Home » Artigos » Dicas » Diferenças entre o Flash Sb-900 e o Sb-910

Diferenças entre o Flash Sb-900 e o Sb-910 5/5 (1)

Olá leitores do Fotografia-DG, meu nome é Bruno Barbosa Muniz e estou aqui novamente para compartilhar um pouco de conhecimento com todos vocês!

Bom, eu queria começar dizendo que não possuo o Sb-910, mas pesquisei muito antes de escrever esse artigo pra vocês. O Flash Sb-910 não foi lançado tão recentemente (final de 2011), mas creio que passou despercebido por muitos durante algum tempo por ser um produto de uma empresa estrangeira e tudo que é lançado demora a chegar no Brasil.

Enfim, existem algumas diferenças que não são notadas somente olhando para o flash, mas que devem ser levadas em consideração. Vamos lá:

1- Quando colocados em comparação em relação à quantidade de disparos em intervalos de menos de 1 segundo o Sb-900 disparou 50 vezes e entrou em “modo de proteção contra superaquecimento”. Já o Sb-910 disparou 200 vezes e ainda continuou com o “termo medidor” em 1/3 de sua capacidade máxima. Esse ótimo desempenho se dá pelo novo sistema (Thermal Cut-Out function) que o Flash abriga para evitar que o mesmo se superaqueça com poucos disparos. Isso em minha opinião foi onde o Sb-910 saiu ganhando de “lavada”.

2- Você consegue um uso bem melhor da bateria com o Sb-910 do que com o Sb-900.

3- O flash Sb-910 tem total e perfeita integração com o Sistema de Iluminação Criativa da Nikon (CLS), que permite a você controlar até 3 grupos de flashes remotos (X, Y e Z).

4- O Sb-910 ganhou um botão “Menu específico” e botões iluminados, que ajudam muito em situações onde você vai trabalhar com pouca iluminação. Até você se acostumar onde fica cada botão é de grande ajuda.

5- O Sb-910 apresenta uma iluminação auxiliar para AF multi-ponto, função inexistente no Sb-900.

6- Em termos de Design o Sb-910 é pouco maior (diferença desconsiderável) e a diferença do peso é de somente 5 gramas, tendo o Sb-900 415g e o Sb-910 420g.

Eu coloquei o novo Sistema contra superaquecimento em primeiro, pois acho que deve ser o item a ser priorizado na hora da compra. Lembro-me de várias pessoas reclamando que Sb-900 esquentava rápido se usasse pilhas recarregáveis, e pelo que parece esse problema é inexistente ou bem minimizado no Sb-910.

Bom, eu não queria que o artigo ficasse tão longo, mas espero que eu tenha sido claro e esclarecido a dúvida de todos. Boas fotos!

– Abaixo segue algumas fotos dos dois Flashes em comparação.

Diferenças entre o Sb-900 e o Sb-910

Bruno Muniz

Sou Goiano, nativo da cidade de São Simão (interior). Comecei na fotografia desde pequeno, com oportunidades de fotografar pequenos eventos familiares com câmeras digitais comuns. Me interessei ainda mais pela arte quando montei um site de cobertura de eventos que ficou bem popular na cidade. Me profissionalizei e hoje trabalho profissionalmente em meu estúdio.

12 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Tenho o SB900 e não tenho do que reclamar, é um flash muito bom! basta saber utilizá-lo.. Nosso amigo Fabio explicou perfeitamente, muitas vezes os usuários utilizam o flash em TTLBL com iso baixo, obturador fechado, em ambientes com luz precária, obviamente em TTLBL estas fotometrias vão exigir maior potencia do flash provocando o super-aquecimento …

  • Precisa ver pessoal … eu tenho 02 SB 900 e realmente ele aquece e desliga para evitar a queima do circuito eletronico com pilhas recarregáveis …mas tem como resolver esse problema com pilhas duracell e tambem com o SD-9 Battery pack , precisa ver tambem que as vezes alguns fotografos usam com o BL ativado , mas sem ter a luz de fundo, ou seja, atras do sujeito esta tudo escuro , aí não tem jeito mesmo , como o BL quer igualar a luz ambiente (onde nao existe) ele dispara mais forte e aquece mesmo … Tente usar o flash somente como luz de preenchimento e com pilhas duracell , não é pra aquecer … além de tambem usar lentes claras e ISO alto em fotos noturna é claro … O SB 900 é muito bom basta saber usá-lo mesmo …

  • Tenho o SB-900 e achava que era defeito no meu flash a questão do superaquecimento, ao ponto de levar numa autorizada pra vê o problema, fiquei na mão várias vezes e agora fui obrigada a comprar o SB-910 e ainda não coloquei ele pra trabalhar mas com certeza agora vou ter segurança ao cobrir um casamento ou aniversário.

    • O superaquecimento é devido o uso de pilhas recarregaveis, pois elas tem baixa recuperação de carga instantânea, com Duracell isso nunca acontece

  • Procuro explicações claras e fáceis de entender sobre como tirar fotos de primeiro plano c/ foco e segundo plano desfocadas e vice versa
    minha lente é 18/ 200

    • beth, quando você foca no primeiro plano deve manter o botão apertado, (sem disparar é claro o clic) e mover a câmera para fazer o enquadramento que deseja, aí quando clicar, o primeiro plano ficará focado e o segundo não.(e vise versa)Claro que depois que focar o plano que escolher ficar nítido não poderá mexer no zoom, poderá apenas mover a máquina para enquadrar, ok?!

  • Fui um dos primeiros a comprar o SB-900 Foi uma baita decepção. Diversos situações que causavam superaquecimento. O "entendidos" sempre diziam que o as pessoas que tinham problewmas com o SB-900 é pq não sabiam usar flash… aff. Agora não parece um para afirmar. Perdi a paciência e adotei os flash da Yongnuo. Sinto falta de muitos recursos avançados do SB-900. Mas pro básico/Intermediário os YongNuo atendem muito bem por uma fração do preço.

    • Existe um menu para desativar o superaquecimento do sb900, só descobri depois que vendi, as pilhas recarregaveis contribuem muito para isso também, só uso Duracell no meu SB910

  • Interessante, o SB-900 e o SB-700 tem sistemas parecidos!!! Mas nunca tive problemas de superaquecimento no SB-700!

    Já passei alguns momentos desagradáveis com o SB-900, ainda bem que me livrei dessa "bomba" :D
    Ótimo post!

    • Roneymar tive o SB 900, hj utilizo o SB 910, nunca tive problemas com ele mas o 900 sim, pouco depois descobri que há um menu que desativa o superaquecimento do sb900, e isso ocorre muito com pilhas recarregaveis, não utilizo mais, só uso agorasomente Duracel, e tudo corre normalmente até mais

  • Eu tenho um SB910 e recomendo fortemente. A questão do super-aquecimento é real, já "travei" o SB900 algumas vezes. Já com o 910 eu não conegui chegar até a metade da temperatura suportada, mesmo em trabalhos mais pauleira ele segura muito bem. O preço está ainda um pouco salgado, mas o Flash é sensacional !

Abrir Chat
1