Home » Artigos » SEO para Fotógrafos

Ganhar a confiança do Google

No primeiro artigo da serie SEO para Fotógrafos explicamos como aumentar a sua visibilidade na Internet com a introdução ao tema SEO e Motores de Busca. Se não leu o artigo anterior, considere ler para perceber o que é o SEO e para entender a importância que os Motores de Busca têm no seu site, blog ou portfolio.

O Google é considerado nos dias de hoje o melhor motor de busca existente no mercado e todos o conhecem. Tudo isto se deve ao seu algoritmo avançado que é capaz de organizar os sites que aparecem nos resultados de busca de forma rigorosa e bastante inteligente. Logo para o seu site aparecer nas primeiras posições, é essencial que o Google perceba que o seu site tem conteúdo de qualidade e que merece ser destacado.

Deixo de seguida algumas dicas para ganhar as primeiras posições do Google:

Tenha o seu próprio domínio

São criados milhares de sites todos os dias e muitos dos serviços usados são gratuitos. O Google sabe que os sites em serviços gratuitos são na sua grande maioria abandonados o que acabam por gerar uma infinidade de sites sem conteúdo importante e que não trazem valor para os visitantes.

Para dar a entender ao Google que está interessado no seu site (blog ou portfólio) compre um domínio próprio! Só comprando um domínio próprio é que terá possibilidade de aumentar as hipóteses de conseguir um bom lugar nos resultados de busca e de forma mais rápida. O domínio próprio também vai ajudar o Google a encontrar o seu site mais rapidamente na altura em que este for criado.

Crie um site com conteúdo útil

Pesquisas efectuadas por profissionais em SEO mostram que o Google conta com a ajuda dos visitantes para classificarem a qualidade dos sites que aparecem nos resultados de busca. Para perceber melhor o que estou a dizer imagine que ao pesquisar por “Fotografia DG” no Google vai aparecer a lista dos sites classificados como relevantes para o termo pesquisado, neste caso o termo é Fotografia DG.

Se visitar o primeiro site e encontrar o que procura e decidir ficar a navegar pelo site, o Google vai perceber que o seu site é relevante e que está bem classificado na primeira posição e não mudará nada nos resultados da pesquisa.

Mas se o visitante não gostar (seja do conteúdo, design, navegabilidade ou por outra qualquer razão) e sair da página para clicar no segundo site da lista, o Google poderá identificar que o primeiro site não é relevante para o termo pesquisado e que o segundo site devia passar a ocupar a primeira posição da busca, podendo mudar a ordem dos resultados quando o próximo visitante efectuar a mesma pesquisa.

Por fim e para que não fiquem dúvidas, não é importante se o seu site têm apenas fotografias ou texto, o importante é agradar ao máximo o visitante e tentar que ele permaneça no seu site o máximo de tempo possível.

Actualize o seu site frequentemente

Actualizar o seu site é uma tarefa muito importante. As actualizações de conteúdo quer seja de texto ou fotografias vai dizer ao Google que está interessado no seu site e que este tem informações actualizadas. Não precisa de actualizar diariamente, entre duas e quatro actualizações semanais são suficientes.

Não copie conteúdo de outros sites

Um site que possui conteúdo copiado (duplicado) de outros sites é prejudicado pelos motores de buscar. O Google filtra (e não penaliza) o conteúdo de forma a apresentar apenas uma versão nos motores de busca.  Assim, o conteúdo duplicado é filtrado de forma a aparecer apenas a versão tida como original ou mais relevante. No caso de copiar páginas em excesso de outros site pode vir a sofrer penalizações e até mesmo vir a ser banido do Google.

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Diogo Guerreiro

Diogo Guerreiro é o fundador do Fotografia-DG e tem como objetivo a divulgação prática e profunda de técnicas, dicas e recomendações de novas tendências da área do mercado.

11 Comentários

Clique aqui para comentar

  • From my experience being at the optimal weight for your body is an incredible experience. I find I have limitless energy, feel light, and my mind is more incredibly sharp. Getting up in the morning is easy and going to sleep at night is a snap. For me, once I experienced all this I never wanted to look back and continue a lifestyle of proper eating and exercise.

    [WORDPRESS HASHCASH] The poster sent us ‘1110010368 which is not a hashcash value.

  • Pessoal, ai vai uma idéia de como fazer esse tal de SEO.

    Quando colocamos uma imagem na página, na realidade ele criar o código HTML abaixo:

    Ex:

    A Tag vem acompanhada por alguns atributos, alguns deles são voltados a descrever de forma resumida o significado da imagem.

    Alt: o atributo “alt” é considerado como texto alternativo para descrição de imagens.

    Title: é um atributo usado para prover uma informação adicional, mas não essencial. Geralmente é usado para imagens e links.

    Posicione o texto certo com a imagem certa. Se existir uma imagem colocada em volta de um texto que fale sobre carros, possivelmente a imagem poderá ser associada a imagem de um carro.

    Coloque nome correto nas imagens. img001.jpg (errado), carro.jpg (certo)

    Espero ter ajudado.

  • Walter como o Rafael falou existe formas de fazer o Google conhecer as imagens, mas o que indico é escreverem sempre um pequeno texto sobre a sua imagem. Mais para a frente nesta série vou escrever como utilizar o Title, a Meta Description, Meta Tags e o Alt das próprias imagens.

  • Pessoal, ao inserir uma nova foto em seu site, procure inserir tags "palavras que identifique a imagem", utilizando os items title e alt do HTML. Isso servira como referencia para os motores de busca. Sugiro um post de como realizar este processo e me coloco a disposição para auxiliar no que for preciso.

  • Muito legal, o grande problema de SEO para sites de fotografia é justamente serem focados mais em fotos que textos, uso de flash, design comprado e não adaptado, fornecer conteúdo pelo site também é muito interessante como presets por exemplo.

  • <span style="font-weight: bold;">Renato</span>, muito obrigado! Como disse, este tema SEO tem muita informação e pretendemos com o tempo construir um "manual" de SEO para Fotógrafos de forma a ajudar a comunidade a mostrar o seu trabalho de uma forma mais eficiente.

    <span style="font-weight: bold;">June</span>, nesta serie vou falar sobre portfolios e explicar as razões para não os usarem em flash. Tem muitos contras, não é apenas pela dificuldade na actualização de conteúdo. O próprio flash dificulta e muito o indexador dos motores de busca.

    <span style="font-weight: bold;">André</span>, obrigado pelo comentário.

  • Gostei muito da iniciativa de trazer o tema SEO para fotógrafos. Embora o portfolio seja o foco para um fotógrafo, é importante ressaltar que a maior parte dos sites que encontramos do ramo são em Flash e sofrem com a desatualização de conteúdo. Hoje já existem soluções simples que já garantem um site de qualidade visual e conteúdo amigável aos buscadores. A divulgação desse tipo de artigo auxilia tanto os profissionais de fotografia, que podem ganhar cada vez mais visibilidade na internet.

  • Parabéns por mais esse artigo da série SEO, Diogo.

    É muita informação para um post só – dá pra escrever um livro – e com certeza essa série será de grande utilidade para todos.

    Abraços

Páginas Úteis

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar