Home » Atualidade » Eventos

Como foi a Semana da Fotografia

A iPhoto Editora promoveu nos dias 19, 20 e 21 de março, em Balneário Camboriú, a Semana da Fotografia 2012. O evento, em sua terceira edição, reuniu um grupo de 13 profissionais brasileiros para falar sobre fotografia de casamento, estúdio, nu, sensual, book, moda e edição de imagens.

Assim como na edição do Nu Photo Conference, outro evento promovido pela iPhoto, eu estive presente neste para fazer a cobertura para o Fotografia DG.

Na primeira palestra de abertura do congresso Evandro Rocha falou sobre “Inovação no casamento”, trazendo um pouco do processo criativo das suas imagens e do fluxo de trabalho durante um casamento.

Seguindo na mês área, Marcelo Caetano (que trabalha com Evandro Rocha) palestrou sobre “Diagramação de álbuns”, exemplificando através de trabalhos realizados como fotógrafo e designer. Através desta experiência de atuar nas duas áreas, Marcelo deixou uma importante lição (que muitas vezes é esquecida) “É importante pensar na diagramação na hora do clique, fazer fotos em sequencia pode ser interessante, principalmente em momentos como making of, ensaio com os noivos e valsa”.

 

Marcelo Caetano e Evandro Rocha

Na sequência a brilhante palestra de Leandro Nunes, que trouxe o tema “Dominando a luz”, foi uma aula completa sobre iluminação e flashs remotos (assunto que o palestrante aborda em DVDs lançados pela Iphoto).

 

O fotógrafo Leandro Nunes falando sobre iluminação

Para finalizar o primeiro dia, o engenheiro e fotógrafo Ernesto Tarnoczy explanou sobre composição fotográfica na palestra “Como compor fotos incríveis”.

 

Ernesto Tarnoczy “Como compor fotos incríveis”

O segundo dia de palestras também foi mais direcionado à fotografia de casamentos, com palestra de três grandes fotógrafos da área: Vanessa Freire, Manolo Rodriguez e Anderson Miranda.

Enquanto Anderson Miranda e Vanessa Freire falaram sobre técnica e composição, fazendo uma prática ao vivo no palco, Manolo Rodriguez, com 5292 eventos fotografados no currículo, falou sobre “Ser fotógrafo, gestão de carreira”.

 

Os fotógrafos de casamento Vanessa Freire e Anderson Miranda em prática ao vivo

Na sequencia, o professor de marketing e fotógrafo Eduardo Trauer trouxe o excelente tema “O Marketing e o Olhar na Fotografia”. Uma das frases marcantes dita pelo fotógrafo (que também estava expondo suas fotografias durante o congresso) é “Somos únicos e responsáveis pela nossa diferenciação e conquista de um espaço no mercado”.

E para finalizar com chave de ouro o segundo dia da Semana da Fotografia, subiu ao palco o responsável por tudo isso: Altair Hoppe. O assunto, obviamente, foi o de tratamento profissional de imagens, e falou além sobre Photoshop mas também sobre os programas Lightroom e Adobe Camera Raw.


Altair Hoppe em ação

O terceiro e último dia foi voltado à fotografia de estúdio e books, trazendo como primeiro palestrante o grande mestre curitibano Brasílio Wille, que além de fotógrafo é também consultor da Mako para apoio técnico e desenvolvimento de novos produtos. Brasílio falou sobre “Como Montar um Estúdio Eficiente”, dando dicas importantes para os fotógrafos que já possuem estúdio e principalmente para os que estão planejando montar um.

 

Brasílio Wille

Na sequência, o fotógrafo paulistano Tyto Neves trouxe o tema “Retratos de Gestantes e Crianças”, realizando uma prática ao vivo com uma família e com uma gestante. Tyto enfatiza que é importante o fotógrafo passar pela experiência de estar do outro lado da câmera para saber como os seus clientes se sentem durante uma sessão. Outra dica do fotógrafo é começar a sessão mostrando referências de outros trabalhos, para deixar os clientes mais a vontade. Conversar, sorrir sempre e não ser invasivo também são aspectos fundamentais na hora de fotografar, segundo Tyto Neves.

Fotografia de família com o fotógrafo Tyto Neves

Iniciando a parte da tarde do último dia, o fotógrafo catarinense Primo Tacca Neto falou sobre “O Segredo de Fazer Books”. Considerado uma das revelações da fotografia nacional, Tacca falou sobre suas técnicas de direção e iluminação para books realizando uma prática ao vivo no palco, além de falar abertamente sobre suas estratégias de marketing e sobre a entrega do produto final para seus clientes. Considerada uma das melhores palestras de todo o congresso, o fotógrafo foi aplaudido de pé pelos congressistas.

 

Primo Tacca Neto demonstrando na prática o segredo de fazer books

E para encerrar com chave de ouro, a Semana da Fotografia trouxe o renomado fotógrafo Drausio Tuzzolo. Eu já havia visto o Drausio no Nu Photo Conference no ano passado, então já tinha a certeza que a palestra dele seria um sucesso. O assunto abordado por Tuzzolo não poderia ser diferente “Ensaios de Nu”. Com experiência de 25 anos na fotografia, Tuzzolo já fotografou para as principais revistas do país e é autor de diversas capas das revistas Playboy e Sexy.

Na prática ao vivo, Tuzzolo teve o desafio de realizar um ensaio sensual de duas gêmeas, e o resultado final foi fantástico!

 

Encerrando o congresso, Drausio Tuzzolo fotografando as gêmeas Nara e Naiara

A Semana da Fotografia foi um verdadeiro sucesso. Trazer um congresso de fotografia de grande porte para uma cidade fora dos grandes centros é realmente um desafio muito grande, por isso o empenho de toda a equipe da iPhoto Editora é louvável.

Um dos grandes responsáveis por todo esse sucesso é o coordenador do evento James Vitto, que falou sobre a consagração da Semana da Fotografia, os desafios de promover um evento longe dos grandes centros e ainda sobre alguns projetos futuros da Editora, confira:

“A iPhoto Editora é uma empresa de Balneário Camboriú que tem como missão elevar o conhecimento fotográfico e torná-lo acessível com os nossos produtos, tanto livros, dvd’s quanto os congressos. A empresa já realizou grandes projetos como o Graduation Brasil, em 2010 – o primeiro congresso brasileiro sobre fotografia de formatura; o Photo Show, em Florianópolis (2009), Belo Horizonte (2010), e Salvador (2009); o Photo Nu Conference, em 2011,primeiro congresso de fotografia de nu e sensual da América Latina, mas acreditamos ser do mundo, pois não encontramos nenhum relato de que alguém tivesse feito antes; o Congresso Brasileiro de Fotografia, em Chapecó, no ano de 2011 e a Semana da Fotografia que este ano foi a 3ª edição.

A Semana da Fotografia é um evento que como os outros valoriza os profissionais brasileiros, e o critério de seleção da cidade foi simples, é em Balneário que a empresa se localiza e como o objetivo seria fazer um evento local, a região é favorecida pela posição geográfica, facilitando deslocamento, proximidade de aeroportos, belezas naturais, clima agradável, pelo histórico do turismo e por termos universidades próximas. Levantando dados da primeira edição, o número de participantes de SC era aproximadamente 80% e os 20% restantes dividiram entre PR e RS. Já em 2011, de SC tinham 75% de participantes e um expressivo número de paulistas e paranaenses. Mas marcaram presença congressistas do Piauí, Brasília e outras regiões. Já no evento de 2012 recebemos participantes de 14 estados, sendo 54% de SC, e logo atrás vem PR, RS, SP, GO, RJ e MG, e os congressistas de mais longe foram do Pará, Piauí e Pernambuco. Estes dados mostram que o evento tomou proporções tão grandes que já está no calendário nacional de eventos de fotografia.

Qual a principal informação levantada com estes dados? Simples, o mercado fotográfico vem crescendo ainda mais no interior e principalmente em regiões que ainda não tem cursos, faculdades ou lojas de equipamentos. Estes profissionais são na maioria autodidata ou migraram dos grandes centros, onde a fotografia já está saturada de profissionais e de informação. Conheci vários fotógrafos que atuam em diversas áreas da fotografia e conseguem cobrir um raio de até 8 cidades próximas as suas devido a falta de profissionais que não querem migrar pro interior. Hoje com a internet ficou muito mais fácil terceirizar serviços, captar clientes e divulgar trabalhos. Diminuindo as dificuldades encontradas pela categoria.

Para a iPhoto Editora é um prazer enorme organizar um congresso, pois é gratificante ouvir dos congressistas que seu trabalho irá melhorar também como a valorização dos seus álbuns na visão comercial. Como temos muitos nomes bons na fotografia no Brasil, a maior dificuldade é conseguir selecionar excelentes profissionais que consigam expor seus trabalhos e façam um link com as demais palestras do congresso. Assim o congressista pode voltar ao seu estúdio e colocar em prática tudo o que aprendeu, desde como montar um estúdio, até trabalhar seu marketing, fazer um book de casamento, fidelizando estes clientes e futuramente fazer um book da gestante e dos filhos quando crescerem. E conseguir atender as demais áreas, como formatura, foto em estúdio, ensaios sensuais com pessoas comuns. Hoje a fotografia está mais democrática e acessível. Fazer um álbum é mais que guardar uma recordação, é guardar um pouco da sua vida, da sua história, é escrever um livro através de imagens.

Mas nossos projetos não param. Em breve estaremos realizando um congresso no RS e para o segundo semestre temos projetos para outras regiões do país, ainda não temos datas, locais ou temas definidos, mas estamos sempre procurando inovar, surpreender e satisfazer os nossos clientes, a maioria são profissionais e iniciantes, assim como acadêmicos ou pessoas que gostam da arte de fotografar.

A iPhoto tem o comprometimento com o mercado fotográfico brasileiro, investindo e acreditando nos profissionais nacionais, e não como parte do mercado faz, valorizando profissionais estrangeiros e esquecendo nossos talentos. E para mim, como coordenador de eventos, é gratificante poder colaborar com quem faz arte e vive dela, e me orgulha quando as pessoas me procuram para opinar seus trabalhos, querem dicas e sugestões ou me agradecem por ter as convencido de participar dos nossos eventos, pois eu sei que fiz a minha parte para melhorar o mercado levando junto do conhecimento um pouco de civilidade, para melhorarmos ainda mais a nossa sociedade”.

Ficamos no aguardo das novidades e da Semana da Fotografia 2013!

Crédito das imagens: Iphoto Editora

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar