Home » Cursos » Fotografia de Esportes » Fotografia de Esportes para Iniciantes – Parte 9/9

Fotografia de Esportes para Iniciantes – Parte 9/9 5/5 (2)

Se não tem acompanhado a série de artigos sobre Fotografia de Esportes para Iniciantes considere ler os artigos anteriores: www.fotografia-dg.com/category/cursos/fotografia-esportes-iniciantes

Dicas para Fotografia de Esportes

Fotografar esportes não chega a ser um grande desafio. A ação ocorre em um espaço basicamente delimitado e, de certa forma, pode ser prevista, desde que o fotógrafo tenha conhecimento do que ocorre.

De qualquer forma, algumas dicas podem facilitar muito a vida de quem pretende registrar imagens de ação:

1. Leve todo o seu equipamento: mesmo com um estudo prévio da modalidade, e tendo grande noção do que pode ocorrer, ter em mãos opções de objetivas pode facilitar ou permitir a criação de imagens diferenciadas;

2. Proteja-se: em ambientes abertos, precauções simples podem evitar dores de cabeça. Protetor solar, capas de chuva (para fotógrafo e equipamento), repelentes de insetos e uma simples garrafa de água são itens quase obrigatórios no kit;

3. Fotografe em JPG: fotografia de esportes requer velocidade, e a velocidade de gravação pode determinar a captura ou não de uma imagem. Em RAW, apesar de possibilitar maior edição posterior, a câmera leva mais tempo de processamento e, em grande parte dos casos, há redução do numero de fotos por segundo;

4. Pratique: esportes ocorrem em qualquer canto, há todo momento. Se tiver oportunidade, saque sua câmera e registre, estude, mude regulagens, experimente e busque seus melhores resultados.

5. Acessórios: além de câmera, lentes e flash, dois acessórios são de grande importância para fotógrafos de esportes que precisam passar algumas horas com a câmera em mãos: monopé e banquinho. Isso mesmo, um bom banquinho portátil, preferencialmente com armação de alumínio e lona, acompanhado de um bom monopé, diminui muito o estresse físico causado pela postura constante de segurar o peso do equipamento.

6. Estude: grandes nomes da fotografia esportiva são referências para quem está no início de sua trajetória, ou ainda, apenas para dar ideias de novas composições. A internet é um banco de pesquisa ilimitado. Utilize a rede mundial para ver, por exemplo, imagens de jogos olímpicos, copas, torneios internacionais, que normalmente são registrados pelos melhores profissionais na área;

7. Esqueça o ruído: a utilização de ISOs altos, prática comum para conseguir altas velocidades de obturação, traz um problema ao fotógrafo: o aparecimento de ruído. Na fotografia esportiva, principalmente profissional, o ruído não é uma grande preocupação. O que interessa, realmente, é o conteúdo.

Fotografar Futebol

1/160s | f/2.8 | ISO 1600 – Nikon D300 + Sigma 70-200 f/2.8
Com iluminação precária, a utilização de ISOs altos é praticamente obrigatória,
e o ruído é uma conseqüência que não precisa, necessariamente, ser combatida.

Conclusão da série Fotografia de Esportes para Iniciantes

A intenção desta série foi mostrar, de forma simples, peculiaridades da fotografia esportiva. Há muito mais a ser discutido, mas uma enciclopédia inteira seria necessária para abordar de forma independente cada esporte, cada situação, e as melhores formas de fotografá-las.

Este é apenas um início, um guia para direcionar os estudos e ajudar o iniciante a ter uma visão geral sobre este fascinante mundo da fotografia esportiva. Como em todos os setores da fotografia, a prática é fundamental.

Vale lembrar: após uma boa saída fotográfica para cobrir um evento esportivo, ou qualquer outro, lembre-se de fazer a manutenção do seu equipamento. Limpar poeira ou areia e secar o suor das mãos que umedeceu a objetiva e o corpo da câmera são práticas simples, rápidas de serem executadas, e que podem aumentar em muito a vida útil do equipamento.

Na próxima quinta-feira será disponibilizado o eBook desta série para download gratuito na Loja Fotografia-DG. Não perca a oportunidade de ter um mini livro sobre Fotografia de Esportes para Iniciantes!

Ajude-nos, avalie este artigo:

Thiago Antunes

Thiago Antunes é jornalista e fotógrafo esportivo há mais de 10 anos. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo, atua também como freelancer em outros segmentos da fotografia como publicidade e social, e ministra cursos e workshops nos três estados do sul do Brasil.