Home » Cursos » Curso Fotografia DG

Distância focal 4.75/5 (4)

A distância focal de uma objectiva é muito importante na composição fotográfica, esta determina a área de uma cena que a câmara pode “ver” quando olha para o visor ao tirar uma fotografia.

Em todas as objectivas, existe um número que indica a distância focal. Um número baixo, sempre medido em mm, indica uma lente com distância focal curta. Conhecidas como grandes angulares, este tipo de lentes permite um campo de visão amplo. As grandes angulares são ideais para paisagens, panoramas, arquitectura e grandes grupos de pessoas.

Já as lentes com grade distância focal são conhecidas como teleobjectivas. Estas fornecem um campo de visão estreito, aproximando-o do tema. São óptimas para quando quer ver um tema, como um atleta num estádio ou um animal selvagem, com a maior ampliação possível, mas não se pode aproximar.

Na prática basta saber que, quanto maior a distancia focal, mais a lente aproxima o assunto.

Distância focal

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • luciano

    gostaria de saber se alguém aconselha a compra desta câmera Coolpix Nikon P600 16.1 Zoom 60x Wifi

    • Há câmeras melhores nessa categoria como as Fuji da série HS, Canon e Panasonic.

      • Sim, a Fuji HS50EXR por exemplo tem opção de zoom e foco manual, as superzoom da Nikon não há opção de zoom controlado manualmente.

  • Tamiris

    Levando em conta, então, que nem tudo é o que parece na fotografia (rs), poderia, por gentileza, me dizer o que é o PONTO focal ou nodal?

    Aliás, gostei muito do seu site. Parabéns pelas explanações!

    E obrigada pela atenção!!!!

  • Iarley N Leite

    Olá pessoal
    A distância de foco é operada simultâneo à abertura do diafragma?
    Ou seja, é a abertura do diafragma que determina o foco?

    • Iarley … tudo bem???
      Olha … vamos por partes para vc poder entender direito o que é o que, ok?

      1) Distância focal:
      Não é a mesma coisa que "distância de foco" … pode parecer surreal isso que eu escrevi e que eu estou quase entrando em coma alcoólico :) … mas é a pura verdade. Uma coisa é uma coisa … outra coisa é outra coisa … e eu vou te explicar com calma.

      – Distância focal é aquilo que determina o ângulo que uma lente consegue "abraçar" quando olhamos pelo visor da camera, ou seja, se for uma distância focal com número baixo, 18 mm por exemplo, ela pega uma área maior do que uma que seja 55 mm que fecha mais o ângulo na parte central daquilo que a 18 mm. Em poucas palavras, quanto menor for o número da distância focal, maior será a área (e o ângulo) que terá a fotografia. Peguei esse exemplo de uma lente 18-55 mm porque é quase uma lente padrão das marcas quando vendem uma camera.

      2) Profundidade de campo x diafragma:
      Uma das coisas que acontecem quando abrimos o diafragma para termos mais luz ou fechamos para não "estourar", é que variamos a profundidade de campo e pelo que senti na sua pergunta há uma certa confusão entre as duas coisas … distância focal e profundidade de campo. Imaginemos que vc está fotografando uma modelo com diafragma 2.8 e o auto foco da camera está apontado para o nariz … nesse caso, vc vai ter foco no nariz e olhos mas se for reparar bem as orelhas já estarão desfocadas.
      Se vc fechar o diafragma para 8.0 o nariz estará focado, os olhos e também as orelhas …
      Se vc fechar mais ainda e for para 22.0 estará tudo em foco … nariz, olhos, orelhas e fundo também.
      Vale lembrar que para cada diafragma que vc fechar terá que compensar com menor velocidade ou um ISO mais alto (nesse caso como última opção sempre).

      Portanto, respondendo agora à tua pergunta … "Não, Iarley! O que determina o foco é o fotógrafo pelo ponto que escolher para que o auto foco atue (aquela luzinha que acende e faz um bip). A abertura determina, isso sim, até onde haverá foco nos planos anteriores e posteriores ao ponto que foi escolhido.

      Espero ter ajudado!!! Qualquer dúvida é só perguntar que a gente tenta resolver, beleza???

      Abração!!! :)

      • Iarley N Leite

        Bacana, ajudou sim!
        Valeu Fernando

        Ah, sim… pode me recomendar um bom livro na área?
        Obrigado

      • Nathalye

        Amei a sua resposta!!! Muito mais instrutiva que o próprio artigo, que achei mal explicado!
        Obrigada pelo conhecimento!

      • Charles Santana

        Show de bola a sua explicação.

Abrir Chat
1