Comparativo de compactas à prova d’água de 2015

Um breve comparativo de especificações das principais câmeras compactas à prova dágua lançadas neste ano de 2015: Fuji XP80, Nikon AW130, Olympus TG4, Panasonic TS6 (FT6) e Ricoh WG5, destacando o que há de melhor em cada uma delas

Eu costumava fazer vários comparativos como este em meu blog pessoal mas nunca havia feito um com câmeras à prova d’água, ou pelo menos no último ano não fiz. Atendendo sugestão de um leitor vou reunir as especificações técnicas das 5 principais câmeras compactas à prova d’água lançadas este ano. Atenção: não estou falando aqui das câmeras de ação no estilo da GoPro, que são basicamente câmeras de vídeo com lentes de ângulo bem aberto, e sim das câmeras fotográficas compactas que possuem selamento à prova d’água. O quadro abaixo servirá para os leitores compararem lado a lado as especificações técnicas de cada um dos cinco modelos selecionados.

Sem título

 

Observações:

  • O modo contínuo levado em consideração no quadro é apenas na resolução máxima
  • ISO 6400 na Fuji XP80 está disponível apenas nas menores resoluções
  • ISO 3200 e 6400 na Nikon AW130 está disponível apenas no modo automático
  • Existe uma versão da Nikon AW130 mais barata: a Nikon AW130s sem o GPS
  • Todas as câmeras possuem sensor CMOS com resolução de aproximadamente 16 megapixels
  • Todas as câmeras possuem resistência à poeira e temperaturas de até -10°C

Entendam que este quadro serve apenas para uma comparação objetiva, para saber em quais características cada câmera se destaca mais, mas existe também a comparação subjetiva pois nem sempre números determinam que uma câmera é melhor que a outra. Existem lentes e sensores de qualidade que se sobressaem a outros e aí fica ao gosto do freguês, por exemplo: eu gosto mais das cores da Panasonic então ela já sai na frente das outras, mesmo que algumas delas venham a mostrar especificações mais agressivas, mas esta é uma opinião pessoal minha. O quadro comparativo foi feito apenas para ajudar o leitor a eliminar algumas dúvidas mas a decisão final fica a cargo de vocês, ninguém tem o poder de tirar de quem vai utilizar a câmera essa decisão de escolher o modelo preferido.

Para conhecer mais sobre estas câmeras à prova d’água, vejam o que já foi falado no Fotografia -DG sobre:

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

  • camila

    bom dia, pelo que entendi nenhuma delas filma correto?

    • Todas fazem vídeos em full HD, dê uma olhada com mais calma no quadro pois esta informação está nele.

  • Pablo Braga

    Boa noite Rodrigo
    Qual sua opinião a respeito da Olympus Stylus Tough TG-870? É uma boa aquisição por 229,00 dólares?
    Vale mais a pena a Olympus – TG-4 por 299 dólares ou a tg-870?

    E a Panasonic ts6? É melhor que essas?

    • Acho a TS6 mais completa por possuir controles manuais totais, mas se você não faz questão disso a TG870 vai te atender muito bem.

  • Daiane

    Boa tarde, Rodrigo! Procuro uma câmera MARAVILHOSA para mergulhos, praias, desertos e eventos em geral. Sem olhar preço vc me recomenda a Nikon AW1 ou Gopro Hero 4 Black? Grata!

    • Se for mais para fazer fotos nem precisa ser a AW1, pode ser alguma mais barata como a AW130 ou qualquer outra à prova d’água Canon, Panasonic ou Olympus. Se for para vídeos é a GoPro.

  • António

    Boa tarde Rodrigo ,sem olhar a preço qual a máquina na sua opinião melhor para fotografia, quero comprar uma deste género mas dúvidas são muitas.obrigado

    • Nikon AW1 é a melhor mas é uma câmera de lente intercambiável. Se procura por uma câmera de bolso recomendo a Panasonic TS6 ou a Olympus TG4.

  • Ana Laura

    Estou em dúvida entre olympus tg4,Nikon AW130 ou Nikon 1AW1, qual devo comprar que seja a prova d'água e também boa para tirar fotos em outras ocasiões tanto de dia quanto a noite ????

    • A única que pode te dar fotos pelo menos razoáveis à noite e mesmo assim se souber usar os controles manuais é a Nikon AW1, já que trata-se de um investimento muito alto para ficar presa ao modo automático.

  • Sias

    Tenho uma AW110, que comprei para fazer mergulho…. É boa para uma câmera compacta, boa nitidez e cores, tem GPS e aguenta até 16m de profundidade.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar