Como utilizar longa exposição para fazer as pessoas desaparecerem da foto 5/5 (2)

Olá leitores do Fotografia-DG.

Hoje gostaria de mostrar em mais detalhes para vocês algumas formas de eliminar pessoas de sua fotografia sem ter que recorrer ao Photoshop, utilizando para isso algumas técnicas de fotografia de longa exposição.

Foto: Pirâmide do Louvre III – Paris, França – ©2016 Ale Rodrigues (ISO 100, f/11, 131 segundos), Filtro ND de 10 pontos.

Muitas vezes acontece de estarmos viajando e pensamos em fazer uma foto de um lugar turístico e queremos a missão que parece impossível num primeiro instante de fotografar a paisagem ou a arquitetura da cidade, mas sem ninguém na foto; e ainda para piorar o lugar está tão cheio que não tem algumas pessoas na foto, mas centenas ou milhares! As vezes a situação se torna tão caótica que mesmo tentar removê-las em pós-produção com Photoshop ou qualquer outro software de edição de imagens, se torna uma tarefa extremamente penosa, extenuante e difícil.

Saiba que é possível utilizar de técnicas de fotografia de longa exposição para conseguir esse efeito desejado.

Vou descrever em forma de passo a passo para facilitar o leitor, mas o mais importante é que você aprenda a técnica e utilize-a da forma que achar mais conveniente para o seu tipo de fotografia.

VOCÊ PRECISA SER LEITOR PREMIUM PARA LER O ARTIGO COMPLETO

Este é um projecto que tem como principal objectivo acrescentar mais valias para todos os leitores, para além de todas as vantagens que você já tem acesso no blog, você terá ainda, acesso exclusivo a dicas, artigos e promoções extra, bem como, acesso a um grupo fechado no facebook para que possa tirar as suas dúvidas connosco.

Para além disso, ao se tornar leitor PREMIUM do portal você vai receber 18 BÔNUS que excedem os R$ 350,00.

  • Bônus 1 - Curso Online de Photoshop, Lightroom e Camera Raw
  • Bônus 2 - Cursos Online Lightroom CC Básico
  • Bônus 3 - Cursos Online Bridge CC para Fotógrafos Essencial
  • Bônus 4 - Cursos Online Photoshop CC Básico
  • Bônus 5 - Cursos Online Photoshop CC Textura
  • Bônus 6 - Cursos Online Photoshop CC Efeitos Criativos
  • Bônus 7 - Cursos Online Photoshop Efeito Arte Pop
  • Bônus 8 - Cursos Online CorelDraw Gráfica
  • Bônus 9 - 5 Mini-Cursos em PDF para Fotógrafos
  • Bônus 10 - 30 Presets Lightroom para Melhorar Suas Fotos
  • Bônus 11 - 60 Presets Lightroom Especiais para Retrato
  • Bônus 12 - 19 Presets Lightroom com Efeitos Instagram
  • Bônus 13 - 75 Presets Lightroom Vintage e Efeitos Retrô
  • Bônus 14 - Revista zOOm #24 em PDF
  • Bônus 15 - Desconto vitalício de 5% em todos os produtos da nossa loja
  • Bônus 16 - Desconto de 15% no seguro do seu equipamento fotográfico na Safer Corretora
  • Bônus 17 - Desconto de 10% no NicePRO da nicephotos
  • Bônus 18 - 30 dias de acesso grátis a todos os cursos da eduk

Pense no Leitor PREMIUM como uma contribuição simbólica para o Fotografia DG que será usada para o seu próprio beneficio.

Nós temos a consciência da crise económica que o país enfrenta, desta forma, cada leitor poderá contribuir de acordo com a sua realidade, ou seja, poderá optar numa contribuição que irá variar entre os 7,50 Euros/Ano (R$ 30,00) a 30,00 Euros/Ano (R$ 120,00).

Clique a baixo no valor que mais se ajusta à sua realidade:

  • fernandojoy

    Olá Ale. Parabéns pelas fotos! São show! Estou achando ótimas as dicas sobre longa exposição. Tenho interesse em aprimorar minhas fotografias de paisagem nesse sentido.

    Gostaria de saber como sei a graduação do meu filtro, como você fala algumas vezes?

    10 ou 6 pontos, por exemplo. Já os compro assim (os quadrados com adaptador)?

    Possuo um filtro ND que à medida que é girado aumenta ou diminui o escurecimento, mas não há indicação no filtro da quantidade de redução. Como descubro isso?

    • Olá Fernando. Obrigado! Para saber a graduação dos seus filtros você já solicita isso na hora de adquirir. Você já compra eles nessa graduação (3, 6, 10, 16 pontos) – podendo ser quadrados ou circulares com rosca. Os quadrados normalmente requerem um adaptador, mas podem ser utilizados em qualquer tamanho de lente.

      Quanto ao filtro ND que você tem , ele é um ND variável, se não há nada escrito na lateral do filtro, você pode descobrir a quantidade de redução da seguinte maneira: Faça uma foto com a fotometria em EV+3, em seguida coloque o filtro e gire até o máximo escurecimento. Se a sua exposição ficar no leitor em EV-3, muito provavelmente ele é um filtro de 6 stops (6 pontos). Se sair fora da escala (for menor que EV-3) vá abrindo a abertura do diafragma f (por exemplo estava em f/16, coloque em f/11, depois em f/8, depois em f/5.6, depois em f/4.0 e sucessivamente ) até que a indicação apareça em EV-3, se você estava em f/16 e teve que reduzir até f/4.0 para aparecer em EV-3, isso significa que você teve que abrir mais 4 pontos, além dos 6 já perdidos, somando 10 pontos.

      Existem outras maneiras, mas no momento pensei nessa.

      Espero ter ajudado.

      Grande abraço
      Ale

  • Diogo Guerreiro

    César acabei de lhe enviar um email.

  • Acabei de me tornar Leitor Premium para ver esse artigo, porém não consigo. Já tentei em 3 navegadores diferentes e em nenhum o artigo aparece completo. Já loguei várias vezes e nada.

  • Muuuito bom! =D

Abrir Chat
1