais preocupado com a qualidade das imagens.

    – Em relação ao LCD TOUCH SCREEN: para selecionar um ponto de FOCO tocando na tela é exageradamente simples e realmente rápido num momento de precisão, ou seja, acho que é o melhor recurso que posso ter com o touch, facilita e agiliza… mas tirando isso, o resto é realmente "perfumaria", apenas mais do mesmo, não faria falta se não tivesse.

Carrinho