Home » Atualidade » Concursos

Concurso fotográfico Wiki Loves Earth Brasil 2015 3.33/5 (3)

Grupo Wikimedia Brasileiro anuncia concurso fotográfico Wiki Loves Earth Brasil 2015 – Patrimônio Natural

 

O Wiki Loves Earth é um concurso fotográfico internacional que tem por objetivo reunir fotos em licenças livres sobre o patrimônio natural mundial, objetivando a melhoria e ilustração de artigos da Wikipédia.

O concurso foi criado pela Wikimedia Ucrânia em 2013 e a partir de 2014 o concurso se transformou em um evento global, com a participação de mais de 15 países, incluindo o Brasil.

Ao se tornar um evento global, cada país participante passou a eleger as 10 melhores fotos da etapa nacional e estas passaram a ser enviadas para a etapa internacional onde dentre as 10 melhores fotos de cada país foram eleitas as 10 melhores do mundo.

Em 2014 o Brasil participou pela primeira vez em um concurso do gênero. Rodrigo Padula foi o responsável pelo projeto, organizado através da parceria entre Wikimedia Foundation, Ação Educativa e equipe do Programa Catalisador do Brasil.

No ano de 2014 a etapa Brasileira do Wiki Loves Earth recebeu mais de 7.000 fotos com a participação de cerca de 950 fotógrafos de todos os cantos do país e o engajamento de cerca de 95% de novos usuários registrados na Wikipédia e Wimedia Commons para participação no concurso.

As melhores fotos e melhores contribuições foram premiadas e uma exposição fotográfica foi organizada durante o evento fotográfico Paraty em Foco na cidade histórica de Paraty – RJ.

“O amanhecer do Hercules” – 1. Lugar WLE 2014 - Carlos Perez Couto – Wikimedia Commons – CC-BY-AS
“O amanhecer do Hercules” – 1. Lugar WLE 2014 – Carlos Perez Couto – Wikimedia Commons – CC-BY-AS

A foto vencedora do Wiki Loves Earth Brasil 2014 “O amanhecer do Hercules” por Carlos Perez Couto além de levar o prêmio de 1. Lugar na etapa nacional, foi eleita a segunda melhor foto da etapa internacional dentre todos os países participantes e ainda para completar, foi eleita a sétima melhor foto do ano de 2014 no Wikimedia Commons no concurso Foto do Ano.

Com base no sucesso da edição anterior, o Wiki Loves Earth está sendo realizado novamente no Brasil. A submissão de imagens está aberta desde o dia 1 de Maio indo até o final do mês no 31 a meia noite.

Este ano o concurso conta com o patrocínio da Wikimedia Foundation, sendo organizado e realizado sob a coordenação de Rodrigo Padula e do Grupo Wikimedia Brasileiro de Educação e Pesquisa, com apoio da CONFOTO (Confederação Brasileira de Fotografia) e seus diversos foto clubes associados, nosso portal Fotografia DG e também com o apoio da Revista Fotografe Melhor da Editora Europa.

O corpo de jurados também já está definido, sendo composto por:

  • Nicu Buculei – Fotógrafo profissional da Romênia
  • Paola Vidal e Roberto Valim – Estudio MegaZap – Juiz de Fora – MG
  • Ourivaldo Barbosa Valle – Fotógrafo e Diretor Administrativo da Confederação Brasileira de Fotografia

Assim como no ano anterior, teremos premiação em dinheiro em duas categorias: melhor foto e melhores contribuições, o valor das premiações ainda está sendo definido e será anunciado em breve.

As 10 melhores fotos da edição Brasileira serão encaminhadas para a etapa internacional onde concorrerão com os demais países participantes à premiação internacional.

O foco do concurso são parques nacionais e reservas ecológicas e principalmente fotos com a composição artística de paisagens, animais e plantas, retratando o vasto patrimônio natural Brasileiro.

Para maiores informações sobre o concurso, acessa a página do Wiki Loves Earth Brasil 2015 na Wikipédia e fiquem ligados nas novidades do concurso através da página no Facebook e conta no Twitter

WLE Brasil 2015-2

Datas Importantes:

  • Envio das fotografias: 1 a 31 de Maio de 2015
  • Anúncio dos vencedores: 22 de Junho de 2015

Links Importantes:

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar