Home » Atualidade » Eventos » Cobertura Newborn Photo Conference

Cobertura Newborn Photo Conference

Olá pessoal do Fotografia-DG! Como vão?

Hoje estou aqui para contar um pouquinho do que rolou na 2ª Edição do Newborn Photo Conference, que aconteceu nos dias 10 e 11 de dezembro em Florianópolis (etapa Sul).

Antes de mais nada gostaria de agradecer ao Diogo Guerreiro e ao Fotografia-DG pelo convite para realizar a cobertura deste evento e poder dividir um pouquinho do que aconteceu com quem ainda não teve a oportunidade de participar.

Para quem ainda não conhece, o Newborn Photo Conference é um Congresso de Fotografia Newborn, que por sinal é o único no mundo, promovido pelo IIF – Instituto Internacional de Fotografia.  

O evento reuniu fotógrafos renomados como Simone Silvério, Marcus Aurélio e Werônica Eler (Estúdio DigaChis),  Silvia Martins , Carla Durante, Cristiano Borges, Bel Ferreira e Dani Kmetiuk.

Nas palestras os profissionais passaram seu conhecimento na prática, com demonstrações ao vivo no palco. Foi montado um “estúdio estufa”, devidamente climatizado, buscando o conforto e segurança dos pequenos participantes.

No primeiro dia, tivemos Simone Silvério, Marcus Aurélio e Weronica Eler (Estúdio DigaChis) e Carla Durante.

Simone Silvério – Newborn de A a Z

Simone abriu o evento e apresentou o processo completo de um ensaio newborn, partindo do primeiro contato com o cliente e apresentação de portfólio, até o tratamento das fotos e pós-produção. Abordou temas como: segurança do bebê, a importância de conhecer os principais reflexos, a anatomia, higienização do ambiente e dos acessórios utilizados no ensaio; composição, iluminação e escolha de acessórios.

Realizou demonstração prática ao vivo com dois bebezinhos, apresentando as principais poses, utilizando puff, cestos e outros acessórios, demonstrando sua técnica e seu olhar único.

A palestrante falou ainda sobre a ABFRN – Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém Nascidos. Explicou a importância da associação e fez um convite a participarmos, para buscarmos juntos seu crescimento. Para fazer parte da Associação, o fotógrafo precisa de um mínimo de 10 recém-nascidos diferentes fotografados, preencher a ficha de inscrição no site da ABFRN e pagar uma taxa anual.

Tivemos a oportunidade de conversar um pouquinho com a Simone. O bate-papo você confere no vídeo abaixo:

Fique agora com algumas imagens da palestra da Simone Silvério:

Marcus Aurélio e Werônica Eler (Estúdio DigaChis) – Newborn e Acessórios: Composição Criativa

Adorei! O casal é muito carismático e divertido. A palestra foi de estrema valia para mim e acredito que para muitos fotógrafos que estão iniciando e não possuem estúdio próprio ou que por opção trabalham na casa do cliente.

O casal, por opção, trabalha na casa do cliente e demonstrou que é totalmente possível realizar um ensaio de qualidade, mesmo em condições adversas.

Acho isso muito importante, porque a casa do cliente é sempre uma “caixinha de surpresas”. Nunca sabemos ao certo o que vamos encontrar por lá.

Falaram diretamente pro pessoal que está começando nesta área da fotografia e passaram algumas dicas super legais que vou dividir aqui agora com vocês:

– Testar tudo antes do ensaio (tanto acessórios, quanto iluminação, quanto cenários…). Tenha um boneco em casa ou no seu estúdio para fazer os testes;

– Investir tempo produzindo seus próprios acessórios: achei o máximo que o próprio Marcus produza seus acessórios. Além de muito econômico, colocamos o nosso gosto pessoal na produção. Eu mesma já comecei a produzir os meus (pura influência do DigaChis) e não é que gostei. Depois posto no blog para quem quiser ver;

– Ter sempre um plano B: isso porque o bebê pode não dormir ou não aceitar a posição “x” ou “y” e por aí vai.

– A nossa matéria prima é o bebê e portanto, acessórios são mero coadjuvantes. Repitam cenários e acessórios. De fato não dá para sair por aí comprando cenários, gorrinhos, headbands, mantas novas a cada ensaio. Não há bolso que resista!!!! Demonstraram como é possível fazer duas imagens completamente diferentes usando o mesmo acessório.

– Dicas extras para quem trabalha na casa do cliente: levar um piso vinílico para fazer as vezes do piso de madeira; deixar todos os acessórios organizados, separados e visíveis, para não acabar esquecendo de fazer “aquela” foto com “aquele” acessório que o cliente tanto queria; não contar com luz natural, levar iluminação, porque em algumas residências a iluminação não é adequada.

Ensinaram a montar puff, cestos e como eles mesmos disseram, a “gambiarra” da pose da cegonha. O jeito deles é bem facinho gente, recomendo!

Tudo demonstrado com bebês convidados ao vivo no palco.

Fiquem agora com algumas imagens da palestra do DigaChis:

Carla Durante – Fotografia de Gestantes: Agregando Produtos

Acho que essa foi a palestra que mais emocionou.

A Carla deu diversas dicas de como se conectar com o cliente e liberar a emoção que existe dentro de cada um deles. A emoção de estar gerando uma vida. A expectativa com o bebê que está a caminho. Emoções estas que, com o estímulo certo, transbordam e transparecem na fotografia.

Ela acredita no estímulo dos sentidos humanos para trazer a emoção genuína a tona. Por isso ela escolhe com critério músicas tocantes, um perfume suave e outros estímulos para liberar a emoção da gestante.

O auge da palestra foi o momento em que o casal recebeu um tercinho com um anjinho que representava o bebê e tocou uma música emocionante. A Carla pediu que o casal rezasse e pensasse naquela criança que geravam e em tudo que queriam dizer para ela. O casal foi às lágrimas e não teve um na plateia que não ficasse arrepiado. Eu mesma não contive as lágrimas!!!!

Mas também teve o lado divertido e alegre do ensaio. Brincadeiras proporcionam movimento ao casal e resultam em ótimos registros de sorrisos e momentos descontraídos.

Nosso bate-papo com a Carla vocês podem conferir no vídeo abaixo:

Fiquem agora com algumas imagens da palestra da Carla:

No segundo dia do evento tivemos: Cristiano Borges, Silvia Martins, Bell Ferreira e Dani Kmetiuk encerrando a Conferência.

Cristiano Borges – Técnicas de Iluminação em Ensaios Newborn

Muito, muito boa a palestra do Cristiano.

Diferente dos demais palestrantes que usam luz natural ou luz contínua para seus ensaios, o Cristiano faz uso de luz de flash.

As principais características do seu estilo que pude observar: luz de flash, toque masculino, fotografa em JPEG, usa de ilusionismo para criar imagens impactantes, busca o novo, faz bastante uso da criatividade e explora bastante a questão da “luz e sombra”, que inclusive é o tema de seu próximo WS em São Paulo.

Falou bastante sobre a importância de estudar, estudar e estudar, para se tornar um bom profissional.

Um ponto bastante importante em que ele tocou foi a questão de muitos fotógrafos ou “fotógrafos” que mesmo despreparados se aventuram nesta área da fotografia e pela falta de conhecimento podem acarretar algum acidente e assim prejudicar ou até mesmo acabar com o mercado.

Achei fundamental essa questão, que inclusive foi uma de minhas perguntas para Simone Silvério. É bem preocupante a banalização da fotografia newborn. De uns tempos para cá parece que todo mundo virou fotógrafo de recém nascidos. De fato, se algum despreparado colocar em risco a segurança de um bebê, o que será do mercado?

Mostrou diversos esquemas de iluminação que utiliza em suas imagens, explicou o funcionamento de alguns equipamentos e fez demonstração ao vivo com bebês convidados.

Fiquem agora com algumas imagens da palestra:

Silvia Martins – Newborn e Negócios: a importância de criar um diferencial competitivo

Antes da palestra tive a oportunidade de conversar um pouquinho com a Silvia. Você pode conferir no vídeo abaixo:

A Silvia é fotógrafa de família lifestyle, formada em marketing com MBA em Gestão empresarial e comercial.

Preocupada com o atual cenário do mercado de fotografia newborn, onde a cada dia mais e mais profissionais se tornam adeptos ao estilo, a palestrante mostrou a importância de se criar um diferencial competitivo.

Ela falou sobre o fato de que tem muita gente fazendo newborn e que muita coisa está ficando parecida demais, o que pode saturar o mercado. Com isso, para o profissional se destacar dentro de um mercado tão competitivo, ele precisa ter um diferencial.

Falou sobre a importância de um orçamento bem elaborado que apresente o trabalho do profissional (lembram do meu último artigo?).

Falou também sobre a importância do bom atendimento, na pré-venda, na venda e no pós-venda.

Outras questões de marketing e dicas para se obter este diferencial competitivo também foram abordadas.

_DSC8241

Bell Ferreira e Dani Kmetiuk – Ensaio em Família: os segredos da interação entre pais e recém-nascidos

Falaram sobre a participação dos pais e mães no ensaio newborn e o quanto pode ser um elemento especial na composição das fotografias.

Deram dicas, com demonstração ao vivo no palco, de como dirigir a interação entre os pais e o recém nascido durante o ensaio. Realizaram algumas poses com bebês e pais convidados. Falaram também sobre o momento ideal para se convidar os pais a fazerem parte do ensaio newborn.

As fotos da palestra vocês conferem a seguir:

Além de todas as palestras, tivemos sorteio de props com Studio Gaea Boutique, sorteio e descontos especiais da PhotoBooks Indimagem e fechando o evento, sorteio de equipamentos com a equipe da MAKO.

Na minha opinião valeu demais a Conferência e tenho a certeza de que voltei com muito mais conhecimento sobre fotografia newborn.

Quero agradecer ao Fotografia-DG pela oportunidade, à minha colega Alline Ourique por ter me ajudado na cobertura do Congresso, aos organizadores do evento que nos receberam muito bem, permitindo que a cobertura fosse o mais completa possível e aos palestrantes, que compartilham de sua experiência com quem busca conhecimento.

_DSC8380

Até a próxima e bons cliques!!!!!

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Liana Lemos

Meu nome é Liana Lemos, sou uma carioca de 33 anos apaixonada por fotografia. Como em todas as relações, um dia a paixão acaba ou virar amor. Comigo virou amor e então resolvi me profissionalizar. Desde então posso dizer que acordo, respiro, como, durmo e sonho com fotografia. Sou louca por crianças e pela pureza de suas almas e procuro buscar essa essência em minhas fotografias. Hoje digo com muito orgulho que sou fotógrafa infantil, de gestantes e família e agora escrevo para o fotografia-dg. Meu compromisso é estudar, me atualizar, e dividir o que sei, buscando uma constante melhoria naquilo que faço por amor.

1 Comentário

Clique aqui para comentar

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar