fbpx

Review do livro “Fotógrafos sobre a fotografia”

Carroll comple(men)ta sua bem-sucedida série com esta reunião de toques de grandes fotógrafos sobre fotografia

Assim como ocorre na literatura, tantos são os estilos de fotografia quanto seus mestres. Da mesma forma todos profissionais da área que tenham tido um mínimo de sucesso procuram de alguma maneira repassar todo, ou ao menos um pouco, de seu conhecimento e suas ideias — seja em livro, oficina, canal de vídeos, podcast.

A quantidade de profissionais que sejam considerados dignos de nota no entanto não significa que seja fácil alcançar este nível. Uma das dificuldades é ter algo interessante e original a dizer sobre sua área, seja para colegas tarimbados seja para amantes mais ocasionais da arte. Por outro lado, nem todos vão agradar, e justamente por cada um um possuir motivo(s) e/ou estilo distinto. Como em todas artes, o fator humano marca forte presença na variedade de abordagens.

Não há motivo, porém, para preocupação com longas fotografias que não agradem tanto, pois assim como em toda a série Leia isto se quer tirar fotos incríveis o autor Henry Carroll manteve o conteúdo bastante enxuto num livrinho que acabou quase nas mesmas proporções de um leitor de ebooks. Seguindo a tradição, o pequeno volume é repleto de pensamentos e lições das mais profundas às mais práticas: da filosofia no clique a novos modos de produzir/experimentar. Estão na obra as “vozes” de Fox Talbot, Lisette Model, Vik Muniz, Gillian Wearing, Richard Avedon, Dorothea Lange e outros tantos em mais de 100 páginas.

Uma ressalva, apesar disso, quanto ao esforço um pouco excessivo na compactação (por parte da editora, creio): a leitura perde um pouco do prazer com a tipografia reduzida. Lembremos que é um livro baseado em textos não fotos. As imagens estão lá, mas como apoio, não foco da obra, que além de pequenas explanações sobre as frases selecionadas possui entrevistas com alguns dos fotógrafos. Não indicaria tentar ler num metrô, por exemplo.

Afora tal ressalva, penso que vale ter este título, seja sua biblioteca fotográfica mais focada em paisagens, retratos, abstratas ou qual seja a categoria. Recomendável a todos.

Alexandre Maia

Clico, viajo, olho, analiso, converso, e repito — em qualquer ordem!

× Precisa de Ajuda?
Dicas Lightroom
Entre no nosso Grupo Whatsapp e receba 100 Dicas de Lightroom
Clique aqui para entrar