Ganhar a confiança do Google

No primeiro artigo da serie SEO para Fotógrafos explicamos como aumentar a sua visibilidade na Internet com a introdução ao tema SEO e Motores de Busca. Se não leu o artigo anterior, considere ler para perceber o que é o SEO e para entender a importância que os Motores de Busca têm no seu site, blog ou portfolio.

O Google é considerado nos dias de hoje o melhor motor de busca existente no mercado e todos o conhecem. Tudo isto se deve ao seu algoritmo avançado que é capaz de organizar os sites que aparecem nos resultados de busca de forma rigorosa e bastante inteligente. Logo para o seu site aparecer nas primeiras posições, é essencial que o Google perceba que o seu site tem conteúdo de qualidade e que merece ser destacado.

Deixo de seguida algumas dicas para ganhar as primeiras posições do Google:

Tenha o seu próprio domínio

São criados milhares de sites todos os dias e muitos dos serviços usados são gratuitos. O Google sabe que os sites em serviços gratuitos são na sua grande maioria abandonados o que acabam por gerar uma infinidade de sites sem conteúdo importante e que não trazem valor para os visitantes.

Para dar a entender ao Google que está interessado no seu site (blog ou portfólio) compre um domínio próprio! Só comprando um domínio próprio é que terá possibilidade de aumentar as hipóteses de conseguir um bom lugar nos resultados de busca e de forma mais rápida. O domínio próprio também vai ajudar o Google a encontrar o seu site mais rapidamente na altura em que este for criado.

Crie um site com conteúdo útil

Pesquisas efectuadas por profissionais em SEO mostram que o Google conta com a ajuda dos visitantes para classificarem a qualidade dos sites que aparecem nos resultados de busca. Para perceber melhor o que estou a dizer imagine que ao pesquisar por “Fotografia DG” no Google vai aparecer a lista dos sites classificados como relevantes para o termo pesquisado, neste caso o termo é Fotografia DG.

Se visitar o primeiro site e encontrar o que procura e decidir ficar a navegar pelo site, o Google vai perceber que o seu site é relevante e que está bem classificado na primeira posição e não mudará nada nos resultados da pesquisa.

Mas se o visitante não gostar (seja do conteúdo, design, navegabilidade ou por outra qualquer razão) e sair da página para clicar no segundo site da lista, o Google poderá identificar que o primeiro site não é relevante para o termo pesquisado e que o segundo site devia passar a ocupar a primeira posição da busca, podendo mudar a ordem dos resultados quando o próximo visitante efectuar a mesma pesquisa.

Por fim e para que não fiquem dúvidas, não é importante se o seu site têm apenas fotografias ou texto, o importante é agradar ao máximo o visitante e tentar que ele permaneça no seu site o máximo de tempo possível.

Actualize o seu site frequentemente

Actualizar o seu site é uma tarefa muito importante. As actualizações de conteúdo quer seja de texto ou fotografias vai dizer ao Google que está interessado no seu site e que este tem informações actualizadas. Não precisa de actualizar diariamente, entre duas e quatro actualizações semanais são suficientes.

Não copie conteúdo de outros sites

Um site que possui conteúdo copiado (duplicado) de outros sites é prejudicado pelos motores de buscar. O Google filtra (e não penaliza) o conteúdo de forma a apresentar apenas uma versão nos motores de busca.  Assim, o conteúdo duplicado é filtrado de forma a aparecer apenas a versão tida como original ou mais relevante. No caso de copiar páginas em excesso de outros site pode vir a sofrer penalizações e até mesmo vir a ser banido do Google.

Ajude-nos! Avalie, compartilhe e deixe um comentário mais abaixo:

Diogo Guerreiro

Diogo Guerreiro é o fundador do Fotografia-DG e tem como objetivo a divulgação prática e profunda de técnicas, dicas e recomendações de novas tendências da área do mercado.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar