Dica de fim de ano: Canon S200 5/5 (2)

A Canon S200 foi uma compacta premium concebida para ser mais barata que as demais possuindo um custo mais baixo do que muitas superzoom que possuem sensores menores. É bastante compacta e cabe tranquilamente em um bolso não muito apertado. Por utilizar um antigo sensor CCD usado em gerações anteriores das compactas premium da Canon, ela possui especificações um pouco mais modestas nos vídeos, devido às limitações naturais deste tipo de sensor e também não fotografa em RAW. Não é uma câmera fácil de ser encontrada no mercado americano, mas é razoavelmente comum no mercado europeu.

153

A Canon S200 é equipada com sensor CCD de 10.1 megapixels (1/1.7 de polegada com 10.4MP de resolução total); sua objetiva com 4x de zoom cobre distância focal entre 24-120mm com abertura f/2.0-5.9 e macro de 3cm; possui estabilização óptica; sensibilidade ISO 80-6400; o tempo de exposição varia entre 1/2000 e 15 segundos; o modo contínuo é de até 4,5fps; o alcance do flash é de até 7 metros; faz vídeos HD com taxa de 24fps em formato MOV e som estéreo; possui monitor LCD de 3 polegadas; controles manuais; wi-fi integrado; e é alimentada por bateria com capacidade para cerca de 200 fotos por carga.

Como vem se tornando uma tendência nos últimos anos, a Canon S200 é dotada de um anel de controle ao redor de sua objetiva que é multifuncional. Ele pode, por exemplo, habilitar a função de zoom predefinido quando estiver com a lente em 24mm girando-o em sentido anti-horário até ouvir um clique. Neste momento a lente vai até 28mm e a cada clique ela vai mudando para 35, 50, 85, 100 e 120mm. Este anel também pode assumir as funções de foco manual, e ajuste de sensibilidade ISO, tempo de exposição e abertura, além de várias outras funções.

A Canon S200 está disponível nas cores branca e preta ao custo médio de 280 euros.

1