Home » Atualidade

CoeLux: simulador artificial da luz do sol 5/5 (1)

Humanos continuam brincando de Deus, e mais uma vez o resultado é impressionante. A tecnologia CoeLux promete reproduzir fielmente a luz do sol. E consegue.

second_22449_CoeLuxMarket

Um grupo de cientistas italianos (ultimamente eles estão em alta) desenvolveu uma tecnologia capaz de reproduzir a luz do sol com um realismo inacreditável, e o dispositivo faz você realmente acreditar que está olhando para o sol. Na verdade, o CoeLux é uma espécie de clarabóia que consiste em um painel de LED superfino e com nanoestruturas que imita a luz solar, mas os cientistas chegaram à conclusão de que não basta você reproduzir a iluminação, para ficar perfeito você também precisa simular a atmosfera. Cérebros humanos e câmeras serão enganados…

Talvez motivado por um distúrbio psicológico que aflige os moradores do norte da Itália, chamada de Síndrome Sazonal Afetiva (tradução livre de Seasonal Affective Disorder, também conhecida como Depressão do Inverno) pois a luz do sol é um artigo raro nesta região em determinada época do ano, o professor da Università degli Studi dell’Insubria Paolo di Trapani desenvolveu esta tecnologia que pode servir como um tratamento alternativo em substituição às terapias de luz tradicionalmente usadas. Talvez as imagens abaixo não consigam transmitir a real sensação de luz do sol que o produto é capaz de oferecer.

24347_2_coelux2 BULGbackstage_0634 ceoluxlighting-5 BULGbackstage_0603web

O CoeLux também pode ter outras aplicações como garagens subterrâneas, escritórios, hoteis, e por que não na fotografia? Seria interessante ter à disposição dentro de um estúdio totalmente fechado a luz solar permitindo dar tons mais quentes às imagens, sobretudo em retratos. Inclusive em dias nublados e chuvosos! Há três opções de iluminação de acordo com o ângulo da clarabóia: mediterrânea, nórdica e tropical. O que não ajuda em nada é o preço, por tratar-se de uma tecnologia totalmente nova e altamente surpeendente (acho que surreal seria o termo mais correto), o custo é bastante salgado: 40 mil libras (algo em torno de 61 mil dólares) mais 5 mil libras da instalação (algo em torno de 7.600 dólares). Ainda é algo inviável no momento, mas quem sabe daqui a alguns anos? Acho que o vídeo abaixo consegue transmitir o impressionante realismo do CoeLux.

Fontes: Gizmag
              PetaPixel
              This is Colossal

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • al.maia

    Como dizem os americanos: amazing!!

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar