Home » Atualidade » Câmeras

Fim do mistério com a nova Canon XC10 3.4/5 (5)

Todos os rumores se confirmaram e agora foi divulgada a nova Canon XC10, uma câmera feita especialmente para quem quer vídeos em resolução 4K

XC10 02 FSR A

Após vários rumores, especulações e incrivelmente até reclamações de uma câmera que nem existia, enfim sai do papel a Canon XC10, uma câmera que é uma espécie de compacta premium com a finalidade principal de fazer vídeos em resolução 4K mas que também permite capturar imagens estáticas com qualidade. Com isso revela-se a identidade da misteriosa câmera que surgiu em um evento na China que contou até com a ilustre presença do ator Jackie Chan. É interessante notar que, apesar da sua robustez, a Canon XC10 é uma câmera destinada a cineastas amadores e entusiastas, e criadores de conteúdo para sites como Youtube, DailyMotion, Vimeo, entre outros, serão os maiores beneficiados com a sua aquisição.

XC10 01 FSL C

Especificações da Canon XC10:

  • Sensor CMOS de 12 megapixels (1 polegada com 13.36MP de resolução total)
  • Processador DIGIC DV 5 (o site oficial da Canon lista o processador DIGIC DV 4, mas a folha de especificações da câmera foi atualizada com a informação do DIGIC DV 5)
  • Sua objetiva com 10x de zoom possui distância focal 27.3-273mm para vídeos e imagens em 16:9, 25-250mm para imagens em 3:2, e 24.1-241mm para imagens em 4:3; possui estabilizador de imagem, abertura f/2.8-5.6, macro de 8cm e diâmetro de filtro de 58mm
  • Não oferece gravação de arquivos RAW
  • Sensibilidade ISO 160-20000
  • Tempo de exposição varia entre 1/2000 e 0.3 segundo
  • Modo contínuo de até 3.8 fps
  • Não possui flash embutido
  • Faz vídeos 4K com taxa de 30 fps e Full HD com taxa de 60 fps em formato XMF e som estéreo, e possui intervalômetro para time-lapse
  • Possui monitor LCD de 3 polegadas inclinável e sensível a toque
  • Slots para cartões de memória SD e CFast (é obrigatório o uso do cartão CFast para gravação de vídeos em 4K)
  • Possui conectividade wi-fi e GPS embutido
  • Alimentada por bateria LP-E6N (a mesma da Canon 7D Mark II), porém a autonomia não foi divulgada pela fabricante

XC10 07 FRT A

Uma das novidades da Canon XC10 é o slot para cartão de memória CFast, esta nova mídia de armazenamento foi desenvolvida pela Sandisk especificamente para a gravação de vídeos em resolução 4K atingindo velocidades de até 350MB/s. Os vídeos feitos na XC10 alcançam fluxo de transferência de dados de 35 e 50 Mbps em Full HD, e 205 e 305 Mbps em 4K dependendo da taxa de quadros utilizada.

Uma outra grande novidade é que a empunhadura desta câmera é móvel, pode ser deslocada em um ângulo de 90º deixando o botão de disparo virado para a frente da câmera ou para trás. E entre os acessórios incluídos no kit estão um parassol e um grande viewfinder do tipo lupa que suprime o monitor LCD tornando a visualização mais confortável, sobretudo em locais de alta luminosidade, como ao ar livre em um dia de sol forte.XC10 21 FSR C

A Canon XC10 é compatível com vários acessórios como os flashes externos da linha Canon (em especial o 320EX que possui um iluminador LED muito útil para vídeos), microfone externo com plug de 3.5mm e filtros com diâmetro de 58mm (que costumam ser baratos). Para finalizar, a objetiva da Canon XC10 possui aneis de zoom e foco manual para um controle mais suave e preciso. Estará disponível para compra em meados de junho de 2015 ao custo de 1600 libras/2000 euros/2500 dólares que, convenhamos, é muito caro para um produto que é citado pelo fabricante como destinado ao público amador  entusiasta.

Atualização 09/04/2015: O site DPReview afirma que a Canon XC10 já virá com um cartão CFast de 64gb da SanDisk incluso em seu kit, informação confirmada pelo site da Canon nos EUA, e ainda virá também um leitor de cartão como brinde. Como o cartão está custando cerca de 400 dólares, e o leitor cerca de 50 dólares, começa a ficar um pouco mais justificável o preço da câmera.

 

Agora que leu, avalie o artigo e deixe um comentário mais abaixo:

Gosta de algum dos artigos abaixo?

  • Rodrigo.
    Quanto tempo será que ela grava em modo contínuo? Será que rola deixar umas duas horas direto ao menos em fHD?
    Estranha demais. Mas interessante.

    • Não encontrei informações oficiais sobre isso e prefiro não especular. Assim que eu encontrar alguma informação de fonte confiável atualizo a matéria.

      • al.maia

        Me parece que até hoje nem a Canon, nem ninguém divulgou essa informação. Olha a bronca!

        • E assim só nos resta especular, coisa que odeio fazer. O site oficial da Canon além de não informar nada ainda esconde a câmera, não parece na seção de câmeras, nem na de filmadoras e nem na de novos produtos, você só a encontra procurando na barra de busca. E como se trata de uma filmadora, e não uma câmera fotográfica, deduzo que ela se comporta como uma autêntica filmadora sendo limitada apenas pela duração da sua bateria e/ou espaço no cartão de memória.

          • Muito estranho. Como se a própria marca não confiasse no taco dela!

  • Ô trequinho esquisito! Mais de duas mil doletas numa câmera com sensor de 1 polegada?! Eu, hein… a FZ1000 já baixou dos 800 obamas há algum tempo…

    • Muito complicado encontrar um público-alvo para esta câmera. Mas há de ter, não iam fazer uma câmera cara dessas à toa.

Abrir Chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar com o nosso suporte :)

Iniciar