Como foi o Newborn Photo Conference 2013

Olá pessoal! Como muitos sabem, nos dias 18 e 19 de abril, rolou em São Paulo o Newborn Photo Conference, o primeiro congresso de fotografia de recém-nascido do mundo.

Eu, Huaíne Nunes, é claro que estava lá para prestigiar o evento e contar tudinho para vocês.

Primeiro dia.

Começamos no período da manhã com a palestra da brasiliense Erika Muniz, com o tema “Da preparação à finalização de um ensaio Newborn”. A Erika é especialista em fotografia de recém-nascidos e fotografa desde 2009. O trabalho dela é lindíssimo.

Erika nos mostrou um pouco do seu trabalho e sua palestra teve bastante ênfase na segurança e cuidados com os bebês.

Pude ver as técnicas “acalma bebês” utilizadas por ela, como o barulhinho do útero, o chiadinho no ouvido e detalhes como temperatura e umidade ideal do estúdio para este tipo de fotografia.

Achei que a parte “finalização” ficou de fora, uma vez que a parte prática tomou muito mais tempo do que o previsto. Sabemos que neste tipo de fotografia, tudo é incerto, o bebê pode não dormir, pode não colaborar, etc.

HUA_9475

HUA_9495

Depois da palestra da Erika, ainda tivemos a apresentação da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos, onde nos foi explicado o conceito principal da associação, os objetivos e como se associar.

No período da tarde, tivemos o prazer de receber Simone Silvério, uma das fundadoras da associação, em sua palestra “Como criar um conceito estético de um ensaio de recém-nascidos”. Simone deu show no palco, falando sobre composição e criação e nos mostrando que alguns dos conceitos de composição que estudamos, estão presentes no nosso dia-a-dia, em quadros famosos, na arquitetura… é tudo uma questão de trazer para a fotografia enquadramentos harmoniosos e gostosos de se olhar.

Além disso, durante a aula prática, Silvério nos mostrou a Maria Clara, sua modelo boneca (super realista), em que usa para treinar poses, cenários e iluminação.

Assim a aula prática fluiu bastante e aprendemos bastante.

HUA_9525

HUA_9527

HUA_9538

Para fechar o primeiro dia de congresso, sobe ao palco Marcelo de Mesquita, que com seu jeito simples e humilde, encantou ao público. O tema de Marcelo era “Vídeos de recém-nascidos: agregando mais um produto”. Sua apresentação foi simples e concisa, nos mostrando um pouco de seu trabalho e como faz a captura em movimento de seus pequenos modelos. Realmente o vídeo pode agregar muito valor à fotografia newborn.  Marcelo fez durante a prática alguns takes de poucos segundos, feitos no cenário montado para ele no palco. Depois, ficou a promessa de mostrar o vídeo pronto no final do congresso. Ficamos ansiosos!

HUA_9544

HUA_9545

E assim foi o primeiro dia, com muito aprendizado e inspiração.

Segundo dia.

No segundo dia, todos já estavam mais descansados e relaxados. Aos que chegaram de viagem no primeiro dia – como eu – o segundo dia foi muito mais proveitoso.

Pude ver com calma o estande do Studio Gaea Boutique, que dispunha de props (acessórios para fotografia newborn), como cestos, mantas, wraps e outras coisinhas, disponíveis para venda para os congressistas.

Também tínhamos camisetas da marca Camiseta Digital para comprarmos. Cada congressita também ganhou uma camiseta oficial do evento. Eram lindas.

Começamos as palestras com Cristiano Borges, que dominou o palco com seu tema “Esquemas de Iluminação para ensaios Newborn”.

Cristiano é do interior do Espírito Santo e nos mostrou como é possível fazer imagens lindíssimas, com equipamentos simples. Contou um pouco da sua história, da dificuldade em comprar equipamentos e fazer cursos e da necessidade de ser autodidata, que fez da sua fotografia o que é hoje. Sua palestra foi inspiradora.

HUA_9570

Após o intervalo para almoço, quem sobe ao palco é Laura Alzueta, com o tema “Os segredos para vender mais e divulgar ensaios de recém-nascidos”.

Laura nos contou tudo sobre técnicas de venda e divulgação online. Para os um pouco menos antenados, acrescentou muito ao falar sobre Google Analytics, adwords, anúncios no facebook, entre outras técnicas.

Do meu ponto de vista, achei que o tema foi abordado muito superficialmente. Ao mesmo tempo em que fiquei feliz ao ver que estou no caminho certo, trabalhando meu negócio da mesma forma que ela orientou.

HUA_9572

E para fechar com chave de ouro, tivemos a palestra que eu mais esperava, com a fotógrafa Carla D’áqui, com o tema “Newborn Life Style: um novo jeito de fotografar recém-nascidos”.

Life Style é como eu sempre fotografei, então me deixou muito feliz ver que alguém abordaria este tema. O portfólio da Carla é muito lindo e me deixou encantada.

Em sua fala, nos mostrou como costuma trabalhar, como lidar com os clientes e as orientações que geralmente passa aos papais e mamães que estão prestes a eternizar essa fase tão linda do bebê.

HUA_9585

E assim foi o Newborn Photo Conference. Espero que o primeiro de muitos congresso com este propósito.

Claro que ainda há o que se melhorar em termos de organização, pois alguns fatores deixaram a desejar. Mas nada que comprometa a nossa satisfação de modo geral.

HUA_9611

Um beijo grande em todos e até a próxima.

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Huaine Nunes

Vinda de uma família de fotógrafos, a fotógrafa Huaíne Nunes já nasceu em meio às câmeras fotográficas. Em 1999 ganhou sua primeira câmera de visor direto, tinha apenas 10 anos de idade. Com 16 anos começou a se interessar pelas técnicas, sempre tendo seu pai como principal instrutor. Com 19 comprou sua primeira reflex digital e agora, aos 21 atua como fotógrafa infantil. Perfeccionista e dedicada, é aficionada por livros de técnicas fotográficas e está sempre procurando aperfeiçoar-se. É formada em Design de Moda e ainda persiste em aprender a fotografar o mundo fashion. Mantêm também um blog com dicas para fotografia de bebês e crianças, que tem trazido um aprendizado constante.

Siga-nos nas Redes Sociais

Não perca nenhum conteúdo nosso ;)

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar