Home » Atualidade » Rumores

Um possível futuro adaptador tilt-shift para Canon

Objetivas próprias para fazer o efeito tilt-shift são bastante caras, apenas profissionais em fotografia de arquitetura (ou aficcionados com muito dinheiro) podem tê-las, mas a Canon mostra que isso pode mudar

Foi revelada recentemente uma patente da Canon que mostra uma espécie de adaptador tilt-shift para qualquer objetiva EF, o que significa que em vez de comprar uma das 4 únicas objetivas próprias para TS que a Canon possui (17mm f/4, 24mm f/3.5, 45mm f/2.8 e 90mm f/2.8) você pode ter um dispositivo que transformará qualquer objetiva EF que você tiver em uma tilt-shift. Isso deve desonerar bastante o seu bolso porque, por mais que tal adaptador também custe um pouco caro (não se iludam achando que custará uma ninharia) ele poderá transformar todas as suas objetivas EF em uma tilt-shift, se você tiver 4 objetivas serão 4 objetivas tilt-shift. O artigo não menciona nada sobre objetivas EF-S, aquelas que normalmente são um pouco mais baratas e exclusivas para câmeras Canon com sensor APS-C, o que leva a crer que provavelmente seja necessária uma câmera full frame para utilizar tal dispositivo.

Esquema representando lente, adaptador e câmera
Esquema representando lente, adaptador e câmera

O projeto é um tanto engenhoso (daí vem o fato de eu achar que não será nada barato) e tem suas vantagens em relação a alguns adaptadores que já existem no mercado, que são totalmente manuais: a patente prevê que o adaptador possua sua própria CPU e faça uma ponte comunicando-se eletronicamente com a lente e com o corpo da câmera, mas não será necessário nenhum elemento óptico entre eles. O que será preciso para a “mágica” acontecer é um recorte no sensor reduzindo a resolução usada para criar as imagens. O Photography Bay utilizou como exemplo uma Canon 5Ds R e uma 16-35mm f/2.8L II USM estimando aleatoriamente que haja uma redução de 50 para 32 megapixels (a escolha foi aleatória pois tal cálculo não foi fornecido na patente), mas a patente também sugere que seja utilizada a estabilização de imagem embutida em algumas lentes para mover o círculo de imagem com o adaptador reduzindo drasticamente ou eliminando a necessidade de redução de resolução. Se bem que tal dispositivo seria tão benéfico que um corte no sensor não seria o fim do mundo, e ela também precisa preservar as vendas de suas caras objetivas tilt-shift senão seria um tiro no pé, pois sabermos que não há nada melhor do que utilizar objetivas concebidas originalmente para este fim.

Esquema sugerindo que o deslocamento é na câmera e não na lente
Esquema sugerindo que o deslocamento é na câmera e não na lente

Para finalizar, gosto de ressaltar que todo artigo referente a patente não quer dizer que tal produto já será lançado, é apenas um projeto, um estudo, e pode levar meses, anos, ou até mesmo nunca ser lançado. Mas sabemos que a Canon está se mexendo para trazer uma solução a um custo relativamente baixo.

Fonte do artigo e imagens: Photography Bay

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar