Home » Atualidade » Eventos » Encontro carioca de fotografia Newborn

Encontro carioca de fotografia Newborn

Olá, amigos do Fotografia-DG!

É com grande felicidade que venho anunciar o primeiro encontro carioca de fotografia Newborn!

Idealizado pelas fotógrafas cariocas Dani Bertolucci, Liana Lemos e Vanessa Somellera, e pela designer Renata Bitencourt, o encontro propõe uma imersão no universo da fotografia newborn, com os mais experientes fotógrafos do Rio de Janeiro.

Serão dois dias de evento, para um público seleto, em um lugar incrível, o Criadouro Carioca, e com todos os detalhes pensados para que você aproveite ao máximo esta oportunidade. Teoria, prática, debates, troca de experiências e muito networking.

A programação está sendo cuidadosamente elaborada e incluirá temas como: Composição de cenários, Diagramação de álbuns, Direção de gestantes, Educação financeira, Iluminação, Newborn lifestyle, Posicionamento básico e transições de pufe e props, Segurança e fisiologia do bebê e Tratamento de imagens.

Você não pode ficar fora desta!

Encontro carioca de fotografia Newborn

Palestrantes Confirmados

[tie_list type=”thumbup”]

  • Composição de Cenários: Juliana Valente
  • Design e Diagramação de Álbuns: Renata Bittencourt (Book 2U)
  • Direção de Gestantes: Dani Bertolucci
  • Educação Financeira: Alê Crisóstomo
  • lluminação: Renato Rocha Miranda
  • Newborn lifestyle: Vanessa Somellera
  • Posicionamento básico no pufe e props: Liana Lemos
  • Tratamento de imagens: Cinara Piccolo
  • Handling (manipulação) do recém-nascido na fotografia: Gabi Freudenreich

[/tie_list]

Juliana Valente – Composição de cenários

Juliana Valente

Juliana Valente é formada em moda pela Central Saint Martin em Londres.  Tomou gosto pelas cores durante sua temporada no país mais cinza e chuvoso por onde passou. Acreditava que as cores trariam identidade para suas produções e foi o jeito que buscou para se lembrar de casa. Quando voltou ao Brasil, foi convidada pela fotógrafa Dani Bertolucci, para assinar o styling de suas fotografias, quando então começou sua trajetória de trabalho em parceria com fotógrafas newborn e lifestyle. Utilizando todo seu conhecimento, adquirido no exterior, com a técnica de harmonia de cores, passou a trabalhar a composição de cenários, os enchendo de vida com suas produções.

“Nem todo mundo nasce com o dom de combinar cores, tons e estampas. Para isso, há a necessidade de se conhecer um pouco mais sobre harmonia. Me proponho a despertar o olhar de vocês, a adquirirem uma magia especial, saírem do lugar comum e fazerem misturas impensáveis de cores, estampas, fundos e adereços, ousando sempre, mas de forma mais harmônica e com isso, capacitá-los a usar todo o colorido do mundo a seu favor”.

Renata Bittencourt (Book2u) – Design e Diagramação de álbuns

Os fotógrafos se empenham para registrar momentos importantes na vida de seus clientes. São muitas as variáveis envolvidas para criar fotografias que emocionam e encantam. Fechar o ciclo de trabalho com chave de ouro e apresentar o resultado com capricho é de extrema importância.

Fotos em mídias digitais são uma facilidade, mas em pouco tempo ficam esquecidas na gaveta. O fotógrafo precisa ter consciência da importância do material impresso para a divulgação de seu trabalho. O álbum precisa valorizar sua fotografia e a forma como você conta suas histórias. E não tem lugar melhor para isso que um álbum fotográfico. Essas memórias familiares são preciosas.

Associar a fotografia ao design gráfico para criar embalagens, anúncios para se comunicar com clientes em mídias sociais e álbuns fotográficos que divulguem sua identidade como profissional é super importante. Em minha palestra, vamos juntos compreender como o design gráfico pode ajudar a atingir este objetivo, trocar ideias sobre fluxo de trabalho e otimização. Vai ser demais!

Conheça um pouquinho do trabalho de Renata Bittencourt

Daniela Bertoclucci – Direção de gestantes

Clientes que são modelos profissionais são a exceção. A maioria das gestantes que nos contrata para ensaios fotográficos não foi treinada para entregar poses perfeitas. Ela não tem responsabilidade de ser fotogênica. Esta responsabilidade é nossa!

A fotógrafa Dani Bertolucci é especializada em direção e acredita que o êxito de um ensaio depende da conexão que se cria com a cliente e de como construir cada pose, desde a ponta dos pés até o cabelo, sem abrir mão da expressividade e espontaneidade.

Alê Crisóstomo – Educação Financeira

Além de ser fotógrafa, Ale Crisóstomo tem uma vasta experiência como consultora em gestão, planejamento e desenvolvimento de empresas e já foi professora universitária da disciplina de Empreendedorismo. Possui formação superior em Administração e em Recursos Humanos, e MBA em Gestão de Pessoas. Desde 2008 trocou a vida de consultora de empresas e gestora de pessoas para se dedicar integralmente à fotografia de casamentos, famílias e newborn. De lá para cá, percebeu que o grande dificultador no processo de ascensão financeira dos fotógrafos era a falta de percepção da fotografia como um negócio. Assim, foi elaborado por ela conteúdo específico para fotógrafos, o qual contribuirá no processo de capacitação em educação financeira, planejamento, vendas e negócios.

ale

Renato Rocha Miranda – Iluminação

Formado em engenharia civil pela PUC-RJ. Empreendedor e sempre muito curioso pela vida, depois de trabalhar alguns anos em sua área, decidiu ir em busca de um sonho e ser responsável pela construção de seu futuro. Na fotografia encontrou a entrada para um amplo e criativo universo que vem descobrindo dia após dia.

Por mais de 15 anos colaborou para a maior empresa de telecomunicações da América Latina, a Rede Globo, e assinou o still diversos projetos fotográficos como Brasil, A Gente vê Por Aqui (organização Tv Globo) e Mad Maria, de Ricardo Waddington. Com o diretor Luiz Fernando Carvalho, assinou os livros Hoje é Dia de Maria 1 e 2, Capitu e A Pedra do Reino.

Inquieto por natureza, logo encontrou uma maneira de trocar ideias e, assim, expor seus questionamentos e sugestões para uma das mais importantes ferramentas na fotografia, o flash. Nascia ali o blog I LOVE MY JOB, uma referência para quem busca mais conhecimento sobre iluminação.

A convite da maior fabricante de eletrônicos no mundo desenvolveu uma série de quatro cursos online sobre introdução a fotografia, flash e câmeras compactas para o Sony Educa.

Com a fotografia, Renato teve a oportunidade de viajar pelo planeta e absorver tendências e novos formatos para o universo da fotografia. Estados Unidos, México, Chile, Argentina, Uruguai, Europa, Nepal, India, Jordânia, Rússia. No Brasil está constantemente na estrada com o WS I LOVE MY JOB, que já passou por várias cidades como São Paulo, Recife, Brasília, Londrina, Balneário Camboriú, Vitória, Cuiabá e agora em outubro de 2014 foi realizado no Japão.

Atualmente, Renato é dono do Criadouro Carioca, um centro multi disciplinar, onde recebe amigos e estreita laços que transpõe a concepção profissional.

renato

Vanessa Somellera – Newborn Lifestyle

“Trabalho com fotografia há mais de 15 anos e atuo com recém nascidos e gestantes há 8 anos. Hoje fotografo a maior parte do tempo ensaios newborn, no estilo tradicional e lifestyle,  gestantes e famílias com crianças pequenas. Sou uma apaixonada por bebês. Mas uma responsabilidade enorme vem com este trabalho, que exige muita técnica, sensibilidade e dedicação. Muitos anos de prática lidando com bebês, alguns cursos e workshops internacionais me prepararam para ensinar essa difícil mas linda arte que é fotografar pessoas tão pequenas, na barriga e fora dela.

A fotografia de recém nascidos vive um grande boom no nosso país. Pais e mães buscam esse tipo de trabalho e querem um profissional qualificado. Retratar a formação de famílias, gestações, nascimentos, batizados, aniversários se tornou um dos maiores mercados no Brasil nos últimos anos. A maneira mais eficaz e duradoura de se destacar é possuindo uma sólida formação de base na fotografia e se especializar, desenvolvendo um estilo próprio. Seja no estilo newborn clássico ou lifestyle (mais natural), a tônica dos nossos encontros é sempre a interação e a troca aberta e franca.

Na palestra preparada especialmente para o NEWBORN CARIOCA vamos falar sobre o ensaio newborn lifestyle.  Neste tipo de ensaio, o recém nascido é fotografado no seu próprio ambiente, de maneira mais natural e sem tanta ‘intervenção’ do fotógrafo. Mas saber lidar com o bebê tão pequeno, conhecer técnicas para acalmá-lo ou colocá-lo em uma pose quando estiver dormindo, também pode ser um diferencial no seu trabalho.

As dicas serão práticas e objetivas para que você possa sair dessa palestra com mais segurança para fotografar na casa do seu cliente.“

vanessa

Liana Lemos – Posicionamento básico no pufe e props

Liana Lemos, carioca, formada em Direito, atuou durante grande parte da vida profissional no Funcionalismo Público. A fotografia entrou na sua vida como um hobby, uma forma de encontrar paz interior e equilíbrio, mas com o passar do tempo, ganhou uma dimensão muito maior e se tornou algo essencial para sua vida.

Seu foco, desde o inicio, foi na fotografia infantil. Se especializou na fotografia de recém nascidos, bebês e crianças. Participou de cursos de fotografia newborn com as renomadas Kelly Brown e Stephanie Robin. Busca aperfeiçoamento constante, seja em cursos, literatura ou Congressos, a fim de aprender as melhores técnicas e conhecer a fundo as peculiaridades da fotografia newborn. Membro da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém Nascidos – ABFRN, desde 2014, é também a primeira fotógrafa carioca a carregar o selo de Profissional Super Class. Trabalha com fotografia newborn há 3 anos e tem como compromisso a segurança e bem estar do bebê, em primeiro lugar. É colunista do site Fotografia-DG desde 2014 e autora dos e-books Acompanhamento de Bebês – de recém-nascido ao primeiro ano e Guia de Poses Newborn – para iniciantes.

“Sou uma das idealizadoras do Newborn Carioca, com muito orgulho. Nós, cariocas, sempre sentimos a carência de grandes eventos de fotografia aqui na nossa cidade. Somos muitos fotógrafos e um publico imenso de famílias, à procura de profissionais capacitados, principalmente em se tratando de fotografia newborn. Um mercado que esta em constante crescimento. A cada dia, novos profissionais ingressam nesta área, em busca de seu espaço. Para se destacar, o profissional precisa estar capacitado e ter um diferencial em sua fotografia e serviço. O Newborn Carioca veio para trazer muita informação, com um jeitinho diferente, bem carioca, a fim de capacitar profissionais, para que desempenhem grandiosamente seu trabalho. Este é nosso compromisso com vocês! ”

liana

Cinara Piccolo – Tratamento de Imagem

Cinara Piccolo é bacharel em Fotografia Aplicada pela faculdade Senac.

Sócia Fundadora da ABFRN – Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém Nascidos, atua no mercado da fotografia de Recém-Nascido desde 2011.

Antes da Fotografia de recém nascido, era fotógrafa esportiva de Confederações como a de Handebol, de Futsal e de Rugby, hoje ainda fotografa para times de vôlei de São Paulo.

Cinara aceitou o convite para palestrar no Newborn Carioca, onde falará sobre tratamento de imagem na fotografia newborn.

Sua palestra abordará: equalização da cor da pele do bebe; uniformização de fundos; truques para deixar o processo de tratamento mais rápido.

Veja um exemplo de antes e depois da palestrante:

 Antes
Antes
 Depois
Depois

Gabi Freudenreich – HANDLING (MANIPULAÇÃO) DO RECÉM-NASCIDO NA FOTOGRAFIA

Gabi é fisioterapeuta e especializada em handling (manipulação) de recém-nascidos.

“Desde criança, a fotografia me encanta. Adorava vasculhar uma gigantesca gaveta com dezenas de envelopes e álbuns de fotografia, registros dos nossos primeiros meses e anos de vida, momentos inesquecíveis com a família e os amigos.

Sou formada em fisioterapia, especializei-me em fisioterapia pediátrica e trabalhei durante alguns anos em uma creche inclusiva em Viena, terra natal de meus pais. Nesta época, comprei minha primeira câmera DSLR, e fotografava os meus pequenos pacientes para registrar a sua evolução.

Encantada por esta arte, participei de cursos de técnicas fotográficas e composição da escola técnica de artes VHS Kunst em Viena. Em uma viagem de 8 meses pelo Brasil, foram muitos os registros de paisagens, cidades, pessoas, suas tradições e rotinas.

Após o nascimento dos meus dois filhos, decidi transformar esta paixão em ofício. Fiz cursos de fotografia digital e participei de workshops de fotografia de gestantes e recém nascidos. Atualmente trabalho, principalmente, com fotografia de gestantes, bebês, crianças e família, além de fotografia de eventos.

gabi

Além de todo esse conteúdo, teremos expositores de props, álbuns, material fotográfico, sorteio de prêmios e muitas surpresas!

AS INSCRIÇÕES JÁ ESTAO ABERTAS E AS VAGAS SÃO LIMITADAS!

Newborn Carioca
Encontro de Fotógrafos Newborn no Rio de Janeiro
Dias 30 e 31 de janeiro – 2016
Das 9 às 18 horas
Local: Criadouro Carioca – Itanhangá – Rio de Janeiro – RJ
www.facebook.com/newborncarioca

Ajude-nos, avalie este artigo:

Liana Lemos

Meu nome é Liana Lemos, sou uma carioca de 33 anos apaixonada por fotografia. Como em todas as relações, um dia a paixão acaba ou virar amor. Comigo virou amor e então resolvi me profissionalizar. Desde então posso dizer que acordo, respiro, como, durmo e sonho com fotografia. Sou louca por crianças e pela pureza de suas almas e procuro buscar essa essência em minhas fotografias. Hoje digo com muito orgulho que sou fotógrafa infantil, de gestantes e família e agora escrevo para o fotografia-dg. Meu compromisso é estudar, me atualizar, e dividir o que sei, buscando uma constante melhoria naquilo que faço por amor.

2 Comentários

Clique aqui para comentar

  • Acho bem interessante a maneira de que cada fotógrafo tem de repassar a sua visão. Acho impressionante que, mesmo com a tecnologia os olhares ainda ultrapassem essa fronteira e a arte de fotografar esteja estabelecida de uma forma mais democrática na sociedade. Se estiver mesmo no Rio de Janeiro nesta data, dou um pulinho lá com toda a certeza.