Home » Atualidade » Fotógrafo é acossado ao alertar roubo de foto por pop star

Fotógrafo é acossado ao alertar roubo de foto por pop star

Fãs de cantor do One Direction rechaçaram a reclamação do fotógrafo

por Michael Zhang (traduzido)

 

O fotógrafo Ezequiel Scagnetti, de Bruxelas, mexeu num vespeiro no último fim de semana, após chamar a atenção de um famoso jovem cantor por postar certa foto na Instagram sem qualquer permissão ou crédito. Fãs da estrela começaram a acossar Scagnetti, defendendo o cantor com mensagens abusivas.

A coisa toda iniciou-se no sábado, quando Scagnetti descobriu sua foto de um boxeador tradicional birmanês postada no Instagram pelo cantor Harry Styles, da boy band inglesa/irlandesa One Direction. Styles tem quase 16 milhões de seguidores.

 

Scagnetti x Harry Styles fans - 02

 

A foto atingiu mais de 750 mil curtidas em 15 horas, sem qualquer menção ao nome de Scagnetti, muito menos a permissão do fotógrafo. Scagnetti seguiu para o Facebook para dar voz à sua reclamação sobre a postagem, que já foi tirada do ar:

 

Scagnetti x Harry Styles fans - 03

 

O post de Scagnetti logo foi inundado por fãs de Styles e do One Direction. Muitos comentaristas estavam indignados que Scagnetti não estivesse honrado em ter sua foto postada por Styles. Segue uma amostra dos comentários abusivos:

 

Com licença. Agradeça a este garoto ao povo lhe conhecer. Harry Styles do One Direction é o melhor ser humano no mundo. E se ele não lhe deu crédito é porque ele acha normal assim como eu. Pessoais normais nunca dão créditos a fotos do Google... desculpe. E sabemos que ele não postou isso com má intenção então não seja rude com ele. :)

Isso é uma p**** de uma foto. E trouxe atenção para seu trabalho.

Quão esperto é você ao não colocar uma marca d'água nela e depois ficar louco quando as pessoas usam suas fotos. Ele provavelmente apenas “googlou” "boxer" ou algo assim e daí essa foi mostrada. Ele não quis dizer que postar sua foto sem dar-lhe créditos ...

Scagnetti x Harry Styles fans - 07

Você está invejoso pra c****** que ele possa alcançar tipo 500 mil curtidas com sua foto? É só uma maldita foto, deixe isso pra lá, espero que você seja um homem crescido. Fique feliz afinal ele está na maior boyband e assim como a famosa boyband você deveria ficar feliz porque ele postou sua foto. Beijos.

Scagnetti x Harry Styles fans - 09

Scagnetti x Harry Styles fans - 10

Eu nunca sequer conheceria a foto se ele não postasse ela. Ele te ajudou, Burro.

Sem Harry, sua fotografia é nada, docinho

Esse garoto é Harry Styles, e até seu traseiro é mais famoso e esperto que você / Cale a p**** da sua boca e fique grato por ele ter postado a p**** de sua foto, seu perdedor

 

Após dias de enxurrada de comentários odiosos e pessoas deixando resenhas horríveis sobre o negócio fotográfico de Scagnetti, ele postou uma longa resposta ontem [10/02] defendendo sua decisão de proteger os direito autorais (copyright) de sua foto. A seguir, um resumo:

Rapazes, até onde percebo, a maioria de vocês é adolescente, e esta é a única razão pela qual eu tiro um tempo para escrever-lhes, apesar de de todos seus insultos extremamente agressivos, xenofóbicos, homofóbicos e racistas. Somente porque vocês são crianças e têm a vida pela frente, escrevo esta nota única; ela pode ser útil ao menos para alguns de vocês.

Vivemos num mundo em que 70% da riqueza do planeta concentra-se em 0,5% da população do globo. As estatísticas provam que a maior parte de vocês é provavelmente parte dos 99,5% que está fora dessa riqueza. Então vocês deveriam ficar felizes e espalhar sua alegria e amor simplesmente por, afora as calorias necessárias para viver, um telefone e conexão à internet, quando centenas de milhares de garotos e garotas estão morrendo de fome neste exato momento.

Mas não, vocês estão espalhando ódio, ódio ilimitado, em honra a #HarryStyles.

Vocês sabem que #harrystyles e eu mesmo vivemos de direitos autorais? Cada canção transmitida, cada CD que você compra, cada ingresso que você paga, você está pagando direitos autorais do artista. Se você não está pagando por isso, algum patrocinador ou empresa está fazendo-o por você. Nada é de graça. Nem o trabalho de Harry Styles, nem meu trabalho.

Cada revista que vocês compram, cada pôster que vocês vêem, todas fotografias publicitárias que vocês vêem, na internet ou no “mundo real”, um fotógrafo está sendo pago em seus direitos autorais, mesmo que você não esteja sacando dinheiro de seus bolsos, alguém o está fazendo.

A inabilidade de #HarryStyles não é para mim uma razão real para processá-lo (vocês, garotos, inventaram isso), ele não é o primeiro a publicar meu trabalho sem permissão e sem concordância prévia. Mas vocês deveriam entender que tenho o direito de fazê-lo se quiser. E tenho o direito de ficar chateado.

Sou um homem rico, mas de um outro tipo de riqueza, fazendo fotos profissionais. Ganho o suficiente para alimentar minha esposa e minhas duas crianças, e isso é tudo de que necessito.

Vocês vêem, garotos, nós temos valores diferentes: sucesso para vocês é ser famoso, é ter ‘curtidas’ no Facebook ou ser cantor pop; sucesso para mim é sustentar minha família com dignidade. Então não precido processar #HarryStyles ou o #OneDirection, mesmo que o dano que vocês estejam causando à minha imagem profissional em minha página no Facebook classificando-a ao mínimo, isso só poderia terminar em mais danos a #HarryStyles, visto que tudo isso ocorreu por causa do uso ilegal de minha imagem.

Vocês podem considerar assim: mais danos vocês provocam à minha imagem profissional, mais danos provocam ao seu amado Harry.

[…]

Boa sorte, garotos.

Ezequiel Scagnetti
Fotógrafo

via Petapixel

[divider style=”dotted” top=”20″ bottom=”20″]

Links do artigo:

Site do fotógrafo Ezequiel Scagnetti
Post de reclamação do fotógrafo no Facebook
Instagram de Harry Styles

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Alexandre Maia

Clico, viajo, olho, analiso, converso, e repito — em qualquer ordem!

Também estou no blog da D&M Photo.

6 Comentários

Clique aqui para comentar

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar