Home » Artigos » Dicas

Diferenças entre o Flash Sb-900 e o Sb-910 5/5 (1)

Olá leitores do Fotografia-DG, meu nome é Bruno Barbosa Muniz e estou aqui novamente para compartilhar um pouco de conhecimento com todos vocês!

Bom, eu queria começar dizendo que não possuo o Sb-910, mas pesquisei muito antes de escrever esse artigo pra vocês. O Flash Sb-910 não foi lançado tão recentemente (final de 2011), mas creio que passou despercebido por muitos durante algum tempo por ser um produto de uma empresa estrangeira e tudo que é lançado demora a chegar no Brasil.

Enfim, existem algumas diferenças que não são notadas somente olhando para o flash, mas que devem ser levadas em consideração. Vamos lá:

1- Quando colocados em comparação em relação à quantidade de disparos em intervalos de menos de 1 segundo o Sb-900 disparou 50 vezes e entrou em “modo de proteção contra superaquecimento”. Já o Sb-910 disparou 200 vezes e ainda continuou com o “termo medidor” em 1/3 de sua capacidade máxima. Esse ótimo desempenho se dá pelo novo sistema (Thermal Cut-Out function) que o Flash abriga para evitar que o mesmo se superaqueça com poucos disparos. Isso em minha opinião foi onde o Sb-910 saiu ganhando de “lavada”.

2- Você consegue um uso bem melhor da bateria com o Sb-910 do que com o Sb-900.

3- O flash Sb-910 tem total e perfeita integração com o Sistema de Iluminação Criativa da Nikon (CLS), que permite a você controlar até 3 grupos de flashes remotos (X, Y e Z).

4- O Sb-910 ganhou um botão “Menu específico” e botões iluminados, que ajudam muito em situações onde você vai trabalhar com pouca iluminação. Até você se acostumar onde fica cada botão é de grande ajuda.

5- O Sb-910 apresenta uma iluminação auxiliar para AF multi-ponto, função inexistente no Sb-900.

6- Em termos de Design o Sb-910 é pouco maior (diferença desconsiderável) e a diferença do peso é de somente 5 gramas, tendo o Sb-900 415g e o Sb-910 420g.

Eu coloquei o novo Sistema contra superaquecimento em primeiro, pois acho que deve ser o item a ser priorizado na hora da compra. Lembro-me de várias pessoas reclamando que Sb-900 esquentava rápido se usasse pilhas recarregáveis, e pelo que parece esse problema é inexistente ou bem minimizado no Sb-910.

Bom, eu não queria que o artigo ficasse tão longo, mas espero que eu tenha sido claro e esclarecido a dúvida de todos. Boas fotos!

– Abaixo segue algumas fotos dos dois Flashes em comparação.

Diferenças entre o Sb-900 e o Sb-910

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

 

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • clovis

    Tenho o SB900 e não tenho do que reclamar, é um flash muito bom! basta saber utilizá-lo.. Nosso amigo Fabio explicou perfeitamente, muitas vezes os usuários utilizam o flash em TTLBL com iso baixo, obturador fechado, em ambientes com luz precária, obviamente em TTLBL estas fotometrias vão exigir maior potencia do flash provocando o super-aquecimento …

  • edilsonfb

    Obrigado por compartilhar, Bruno!

  • Leandro

    Precisa ver pessoal … eu tenho 02 SB 900 e realmente ele aquece e desliga para evitar a queima do circuito eletronico com pilhas recarregáveis …mas tem como resolver esse problema com pilhas duracell e tambem com o SD-9 Battery pack , precisa ver tambem que as vezes alguns fotografos usam com o BL ativado , mas sem ter a luz de fundo, ou seja, atras do sujeito esta tudo escuro , aí não tem jeito mesmo , como o BL quer igualar a luz ambiente (onde nao existe) ele dispara mais forte e aquece mesmo … Tente usar o flash somente como luz de preenchimento e com pilhas duracell , não é pra aquecer … além de tambem usar lentes claras e ISO alto em fotos noturna é claro … O SB 900 é muito bom basta saber usá-lo mesmo …

  • Rosa Rodrigues

    Tenho o SB-900 e achava que era defeito no meu flash a questão do superaquecimento, ao ponto de levar numa autorizada pra vê o problema, fiquei na mão várias vezes e agora fui obrigada a comprar o SB-910 e ainda não coloquei ele pra trabalhar mas com certeza agora vou ter segurança ao cobrir um casamento ou aniversário.

    • Fabio

      O superaquecimento é devido o uso de pilhas recarregaveis, pois elas tem baixa recuperação de carga instantânea, com Duracell isso nunca acontece

  • beth

    Procuro explicações claras e fáceis de entender sobre como tirar fotos de primeiro plano c/ foco e segundo plano desfocadas e vice versa
    minha lente é 18/ 200

    • maria

      beth, quando você foca no primeiro plano deve manter o botão apertado, (sem disparar é claro o clic) e mover a câmera para fazer o enquadramento que deseja, aí quando clicar, o primeiro plano ficará focado e o segundo não.(e vise versa)Claro que depois que focar o plano que escolher ficar nítido não poderá mexer no zoom, poderá apenas mover a máquina para enquadrar, ok?!

  • Luiz Soaes

    Fui um dos primeiros a comprar o SB-900 Foi uma baita decepção. Diversos situações que causavam superaquecimento. O "entendidos" sempre diziam que o as pessoas que tinham problewmas com o SB-900 é pq não sabiam usar flash… aff. Agora não parece um para afirmar. Perdi a paciência e adotei os flash da Yongnuo. Sinto falta de muitos recursos avançados do SB-900. Mas pro básico/Intermediário os YongNuo atendem muito bem por uma fração do preço.

    • Fabio

      Existe um menu para desativar o superaquecimento do sb900, só descobri depois que vendi, as pilhas recarregaveis contribuem muito para isso também, só uso Duracell no meu SB910

  • Roneymar Alves

    Interessante, o SB-900 e o SB-700 tem sistemas parecidos!!! Mas nunca tive problemas de superaquecimento no SB-700!

    Já passei alguns momentos desagradáveis com o SB-900, ainda bem que me livrei dessa "bomba" :D
    Ótimo post!

    • Fábio

      Roneymar tive o SB 900, hj utilizo o SB 910, nunca tive problemas com ele mas o 900 sim, pouco depois descobri que há um menu que desativa o superaquecimento do sb900, e isso ocorre muito com pilhas recarregaveis, não utilizo mais, só uso agorasomente Duracel, e tudo corre normalmente até mais

  • Eu tenho um SB910 e recomendo fortemente. A questão do super-aquecimento é real, já "travei" o SB900 algumas vezes. Já com o 910 eu não conegui chegar até a metade da temperatura suportada, mesmo em trabalhos mais pauleira ele segura muito bem. O preço está ainda um pouco salgado, mas o Flash é sensacional !

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar