Home » Cursos » Fotografia de Esportes » Fotografia de Esportes para Iniciantes – Parte 8/9

Fotografia de Esportes para Iniciantes – Parte 8/9

- Última Atualização a: 13/06/2014

Se não tem acompanhado a série de artigos sobre Fotografia de Esportes para Iniciantes considere ler os artigos anteriores: www.fotografia-dg.com/category/cursos/fotografia-esportes-iniciantes

Composições alternativas na Fotografia de Esportes

A fotografia esportiva tem alguns padrões. Basicamente, o fotógrafo precisa registrar a ação de forma que o observador compreenda a imagem, saiba o tipo de esporte registrado e consiga identificá-lo facilmente.

Porém, há diversas possibilidades de composição que podem transformam uma situação comum em uma grande imagem.

Um olhar treinado sempre está atento ao que ocorre na ação, mas também consegue observar o que ocorre em volta, no ambiente, e pode ser utilizado para compor uma imagem diferenciada.

Imagem tradicional de prova de motocross
Composição alternativa utilizando contraluz com o sol.

Outra possibilidade para conseguir resultados diferenciados é utilizar baixa velocidade para dar impressão de movimento. É uma técnica difícil, requer muita prática, mas pode trazer resultados muito interessantes quando bem utilizada.

1/60s | f/2.8 | ISO 1250 – Nikon D300 + Sigma 70-200 f/2.8
Baixa velocidade permitiu captar a movimentação dos atletas e dar um toque extra ao registro da luta. 

No ultimo artigo da série vou dar algumas Dicas Gerais. Fique atento porque muito em breve sai o eBook gratuito sobre Fotografia de Esportes para Iniciantes que agrupa todos estes artigos já publicados no portal.

Ajude-nos, avalie este artigo:

Thiago Antunes

Thiago Antunes é jornalista e fotógrafo esportivo há mais de 10 anos. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo, atua também como freelancer em outros segmentos da fotografia como publicidade e social, e ministra cursos e workshops nos três estados do sul do Brasil.

3 Comentários

Clique aqui para comentar

Carrinho