Home » Atualidade » Eventos » Exposição de Ansel Adams inédita na América Latina

Exposição de Ansel Adams inédita na América Latina 2.5/5 (2)

Um dos maiores mestres da fotografia na história, a exposição itinerante de Ansel Adams chega à América Latina pela primeira vez em 2015 e estará em 4 cidades brasileiras: São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Recife

Ansel Adams (1902-1984) foi um reverenciado fotógrafo norte-americano que ganhou de seus pais sua primeira câmera, uma Kodak Nº1 que usou para fotografar o Parque Nacional de Yosemite, localizado em Serra Nevada, no estado da Califórnia, durante uma viagem. Este parque é especialmente importante na vida e na carreira de Adams pois foi com fotos deste parque que ele começou a tornar-se um fotógrafo conhecido e respeitado, principalmente as fotos de um grande penhasco chamado de Half Dome. Este grande monólito foi tema de várias obras-primas do autor como Monolith, the Face of Half Dome (1927) e Moon and Half Dome (1960) e estas duas fotografias estarão presentes na exposição itinerante.

"Ansel Adams and camera" por photo by J. Malcolm Greany - http://lh4.ggpht.com/lilaliss/R94SlxUi88I/AAAAAAAAEKs/HDllKVaKHho/AD001443.jpg. Licenciado sob Domínio público, via Wikimedia Commons - http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Ansel_Adams_and_camera.jpg#/media/File:Ansel_Adams_and_camera.jpg
“Ansel Adams and camera” por J. Malcolm Greany

O Parque Nacional de Yosemite talvez seja hoje tão conhecido no mundo graças às fotos de Ansel Adams, pois desde a primeira vez em que pisou lá ele sempre visitou este parque uma vez por ano até o fim de sua vida, sempre voltando com belíssimas fotos caracterizadas pela extrema nitidez e sua primeira exposição aconteceu em 1935 na cidade de Nova Iorque. A importância do mestre Ansel Adams também se dá por ser autor de uma técnica conhecida como “sistema de zonas”, para detemrinar a exposição correta dentro da intenção do fotógrafo. Esta técnica é largamente utilizada até hoje e é um importante passo no aprendizado de novos fotógrafos.

"Moon and Half Dome" por Ansel Adams
“Moon and Half Dome” por Ansel Adams

Como Ansel Adams também foi músico (aprendeu a tocar piano sozinho aos 12 anos), será possível ouvir uma gravação original de Adams na exposição e também conhecer alguns de seus objetos pessoais. A exposição de nome “Ansel Adams, Paisagens de Luz e Som” estará em São Paulo no Instituto Tomie Ohtake entre julho e agosto deste ano, com entrada franca. Entre setembro e novembro estará em Belo Horizonte, entre janeiro e março de 2016 em Curitiba, e entre abril e maio de 2016 em Recife, ainda sem locais definidos nestas cidades.

Fontes: Guia UOL, Wikipedia e Coisas de Fotografia

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Rodrigo Jordy

Fotógrafo amador que estuda muito sobre fotografia, principalmente equipamentos, e gosta de compartilhar o conhecimento que adquire.

5 Comentários

Clique aqui para comentar

  • A exposição ocorrerá sim, em São Paulo, em 2016. Porém, não mais no Instituto Tomie Ohtake e sim na FAAP.
    Rodrigo, você foi mal informado pelo ITO, infelizmente.

  • Hoje dia 23/07/2015 eu fui a exposição do Miró no Instituto Tomie Ohtake, lá eu perguntei no balcão de informações sobre a exposição do Ansel Adams e fui informado que a mesma será cancelada e provavelmente só veremos em 2016. Triste noticia.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar