Home » Vídeos » As diferenças entre RAW e JPEG

As diferenças entre RAW e JPEG 4.81/5 (62)

Vídeo aula mostrando e falando as diferenças entre RAW e JPEG. Aprenderemos no vídeo as diferenças em se fotografar em RAW e JPEG, assim como veremos algumas analogias de um formato e outro  para uma melhor compreensão.

Assistam! Comentem! Compartilhem!

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Antonio Rowe

Neno, Antonio Rowe, artista plástico, fotografo e podcaster. Nasceu em Porto Alegre em 1979, onde morou durante a primeira década de sua vida. Após morar em diversas cidades espalhadas pelo Brasil, mudou se ainda jovem para os Estados Unidos. País onde desenvolveu sua paixão e iniciou seu trabalho com fotografia, ganhando prêmios e concursos, nacionais e internacionais.

25 Comentários

Clique aqui para comentar

  • depende da resolução que vc estiver usando. normalmente vem uma tabela no proprio cartao de memoria!

    Um grande abraco, e boas fotos! Neno.

  • Boa tarde prezado Neno.
    Qual a diferença em quantidades de fotos feitas. por exemplo: Com um cartão de memória de 16gb, quantas fotos consigo fazer em raw, e quantas consigo fazer em jpeg?
    Abraços.
    Marcos Aguiar

  • B dia, Neno.
    Parabéns pelo vídeo. Bastantes esclarecedor.
    Pegando a deixa do tema RAW, gostaria se sugerir vídeos sobre editores de fotos para este tipo de arquivo, inclusive com dicas de programas gratuitos com qualidade,se houver.

  • Estou iniciando na fotografia e por isso adorei a clareza e a simplicidade da linguagem que vc usou para essas explicações. Vc tem outros vídeo sobre fotografia para indicar? Grata.

  • Boa ideia esse vídeo, vou assistir a sequência, pois para iniciantes facilita o aprendizado. Geralmente os profissionais falam numa linguagem mais complexa o que dificulta muitas vezes chegar-se a compreensão dos dados, e assim é possível crescer na citada compreensão. Parabéns!

  • Achei bem interessante o vídeo, esclarece exatamente para quem está iniciando na fotografia, e também não tem intenções nem tempo de chegar a ser profissional, e adora um elogio de amigos. Foi perfeito! São muito boas tuas explicações, pena meu tempo ser escasso para aproveitá-las mais(ajuda a internet que é lenta demais), abraços

  • Daniel, eu já havia lido alguma coisa sobre arquivo RAW. Entretanto, você foi bem claro e deu exemplos simples e eficientes para iniciantes no ramo da fotografia, como é o meu caso. É muito difícil fazer um discurso para um publico tão diversificado como o deste ambiente. Parabéns pelo didatismo e a preocupação em ser claro, simples e direto.Obrigado!

  • Neno,

    Eu gostaria de saber se para um fotografago caseiro, mas que deseja qualidade, seria interessante se aventurar por toda essa "ciência" do RAW e se equipamento que gera nesse formato é muito mais caro que o convencional. Obrigado.

    • Não saomais caros não …e boa parte dos equipamentos ja fotografam nesse formato. Eu te aconselharia a fotografar em raw, se voce acha que algum dia ira poder e querer gastar mais tempo com isso… E é como eu falo no video. O raw é um seguro! A cada dia desenvolvem softwares melhores para trabalharmos, e quanto mais informacao tivermos, melhor!

      Um abraco!
      Neno

  • A qualidade do aquivo RAW muda de câmera para câmera? no que isso influencia na hora do processamento? tenho uma câmera de entrada, a D3100, como é o RAW dela? pois não tiva a oportunidade de comparar com outras câmeras. Obrigado

    • O raw muda de camera para camera no mesmo sentido de que cada camera tera uma qualidade diferente da outra! Cada sensor ira entregar uma imagem pior ou melhor…

      Um abraco!
      Neno

  • Na verdade, achei as analogias um pouco elementares demais e há elementos muito mais importantes dentro desta questão que não foram citados e que não tem a ver com confeitaria.

    1) A quantidade de informação num arquivo RAW é muito maior, principalmente no que se refere à captação das zonas mais altas da gama dinâmica (detalhes nas altas luzes que podem ser recuperados no sistema paramétrico do Camera RAW e outros programas de edição que lêem esse tipo de arquivo).

    2) Hoje os programas como o Adobe Bridge conseguem mandar um arquivo JPEG diretamente para o Camera RAW e desta forma consegue-se contornar um pouco a perda em função da compressão que não há no RAW, mas, mesmo assim, são incomparáveis do ponto de vista da capacidade de registrar as cores e transições entre highlight>lights>darks>shadows dentro do sistema paramétrico (que é a grande diferença nisso tudo).

    3) Pensar que usar JPEG é o correto só porque a foto é para a internet é, comprovadamente, um outro erro bastante comum que confunde a cabeça de quem quer melhorar a qualidade das publicações e o mais correto é fazer uma cópia em JPEG a partir do RAW que foi aberto no Camera Raw e extrair todas as potencialidades dele, abrir diretamente no Photoshop. A partir da extensão .psd, ai sim, salvar uma imagem para web, ou outra qualquer como tif, png, etc que fica muito melhor do que se fosse captada em JPEG diretamente.

    4) A possibilidade de criar "mémoria" do que foi feito no camera raw que gera automaticamente um arquivo .xmp (que muitos nem sabem como é precioso e jogam fora), e ai prá mim é das coisas mais importantes, copiar e colar de uma só vez em todo o trabalho facilitando muito o trabalho e acelerando o workflow.

    5) Hoje em dia os cartões são "gigantes" do ponto de vista de capacidade de armazenamento e esse medo que ainda persiste de fotografar em RAW é completamente injustificado porque se formos comparar um JPEG da camera e um JPEG a partir do workflow Adobe Bridge>Camera Raw>Photoshop é como comparar café amanhecido com um expresso quentinho acabado de sair da máquina.

    3)

    • Ola Fernando!

      Em primeiro lugar, muito obrigado por comentar! :)

      Voce tem razao em falar que talvez tenha sido "elementar" e que existem questoes mais "importantes". Mas de qualquer forma, pessoas que entrariam nessas discucoes, nao estariam procurando videos de "qual a diferenca entre raw e jpeg". O intuito do video eh ajudar pessoas que estao comecando… A intencao foi ser simplista mesmo :)

      Mais uma vez, obrigado por complementar o assunto! Um grande abraco!
      Neno

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar