Home » Atualidade » Acessórios » Daguerreotype Achromat, a primeira lente da história voltou

Daguerreotype Achromat, a primeira lente da história voltou

A primeira lente usada em uma câmera na história foi recriada, a Daguerreotype Achromat 64mm f/2.9 é um dos projetos mais ousados da Lomography e terá versões para Canon e Nikon

140c1d31a74fd905b5c2a3c6cf7a02e0_original

Se algum dia já passou pela sua cabeça ter a sensação de utilizar um daguerreótipo (se você é um verdadeiro amante da fotografia precisa saber do que se trata um daguerreótipo) sua chance chegou. Em mais um projeto do Kickstarter promovida pela Lomography a Daguerreotype Achromat 64mm f/2.9, a lente original do ano de 1839, pode ser sua por um valor a partir de 300 dólares. Acompanham a lente as clássicas placas de abertura do sistema Waterhouse que possuem diâmetros diferentes simulando o mecanismo de um diafragma, são 6 placas com as aberturas f/2.9, f/4, f/5.6, f/8, f/11 e f/16. Adicionalmente a Lomography também incluiu filtros artísticos chamados Lumiére e Aquarelle para bokehs criativos.

108cf4d88fd4cba4d99ea44532641231_original

Foram disponibilizados dois modelos diferentes, um para baioneta Canon EF e outro para Nikon F. A lente possui uma construção bastante simples com apenas 2 elementos e a distância mínima de foco é de 50cm. Ainda possui rosca para filtros de 40.5mm mas, sinceramente, as imagens geradas pela Daguerreotype Achromat já são cheias de “efeitos” como se pode ver nos exemplos abaixo:

Também foi criada uma versão especial Black Art muito elegante que pode ser adquirida por um valor a partir de 400 dólares. Também há uma opção em que pode ser adquirido um kit contendo a Daguerreotype Achromat e também a versão moderna da Petzval, outra clássica e lendária objetiva apenas 1 ano mais nova que a lente original do Daguereótipo. Estes valores mais “baratos” citados no artigo permitem que você consiga adquirir a lente recebendo-a apenas no fim do ano, há opções que chegam até a inimagináveis 2300 dólares possibilitando ser dono de uma Daguerreotype Achromat a partir de agosto.

3f206c2a2faa88ba457b7d7e06624a1c_original

1