fbpx

Como foi a Feira Fotografar 2018

Olá Galera do DG, espero encontra-los cheios de inspiração para fotografar.

Hoje eu vim contar para vocês todas as inspirações que tive durante a Feira Fotografar 2018.

Nos dias 03,04 e 05 de abril, nós fotógrafos e demais profissionais do mercado da fotografia, tivemos a oportunidade de visitar a Feira Fotografar e também participar do Congresso.

Rafael Petrocco foi o mestre de cerimônia e conduziu todo o evento com leveza e muito bom humor.

O Congresso contou com 23 palestrantes, nacionais e internacionais, que se dividiram nas categorias: casamento, família e newborn.

Apesar da divisão em categorias os assuntos abordados não foram exclusivamente voltados para o tema do dia, mas sim de maneira abrangente e com aplicabilidade em todas as áreas.

Muitos palestrantes, ou quase todos, falaram da importância da emoção e da conexão com o cliente para termos fotos reais, emocionantes e que deixam uma história para as próximas gerações.

Conceitos como imaginação, liberdade e linguagem autoral também foram muito explorados.

Vou elencar alguns destaques, em minha opinião, marcantes em cada um dos dias:

Super Terça Casamento

Carlos Ferreirinha palestrou e trouxe o tema Marketing de Luxo e a Fotografia. Quebrou todos os tabus e regras nos mostrando como o mercado de alto luxo se reinventa a cada dia para se manter em posições de destaque no mercado.

Nos fez perguntas intrigantes, como: “Você já se perguntou como uma empresa de alto luxo se mantém “viva” no mercado por mais de 01 século e com fila de espera para artigos com valores de 85 mil reais?”.

Também nos exibiu esse vídeo e nos mostrou que estar antenado nas tendências e destaques do mercado é mais que relevante para o sucesso:

Fica a dica: quebre suas próprias barreiras, arrisque e conquiste novos horizontes.

Marcio Prestes nos levou o seu modelo de gestão de tempo e fluxo de trabalho e nos mostrou novas formas de efetivar atividades minimizando o tempo e maximizando a produtividade.

Eu, Dani, fiz o teste com uma das dicas: ao invés de cortar e manipular a cor de uma foto de uma única fez Marcio sugere primeiramente editar todo o arquivo com as cores e depois efetivar os crops necessários, fiz isso e ganhei em média 45 minutos em cada arquivo, dica de ouro hein?

E no dia do Casamento também tivemos a premiação do Wedding Best, melhor álbum de casamento do ano de 2018.

O ganhador foi o Alysson Oliveira, confira aqui o álbum vencedor: http://www.fotolabalbuns.com.br/books/2018-alysson-oliveira.html#Alysson%20Oliveira/page/1

Super Quarta Família

O grande destaque, em minha opinião, foi para Alain Laboile.

O francês, que além de fotografo é artista plástico, nos trouxe fotografias cheias de emoção do seu trabalho autoral com sua família de seis filhos.

No preto e branco consegue demonstrar todo o sincronismo, autenticidade e realidade da cena fotografada. Histórias contadas de forma minimalista mas com grande poesia.

Luiza Ferraz, falante e cheia de vida, veio com o tema imediatismo digital e nos contou a dinâmica de seu trabalho e a loucura que é fazer a cobertura de 07 desfiles num mesmo dia!

Acreditem: ela fotografa os desfiles de Fashion Week pelo mundo e disponibiliza as fotos em tempo real para os organizadores do evento, logo, suas fotos são as primeiras a serem replicadas para o mundo da moda.

Apesar do assunto não ser diretamente relacionado à fotografia de família o assunto se torna pertinente quando falamos do imediatismo que não acontece somente no mundo da moda.

Grazi Ventura também falou de fotografia de família mas da forma documental, onde a interferência é mínima. Ressalta a importância de participar da rotina e saber a história da família. Faz um trabalho de responsabilidade pois trabalha na intimidade das casas de seus clientes. O resultado é lindo e cheio de amor.

Super Quinta Newborn

Contou com a participação de Michael Stief, apelidado carinhosamente como Thor pelos participantes do evento. Após fotografar 2500 bebês em seu país, a Alemanha, trouxe com muito carisma suas dicas. Novamente a palavra conexão aparece forte e como para o contexto fotográfico. Michael nos mostrou na prática como conduzir uma gestante no momento do ensaio criando a conexão e emoção que quer demonstrar em suas fotos.

E por fim mas não menos importante Adriana Margotto trouxe o seu expertise de vendas com dicas para vender mais ensaios.

Uma de suas dicas foi dividir os ensaios por quantidades de fotos, assim consegue atender um público maior e ainda tem a chance de aumentar a renda com as fotos vendidas de forma extra.

Ter o público alvo bem definido e ações de vendas focadas nesses clientes são fundamentais para o sucesso e a reversão da venda.

Os dias de Congresso foram intensos e tenho a missão de implementar em meu trabalho as inspirações que tive.

Espero ter colaborado com a inspiração de vocês todos também.

Ah! Já deixa anotado em sua agenda que nos dias 02, 03 e 04 de abril de 2019 acontecerá a Feira Fotografar 2019!

Até mais!

Vamos te mostrar os principais SEGREDOS PARA CRIAR ENSAIOS MARAVILHOSOS.
1º CONGRESSO NACIONAL FOTODG
Saber Mais ➜