Home » Atualidade » Eventos » Nu Photo Conference: saiba tudo que aconteceu no Congresso

Nu Photo Conference: saiba tudo que aconteceu no Congresso

Aconteceu entre os dias 19 a 21 de setembro, em São Paulo, o primeiro congresso que se tem notícia na história da fotografia totalmente direcionado ao nu e sensual. O Nu Photo Conference, promovido pela Editora Iphoto, foi uma inovação (e por que não dizer revolução) na fotografia brasileira deste gênero.

O congresso trouxe renomados fotógrafos brasileiros da área, e também outros profissionais envolvidos com a produção dos ensaios desta área, que é uma das mais crescentes no Brasil.

Da fotografia de pessoas comuns à fotografia de modelos profissionais, o congresso abordou a fotografia de nu e sensual nos seus mais diversos aspectos.

Fernanda Preto, jovem e talentosa fotógrafa, responsável pelo site Ensaio Pitanga, falou sobre o fluxo de trabalho na realização de um ensaio de nu editorial e deu uma dica importante, baseada em sua experiência: “Eu uso muito o diálogo par a modelo ir relaxando antes mesmo de começar o ensaio. Também faço elogios e, às vezes, mostro algumas fotos para ela aumentar a confiança no meu trabalho e na sua atitude diante das lentes. Com isso, é possível realizar um ensaio com sucesso”

Modelo fotografada por Fernanda Marques no palco do Nu Photo Conference

Assim como Fernanda Preto, a fotógrafa Gina Stocco também é acostumada a fotografar mulheres comuns, e trouxe um pouco dessa sua experiência ao palco do Nu Photo Conference quando escolheu uma fotógrafa congressista para realizar a prática ao vivo.

“As mãos e pés precisam estar suaves. Nunca deixe no corpo da mulher movimentos ou sensações de tensão”, é a dica da fotógrafa.

Gina Stocco fotografando uma congressista escolhida durante sua palestra

Quem também falou sobre fotografia sensual de pessoas comuns foram os fotógrafos, radicados em Santa Catarina, Fernanda Marques e Anderson Miranda. Fernanda falou sobre o Boudoir, ensaio sensual que produz com noivas, realizando também uma prática ao vivo e demonstrando como é feita a direção da noiva e ainda falando sobre aspectos importantes como locação, o melhor momento de realizar o ensaio (de preferência sempre em data distinta do casamento) e a maneira como oferecer este tipo de ensaio.

Anderson Miranda, responsável pelo site Nue Belle, num bate papo com os congressistas tratou de aspectos como a escolha da locação, os pacotes que comercializa, a produção e maquiagem, duração de cada sessão e ainda sobre a edição das imagens.

Os fotógrafos que trabalham com linha editorial e autoral estavam muito bem representados por profissionais que emplacam capas nas mais diversas revistas brasileiras como Sexy, Playboy e Trip.

O primeiro deles a subir no palco foi o fotógrafo Angelo Pastorello, que atua há mais de 20 anos,  e trouxe um misto de técnica e arte para o palco do Nu Photo Conference.

Falando de trabalhos autorais e referências fotográficas até os termos mais técnicos (e poéticos) sobre interpretação da luz, relações da luz com o ambiente e a modelo, Angelo demonstrou através de suas fotografias, captados em analógico e digital, como é seu fluxo de trabalho e produção.

Além de falar sobre a sua técnica, e sua arte, falou sobre a importância de estudarmos e vermos trabalhos de grandes nomes da pintura e da fotografia, como Helmut Newton e Richard Avedon.

Angelo Pastorello

Diferentemente de Angelo, que produz trabalhos para edições impressas, o fotógrafo Marcos Serra Lima, fotógrafo do site Paparazzo, falou sobre sua experiência na produção dos ensaios para o site e também sobre a diferença entre fotografar para uma revista impressa e fotografar para mídia exclusivamente eletrônica.

Marcos também realizou uma prática ao vivo, demonstrando como produz ensaios que muitas vezes dispõem de um curto espaço de tempo para o seu desenvolvimento.

Prática ao vivo com Marcos Serra Lima

Outro fotógrafo da linha editorial a se apresentar foi o excelente Drausio Tuzzolo, com diversos ensaios publicados na revista Playboy. Aplaudido de pé pelos congressistas, e na minha opinião a melhor palestra do congresso, Drausio mostrou de maneira brilhante como desenvolve um ensaio, enfatizando técnicas de iluminação, captação de imagem e direção de modelo.

Modelo Priscila Guedes, dirigida por Drausio Tuzzolo

Para falar de nu masculino, o Nu Photo Conference trouxe o fotógrafo André Arthur, que falou sobre os aspectos históricos deste tipo de ensaio e demonstrou através de prática como a luz deve ser modificada para cada momento e para cada tipo de fotografia que queremos fazer. Falou também sobre como evitar os erros comuns e como lidar com o momento tão íntimo que é o ensaio sensual e do nu.

O brilhante André Arruda falou sobre Nu Autoral, enfatizando a importância do fotógrafo desenvolver um projeto paralelo ao seu trabalho comercial e tratando de aspectos como a escolha do tema, concepção do projeto, pertinência global e aproveitamento de oportunidades.

Pelo trabalho apresentado, já era de se esperar que a prática realizada por André Arruda no palco seria surpreendente.

Ensaio autoral com André Arruda

Para falar um poucos dos bastidores dos ensaios produzidos para grandes revistas, se apresentaram no palco Juliana Hirschmann, produtora de ensaios  para Playboy, Sexy, VIP e Trip e Kika Paulon, editora visual da revista Playboy.

Ambas trouxeram a vivência dos bastidores, apontando alguns erros e acertos das produções, e com muito humor contaram as histórias de grandes ensaios destas publicações.

O congresso ainda contou com as palestras de Fujocka, um dos profissionais mais renomados na área de pós produção fotográfica do Brasil, que falou sobre tratamento de imagem, e Djair de Souza Rosa, advogado da revista Sexy, que abordou os temas ligados à legislação relacionada à fotografia de nu e sensual.

Fujocka, realizando a pós produção de uma imagem

Para finalizar o congresso, o curitibano Pedro Nossol demonstrou de maneira prática como realizar ensaios sensuais de maneira criativa utilizando elementos e técnicas conhecidas, como por exemplo o light painting.

Produção impecável, e muito pontual, a Editora Iphoto conseguiu reunir a inovação do tema com o profissionalismo de sua equipe, que unido a ótimos profissionais em cima do palco não poderia resultar em outra coisa senão em um ótimo evento de fotografia!

Altair Hoppe e equipe no palco no Nu Photo

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Diogo Ramos

Diogo Ramos, 26 anos, é fotografo e advogado, especialista em Direito de Imagem e Autoral. Desde criança esteve envolvido com a fotografia, vendo os trabalhos da coleção de seu pai. O interesse em fotografar surgiu somente após concluir a faculdade de direito, há dois anos atrás, quando realizou uma pesquisa sobre o Direito a Imagem e a Liberdade de Imprensa. A paixão pela fotografia foi tamanha que hoje se sente mais fotógrafo do que advogado, e exerce ambas as profissões conjuntamente.

3 Comentários

Clique aqui para comentar

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar