Home » Atualidade » Eventos

CE anuncia vencedores do Concurso de Fotografia “Imagine a new world”

Imagine a new world

Fotógrafos da Hungria, França e Reino Unido venceram o concurso Europeu de fotografia organizado no âmbito do Ano Europeu da Criatividade e Inovação com o tema “Imagine a new world”.

A Comissão Europeia recebeu 5.000 fotografias de 1500 fotógrafos em resposta à iniciativa lançada em Junho, o concurso de fotografia do Ano Europeu da Criatividade e Inovação 2009, subordinado ao tema “Imagine a new world”. A competição desafiou os fotógrafos a apresentar um trabalho original, onde expressassem a sua visão de um “novo mundo” e a sua concepção de criatividade e inovação.

Na véspera da cerimónia de entrega dos prémios, o Comissário Europeu Maroš Šefčovič disse: “Estou muito satisfeito com elevado interesse que este concurso suscitou em toda a Europa: isto demonstra que o tema escolhido estimulou a imaginação dos cidadãos europeus. As diversas abordagens que os candidatos adoptaram para expressar as suas visões do que o futuro lhes reserva, na Europa e no Mundo, são excelentes ilustrações da originalidade e do potencial criativo, que constituem os temas centrais deste Ano Europeu”.

O primeiro prémio foi atribuído a Daniel Halasz, da Hungria, pelo seu portfolio “Imaginary Day”, o qual é um complexo conjunto de imagens que utiliza eficazmente o género cartão postal. O trabalho relembra que o nosso mundo futuro é dificilmente dissociável do nosso passado e que devemos reflectir sobre a noção de progresso.

O segundo prémio foi ganho por James Naylor, do Reino Unido, pelo seu portfolio “Class of 2019”. O seu projecto é uma visão optimista do que poderia ser um mundo unido. “Class of 2019” assume a forma de um anuário de escola e concentra-se na hibridação positiva das culturas para as gerações futuras. As fotografias, cujo estilo evoca os anos sessenta – um período da História sinónimo de esperaça e de grandes mudanças no mundo – subvertem as imagens icónicas dos yearbooks americanos através da introdução de um grupo diversificado de sujeitos.

O terceiro prémio foi para Vincent Bitaud da França pelo seu portfolio “Car(e)less City“. Com o seu trabalho, Bitaud questiona a estrutura das cidades tal como as conhecemos. Se no futuro viessemos a interditar os veículos a motor, como poderíamos camuflar as hediondas e inúteis cicatrizes de alcatrão e integrar pequenos espaços de natureza?

O prémio “Favorito do Público” foi atribuído a Balázs Szabó, da Hungria, pela imagem “Heroes”. A fotografia foi escolhida pelo público europeu durante o mês de Outubro, através de um processo de votação online no website “Imagine a new world”, entre 30 fotos préseleccionadas pelo júri.

Os quatro laureados receberam equipamento fotográfico no valor total de 15.000 Euros,
bem como, um convite para participarem na cerimónia de encerramento do Ano Europeu da Criatividade e Inovação que terá lugar em Estocolmo, em Dezembro.

A cerimónia oficial de entrega de prémios teve lugar no dia 10 de Novembro no “Espace Photographique Contretype”, no Hotel Hannon. O portefólio dos vencedores, a fotografia “Favorita do Público” e mais 29 fotografias foram apresentadas numa exposição inaugurada pelo Comissário Maroš Šefčovič. Depois da exibição no “Espace Photographique Contretype” do Hotel Hannon, a exposição será transferida para o edifício Madou da Comissão onde estará patente de 1 a 31 de Dezembro e viajará em seguida pela Europa.

As imagens vencedoras serão também exibidas na esplanada em frente ao Edifício Berlaymont e no interior dos elevadores deste edifício.

O concurso de fotografia é uma das várias iniciativas organizadas pela Comissão Europeia no âmbito do Ano Europeu da Criatividade e Inovação 2009 (EYCI). Sob o slogan “Imaginar, Criar, Inovar”, o AECI 2009 visa sensibilizar e aumentar a consciência para a importância da criatividade e inovação como competências chave para o desenvolvimento pessoal, social e económico. Ao enfatizar a criatividade e inovação, a União Europeia procura moldar o futuro da Europa e promover o potencial criativo e inovador em todos nós.

Os trabalhos vencedores encontram-se publicados no site oficial da competição www.imagine2009.eu. O download dos mesmos pode ser feito através do link: .

Site oficial do Ano Europeu da Criatividade e Inovação

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar